sexta-feira, 2 de abril de 2010

O lado escondido de todas as coisas

Steven Levitt e Stephen J. Dubner são os autores de um magnífico livro sobre economia e, na minha opinião, sobre as relações. Talvez não fosse intenção deles falar sobre este tema e talvez não estejas a entender o que tem o cú que ver com as calças, mas eu acho que um tema está intimamente relacionado com o outro.

Porquê?

Muito simplesmente porque a razão que leva alguém a conseguir vender um carro usado tendo lucro com isso, é a mesma que leva alguém a conseguir “vender-se” ao sexo oposto, tendo uma relação com isso.

As bases são as mesmas.

Se não sabes patavina de relacionamentos mas és barra a economia sugiro que retires expressões como “Lucro”, “Técnicas de venda”, “Empresa/País” e as substituas por “Relacionamento”, “Apresentação”, “Mulher/Homem” e por aí fora. Vais notar que o livro de economia que compras-te, subitamente se transforma numa bíblia do Dr. Phill.  :)

As pipocas no cinema são caras mas isso não tem que ver com o valor da pipoca nem com o seu sabor, nem com trabalho que elas dão a arranjar ou a aquecer. Tem que ver com o cinema.

Se esta ideia pode ser fácil de entender falando de pipocas, ao meter pessoas ao barulho a coisa fica mais difícil de engolir...

As mulheres caem aos pés do Cristiano Ronaldo mas isso não tem que ver com o seu valor, o seu físico ou o seu bom jogo de bola. Nem pensar nisso.

Físicos como o do Cristiano há-os aos milhões. Tão bons a jogar à bola como ele, são ás centenas.

As mulheres tinham orgasmos a ver filmes do James Dean mas isso não tem que ver ABSOLUTAMENTE NADA com o James Dean. Nada. Zero. Niente. Rien.

Nem com o Brad Pitt, nem com o Clooney nem com nenhum deles. Não foi o que eles fizeram que os tornou atractivos. Se isto não fosse verdade não estariam anos no anonimato como estiveram e principalmente não seriam subitamente venerados como o foram.

O que leva um produto a ser vendido por mais ou menos dinheiro nunca foi nem será o seu valor intrínseco. É antes o que as pessoas DECIDEM ser o seu valor intrínseco (mesmo que sejam obrigadas a isso).

A mesma coisa se passa com os relacionamentos. Se consciente ou inconscientemente aumentares o teu valor intrínseco aos olhos do sexo oposto vais ter carrradas e carradas de admiradores(as). Não importa o teu físico, não importa se não tens dinheiro para mandar cantar um cego, não importa a forma estranha como falas. Nada disso importa. Só importa o que as outras pessoas decidiram ser o teu valor.

Para um coleccionador de selos 2 centímetros quadrados de papel podem valer o meu ordenado deste mês, para mim nem o ordenado de uma hora.

O valor do selo mudou? Claro que não! Mudou o valor que eu lhe dou em comparação com o que o coleccionador de selos lhe dá.

Qual é o valor correcto então? O meu ou o dele?

Nenhum.

Não existe valor correcto ou incorrecto, existe simplesmente valor.

São as pessoas que o aumentam ou diminuem consoante é do seu interesse ou não.

O que não falta por aí são Cristianos Ronaldos e James Deans.

Esta é a razão porque INDEPENDENTEMENTE do que tenhas para vender podes ser bem sucedido a fazê-lo. Basta conseguires aumentar-lhe o valor percepcionado.

O produto pode ser do pior que há mas se as pessoas o virem como tendo grande valor vais ter dificuldade em satisfazer a procura.

Porque é que os restaurantes dos aeroportos servem tão mal as pessoas e levam um preço tão elevado? E porque é que nunca lhes falta clientela mesmo assim? Porque é que as bombas de gasolina das auto-estradas têm sempre preços mais caros que as bombas da cidade e ainda obrigam o cliente a trabalhar?

Pensa lá bem porquê.

Qualidade de serviço? Valor? Nem por isso...

Ok, então o que eu estou a querer dizer é que a tua qualidade como ser humano praticamente não tem influência no quão atractivo tu és?

É. É precisamente isso que eu estou a dizer. Estaria a mentir e a ser hipócrita se dissesse o contrário.

Mas quero dizer mais ainda:

O facto de tu atraíres muita gente do sexo oposto não quer dizer absolutamente nada. A única coisa que diz é que tu és muito atractivo para o sexo oposto.

E, caso ainda não tenhas percebido, isso não é necessariamente bom...

Quantidade não é qualidade.

Quantidade é demasiado fácil de obter.

Os trabalhadores de uma tasca podem trabalhar que nem escravos o dia todo e no fim do dia rejubilarem, suados, sujos e cansados por terem batido o record de vendas de bifanas e terem um aumento de 5% carinhosamente oferecido pelo patrão enquanto os cozinheiros de um restaurante de luxo podem servir meia dúzia de refeições e antes de meio-dia de trabalho já terem recebido o tal ordenado só em gorjetas.

Faço-me entender?

As bifanas têm menos valor que um Timpano Italian Chophouse aux champignon?

Não, não têm. Têm exactamente o mesmo valor, simplesmente são percepcionadas como tendo menos pela generalidade das pessoas.

Se procuras quantidade, faz o que os pick-up gurus ensinam e garanto-te que vais tê-la. Mas depois não te queixes se a(s) pessoa(s) com quem estás não é propriamente íntegra ou contribui de forma positiva para a tua vida.

Se procuras qualidade usa a informação deste livro para teu conhecimento de como as coisas funcionam, e aplica os conceitos justos mas não te sintas na obrigação de usar o que for manipulador.

Normalmente esse é um problema para os guerreiros da luz. Saber como as coisas funcionam dá-lhes a possibilidade de viciar o sistema. Os que evoluem são sempre os que escolhem ser honestos mesmo na posse dessa informação.

Um livro a ter em conta FREAKONOMICS:

O que é que os lutadores de sumo e os professores têm em comum?

O que é que o Ku Klux Klan e um grupo de agentes imobiliários têm em comum?

Porque é que os traficantes de droga ainda vivem na casa dos pais?

A resposta a esta e outras questões pertinentes vais encontra-las lá.

Depois de ler este livro li um outro que também podes dar uma vista de olhos.

O ECONOMISTA DISFARÇADO de Tim Harford


Quanto custa um café para os preocupados e quanto custa para os despreocupados?

Porque existe essa diferença?

Porque é que os seguros de saúde são péssimos negócios?

Porque é que os carros usados são pêssegos e limões?

Como vender uma casa de 200.000€ por 2.000€? :)

Podes não ter interesse no assunto pelo prisma puramente económico mas troca as palavras certas e vais ler um livro completamente diferente...


Para mais questões parvas: planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

David Veríssimo

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