quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O elefante e a árvore

Os primeiros anos de vida de um elefante do circo são pautados por um «treino» extremamente ilustrativo: A criatura é atada por uma pata, com uma corrente para ele inquebrável, a uma árvore para ele impossível de mover. Mesmo assim, ele desafia a lógica durante meses a fio.

Luta, guiado pela natural ansiedade de ser livre de qualquer animal. Magoa-se e ignora os impulsos nervosos que chegam ao cérebro cada vez que a corrente nega a sua fuga desesperada. Sofre e deseja mais sofrer se isso lhe quebrar a corrente.

Nada disso lhe vale. Então, desgastado pela teimosia da sua prisão ele acaba por ceder…a derrota estampa-se-lhe na cara como se a partir dali nada mais fizesse sentido.

Ele continua a crescer e torna-se adulto. A força bruta que ganha com isso e que demonstra nas suas constantes actuações não parecem convencê-lo de que será capaz de arrancar a pequena estaca cravada alguns centímetros no chão, que entretanto substituíra a árvore.

 Vive até ao fim dos seus dias, novamente aprisionado, num outro tipo de prisão bem pior que as grossas e pesadas correntes de ferro…a prisão mental.

O poderoso animal não escapa por não ter as capacidades necessárias para isso mas porque crê, no seu íntimo, que não é capaz...

Diz-me uma coisa, quantas vezes as circunstâncias da vida te obrigaram a agir e a enfrentar um grande obstáculo? Quantas vezes descobris-te que o obstáculo afinal nem era assim tão alto? Quantas vezes já te apercebes-te que tinhas muito mais capacidades e muito mais forças do que julgavas ter?

Pois...eu tenho uma novidade para ti: As amarras que nos prendem são sempre mais grossas, mais fortes e mais vívidas na nossa mente do que no mundo físico. Por isso pensa bem. Quantas estacas há na tua vida que, ilusoriamente, te prendem?

Quando foi que desistis-te daquele teu sonho que te aquecia tanto o coração?

Quando foi a última vez que acreditas-te que era possível concretizá-lo?

Não será uma boa altura para confirmar se a árvore ainda lá está?

...

PERSISTE!

Quando pensares que chegas-te ao fim das tuas forças: Persiste!

Quando toda a gente te apontar o dedo e rir na tua cara: Persiste!

Quando todos os teóricos do mundo conseguirem provar cientificamente que as forças que te movem estão erradas: Persiste!

Quando olhares para trás e vires 100 000 pegadas tuas na areia do deserto...dá só mais um passo.

Persiste. Insiste. Resiste.

Vai chegar o dia em que o impossível ganha forma. Vai chegar o dia em que, de repente e sem aviso prévio, a vida troca a tua árvore por uma estaca de 30cm.

Se deixares de insistir, nunca darás conta da troca...

Acredita em ti!

David Veríssimo

“A persistência é favorável.” - I Ching

Sem comentários: