domingo, 2 de outubro de 2011

Os livros que mudaram a minha vida -ou- A maior fraqueza das mulheres

Os livros desempenham um papel insubstituível na tua evolução pessoal. Isso acontece porque para aprenderes por ti próprio o que vem condensado num bom livro, demorarias a tua vida inteira. Provavelmente toda a tua vida não seria suficiente na maior parte dos casos...


Portanto, alguém tomou o tempo e a energia necessária para experienciar, redigir, rever, compilar, investir e distribuir a obra-prima que te foi parar às mãos. Décadas de experiência pessoal em 100 ou 200 páginas que tu lês meia dúzia de horas e podes depois estudar quantas vezes quiseres. Um verdadeiro milagre!


Acontece que a maior parte das pessoas estremece quando ouve falar nesses bichos retorcidos e maquiavélicos que tiveram de suportar em tantos anos de escola e faculdade. A maior parte das pessoas vem habituada a estudar livros despropositados e mal construídos que não trazem qualquer valor para a sua vida. Livros que falam na tríplice entente e na tríplice aliança como se isso fosse a pedra basilar de qualquer digno letrado, livros que falam de guerras idiotas que aconteceram no cú de Judas em mil quatrocentos e troca o passo, livros que têm esperança de um dia virem a ser decorados…não compreendidos.


Mesmo para aqueles que conseguem ultrapassar o trauma de decorar paletes de livros que na prática do dia-a-dia não lhes vão servir para nada, depois de se livrarem de tais atrocidades a inconsequência continua.


Não têm ninguém que lhes explique o que é um livro a sério e acabam a ler centenas de “livros” sem terem lido um único livro sequer.


Eu acho que a única forma de não se gostar de ler é ler maus livros. Maus textos com informação superficial e oca que não te leva a lado nenhum.


Os romances são um bom exemplo.


Os romances são brilhantes caixas vazias. São como um grande pedaço de algodão doce que ao serem consumidos se transformam em nada na tua boca. São tendas de circo gigantes montadas no ar. São como uma droga que te torna, literalmente, dependente.


Ler um romance é uma inconsciência. Tal como é uma inconsciência ver a telenovela, uma série ou, pior ainda, o telejornal.


O problema é que ver o telejornal parece uma coisa tão inofensiva que as pessoas não vêem como é que isso pode trazer algum mal ao mundo. Mas é precisamente por parecer inofensivo que é mais perigoso. Se fosse claramente hediondo poucos faziam.


Provavelmente, nesta altura, as senhoras estão todas a espumar da boca, e aquela pequenina veia da testa está prestes a estoirar! :)


O quê! A minha adorada novela das 8, “Fogo de Paixão Ardente no Vácuo do Infinito”, é hedionda! lol


Hey relaxa. Não é o fim do mundo.


Eu sei que é difícil ouvirmos um caramelo qualquer que não nos conhece de lado nenhum resumir a nossa existência. É mais fácil fechar os olhos (e continuar a ser manipulado por quem sabe que é mesmo assim que as coisas funcionam).


Mas se pensares bem…o que ganhas em ver uma novela ou em ler um romance?


Chegas-te ao fim e o que é que ficou?


Nada. Não ganhas-te nada. Ficou o mesmo vazio que existia no inicio. E nunca vais conseguir preencher esse vazio com ficção. Com uma história que não existe e que foi inventada por alguém que é pago para fazer esse trabalho.


Estás exactamente no mesmo lugar que estavas quando começas-te só que mais viciada.


Todas estas coisas são como uma Montanha Russa. Já pensas-te para que serve uma Montanha Russa?


Simples, serve para te dar uma injecção de emoção. Ela não acrescenta qualquer valor à tua vida, simplesmente te emociona. Os parques de diversões são parques de emoções.


Tu pagas para ter uns minutos de emoção tal como pagas para comer uma sandes de torresmos.


O único propósito de todas esta coisas é emocionar-te. Todas elas alimentam a tua necessidade de sentir emoções.


E porque é que tens necessidade de sentir emoções?


Porque as emoções são uma autêntica droga e quanto mais tens mais queres. Eu não digo isto no sentido figurado, as emoções actuam no teu corpo exactamente da mesma forma que uma droga. Se tiveres a coragem de olhar para a tua vida e para as acções que decides tomar (principalmente as importantes), vais ver que são as emoções que gerem cada passo que dás.


Estás a ver aquelas pessoas altamente dramáticas que estão sempre a queixar-se de alguma coisa? Já reparas-te no que acontece quando não têm nada de que se queixar? Elas inventam uma história e a seguir queixam-se com base na história que acabaram de inventar. Criaram uma ilusão para poderem continuar a queixar-se e a sentir a emoção que daí advém.


Faz-me lembrar aquela anedota do homem que vai ao médico e quando o médico lhe diz que ele está fino que nem um pêro ele sai desconsolado do consultório porque o médico nem o examinou, nem lhe receitou um antibioticozinho, nem nada...


Que tristeza, o homem está são! He he


Olha bem à tua volta e apercebe-te da quantidade de decisões automáticas que tu tomas baseado na emoção.


Talvez não aceites um cargo superior na empresa porque tens medo de não estar à altura, talvez não vás falar com aquela bela desconhecida porque tens medo daquela bela rejeição, talvez compres a Maxmen porque queres o sangue a ferver nas veias ou talvez compres a Flash Porque sentes uma necessidade, quase básica, de saber o que é que a Júlia Pinheiro comeu ao pequeno-almoço ou quantas vezes por mês o Cristiano Ronaldo corta as unhas dos pés.


Isto são tudo histórias. ILUSÕES. Não acrescentam absolutamente nada à tua condição ou ao teu desenvolvimento como ser humano, apenas perpetuam a inconsciência e a necessidade de injectares a tua dose diária de emoção.


Todos somos governados pela emoção em maior ou em menor grau mas para as mulheres é bem mais difícil livrarem-se desta bengala pois para a maior parte é uma 2ª natureza. As mulheres comem emoção ao pequeno-almoço!


E por isso os homens que sabem disto e têm dois dedos de testa fazem gato-sapato delas usando esta fraqueza contra elas próprias.


Meninas acordem! Olhem bem para o vosso passado (e talvez para o presente) e notem que os homens que mais vos manipulam são os que mais vos emocionam.


Os homens de qualidade também vos emocionam (sem dúvida!) mas é uma emoção bem diferente…é uma emoção mais…”calma” e “estável”…se é que esta descrição faz algum sentido para ti.


Talvez esta informação venha a ser usada da pior forma mas fica a saber que, se não entendesses mais nada sobre mulheres e apenas dominasses este conceito das emoções, tinhas informação mais que suficiente para teres todos os fins-de-semana “ocupados”.


Enquanto mulher, aperceberes-te disto é meio caminho andado para te livrares disto e ganhares a (genuína) liberdade de escolha que isso traz. Enquanto for inconsciente, não há nada que tu possas fazer para mudar as coisas e vais andar ao sabor das emoções tal como uma folha de papel anda ao sabor do vento. Isto implica muito simplesmente que, também vais andar ao sabor da vontade de quem tem mestria para manipular as tuas emoções. O engraçado é que segues certinha o "carreirinho" mostrado por essa pessoa mas ficas com a clara e distinta sensação de estar a seguir a tua própria vontade. Chama-se a isto, Manipulação Inconscientemente Consentida. Andas pela vida como uma espécie de Zombie, atrás de emoções fortes e não seguindo a tua consciência.

É claro que muito poucas mulheres têm a coragem de admitir isto e afundam-se ainda mais na inconsciência o que, claro, só torna o trabalho de manipulação mais fácil.

Enquanto esta necessidade for inconsciente na humanidade, os jornais, revistas e afins vão continuar a produzir supostas “notícias”, que no fundo são apenas histórias da carochinha pensadas para fazer o teu coração bater depressa, não para te informar do que quer que seja.


O que passa hoje em dia como “noticia”ou “informação” não é mais do que alguns factos mal avaliados por meia dúzia de engravatados sentados na sua secretária.


E normalmente eles fazem questão de serem más histórias porque sabem que a maioria das pessoas ainda se identifica mais com a energia negativa do que com a positiva. As más notícias trazem números de Share maiores e é só isso que importa: Números. Não informação.


E o que será que contínuas histórias e imagens diabólicas do fim do mundo fazem com a mente das pessoas?


Acho que não é preciso ires à China tirar um curso de psicologia avançada para entender:

Pessoas cheias de medo. E pessoas cheias de medo são violentas e intolerantes porque a violência provém do medo.


No fundo basta olhares à tua volta. Se fores a uma qualquer escola secundária é isso que tu vês, pessoas amedrontadas e violentas. O que ontem era um encontrão de ombros por acidente, hoje é uma óbvia provocação que precisa de resposta.


E quando somas a este medo geral o factor “armas” tens um problema porque numa mão trémula o gatilho é bem mais leve…por isso há cada vez mais pessoas a serem baleadas por coisas horrendas e indesculpáveis tais como tirar a carteira do bolso do casaco ou por te fazerem perder 2.7 segundos ao não te darem prioridade na rotunda.


É disto que as pessoas que vêem o telejornal não têm consciência.


Todas as grandes manifestações da nossa realidade provêm de pequenas escolhas que tomamos no dia-a-dia. Coisas insignificantes às vezes, mas que fazem toda a diferença no plano geral. É quase como o bater de asas de uma borboleta no Japão provocar um terramoto na Argentina.


Portanto, resumindo.


1º Os livros são uma ferramenta de evolução única. Deves ler todos os dias um pouco, nem que seja só 15m.


2º Nem todos os livros são dignos do teu tempo. A maior parte não tem interesse em acrescentar valor à tua vida eles simplesmente querem chocar-te para te manter fidelizado. Muitos vão contar-te a história da mulher que foi queimada viva, dos horrores da ressaca de algum toxicodependente ou, quem sabe, de uma bela história de amor entre dois anjos perfeitos que vivem no paraíso rodeados de coraçõezinhos rosados e nuvens de veludo. Por diferentes que possam parecer, todos querem exactamente a mesma coisa: Pôr-te a chorar ou a rir às gargalhas ou zangado ou o que quer que seja, desde que não te mantenhas impávido e sereno.


Então que tipo de livros são dignos do teu tempo? Simples: Os que te fazem evoluir. Seja em que área for.


E que tipo de livros te fazem evoluir?


Bolas que tu és chato pá! :)


Bem…aparentemente o facto de leres um bom livro, não significa que lhe reconheças o valor por isso é difícil ser específico.


A frase "Quando o aluno está preparado, o mestre aparece" é só meia verdade. O mestre aparece vezes sem conta antes do aluno estar preparado mas como ele não está preparado ele não o vê. Não tem a capacidade de o reconhecer. A única coisa que eu posso fazer é dizer-te o que é que a mim me fez evoluir.


Podia dar-te inúmeros exemplos.


Podia dizer-te que um dos livros que mais me fez crescer economicamente falando foi um chamado “Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker.

Há uma frase nesse livro espectacular: "Se ainda não és rico é porque há alguma coisa que ainda não sabes". Esta frase aplica-se na maior parte da nossa vida. Se ainda não és feliz, é porque há alguma coisa que ainda não sabes. Se ainda não estás em paz, é porque há alguma coisa que ainda não sabes. Se ainda não ultrapassas-te o problema X, é porque há alguma coisa que ainda não sabes.


Repara. Se tu soubesses exactamente o que é necessário para seres rico, simplesmente fazias o que tinha de ser feito para isso acontecer certo? Não andavas a experimentar ao acaso. Se tu ficasses a saber que para seres rico precisavas de premir um botão vermelho durante 2 horas, tu premias o raio do botão vermelho durante 2h e ponto final! Tu não premias o botão cor-de-laranja nem o amarelo. Se tu ficasses a saber que para seres rico precisavas de construir uma jangada de palitos tu ias ao supermercado e compravas 500€ em palitos e cola. Tu não compravas 30kg de repolho e bananas. Ou pelo menos não devias, mas é isso que acontece.


Uma pessoa pobre tem uma coisa espectacular: Uma opinião. Ela tem uma teoria sobre o que tem de fazer para ficar rica. Ela foi pobre toda a sua vida mas, de alguma maneira pensa que sabe como enriquecer, simplesmente tem decidido manter-se na pobreza até agora...por isso lê um livro que lhe está a tentar ensinar alguma coisa de novo com desdém.


Se vais ler algum dos livros que recomendo, abre a tua alma. Caso contrário nem vale a pena começar. Pensa bem, para teres um resultado diferente do que tens tido até agora, precisas obrigatoriamente de fazer coisas que nunca fizes-te até agora. Faz sentido? Se vais continuar a fazer as mesmas coisas que tens feito até agora, então vais obter os mesmos resultados que tens obtido até agora. Não será?


Se tens uma receita de bacalhau a braz óptima e lhe acrescentas 3 tomates e uma entremeada picada, obrigatoriamente vais ter um resultado diferente. Se tens uma má receita e mudas algo, isso não significa que vás obter uma boa receita mas, eventualmente, com a experiência, chegas lá.


Riqueza, tal como evolução pessoal, implica mudança. Sem mudança não há sucesso em nenhuma área da tua vida.


Outro livro que, definitivamente, precisas de ler é de um Português: Daniel Sá Nogueira “Trate a vida por tu”.

Este livro pôs muitas coisas preto-no-branco para mim. A maneira como foi escrito demonstra que o Daniel é alguém que tem um grande conhecimento da forma como as pessoas funcionam “na vida real”. Ele é incrivelmente específico e prático e as pessoas adoram isso.


Na área da saúde, o livro que revolucionou a minha forma de ver as coisas chama-se “Curas Naturais que eles não querem que você saiba” de Kevin Trudeau.

Este é um livro com um titulo um tanto ou quanto “cheesy” e algo me diz que se o lesse agora, provavelmente não ia ter o tremendo impacto que teve na altura mas não posso negar o mérito ao livro que me abriu os olhos nesta área.


Finalmente vou terminar com um livro assombroso que toda a gente devia ler: “Um novo mundo” de Eckhart Tolle.

Os ensinamentos presentes neste livro são simplesmente de valor incalculável. É até estranho que ele tenha conseguido por as coisas em palavras! E de forma tão brilhante.


Este, como todos os livros que acabei de mencionar em cima têm o factor “Eureka!” no seu expoente máximo. São livros que não querem saber se tu choras, se ris ou se fazes o pino. Todos têm genuíno interesse em te fazer crescer e, leres algum deles sem evoluir é, na minha perspectiva, impossível. Depois de conheceres os pontos de vista presentes nestas obras-primas é impossível voltar atrás. Mesmo que não entendas patavina do que eles querem transmitir, não há volta atrás. É como se plantassem uma pequena semente dentro de ti que vai germinando no teu subconsciente até chegar uma altura em que simplesmente não podes ignorar a flor. Quase que és obrigado a evoluir :)


Ok, por agora ficamos por aqui. Espero ter-te ajudado no teu caminho de evolução e muito obrigado por leres este post.


Não uses os livros, a televisão, os carros, as pessoas ou o que quer que seja para preencher as tuas faltas e necessidades e para te sentires completo, porque quando aquilo ou aquela pessoa desaparecer da tua vida, voltas à estaca zero. E esse dia chega sempre meu amigo...porque tudo isso é perecível e temporário. Mais tarde ou mais cedo vais ter de lidar com a perda da rolha que usas para tapar a tua inconsciência. A única solução é desenvolveres a tua consciência para deixares de sentir essa necessidade.


David Veríssimo

labirintotransparente@gmail.com

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Obrigado pelo teu post, a tua sugestão de livros deixa-me curioso...(por ler os livros que recomendaste).
Comecei o meu desenvolvimento pessoal em Fevereiro de 2010 e tenho levado a coisa a serio.
Tenho seguido o Pedro no cool vibes, e as vezes venho aqui tambem, gostei imenso dos teus post de LC, deste bue exemplos do que querias falar e tambem é um tema que me apaixona e foi mesmo a curiosidade sobre liguagem corporal que me fez descobrir o teu blog...mas voltando à cena e a este post em concreto.
Ya, para mim desde o ano passado que o material de desemvolvimento pessoal está no numero 1, tenho comprado alguns livros ( já me vou armar em Marcello rebelo de sousa e apresentar os meus :p ) mas não achas que apesar de comparativamente menos uteis temos de gardar espaço para outras leituras...algo que nos de prazer?
eu sei que é um pouco contraditório ler livros como o do Daniel ( que ainda não tive o prazer de ler, que era para ter comprado na feira do livro em Lisboa este ano, mas depois vi um do Paul McKenna a metade do preço e comprei esse) e ver não perder um episodio do telejornal, sim pk sei q concordas q as piores novelas sao as do telejornal.

Eu pessoalmente gosto imenso de series e livros policiais, apesar de que nestes ultimos 12 meses, so li um romance da Agatha e ja cortei com o CSI (apesar do estilo fantastico de por e tirar os oculos do Horatio Cane) e outras series do genero... Substitui-as pelo Seinfeld, sempre é divertido, não há sangue e podemos aprender umas piadas e estarmos mais bem disostos, mas tmb o seinfeld é entretenimento.
Mas entendo o que queres dizer, o problema é que as pessoas que mais poderiam beneficiar do teu post, tvz nao o venham ler ou se leem passa-lhe ao lado.

Por fim dizer-te que gostei imenso do Meta-segredo do Mel Gill, é um livro que tenho recomendado assim ao ppl com quem vou falando, pois realmente acho o livro fenomenal.
Tambem gosto de mude a sua vida em 7 dias do paul mckenna, mas este tipo de livro é necessario trabalhar muito para se beneficiar dos conteudos.

e acho que não tenho muito mais a dizer para já, um grande abraço e continuação de bom blog

António

David Veríssimo disse...

Olá amigo António, tudo fixe?

Muito obrigado pelo teu feedback.

Devo no entanto dizer-te que a tua pergunta provém do ego.

Pensa bem na questão que colocas-te: "Não achas que apesar de comparativamente menos úteis, temos de guardar espaço para outras leituras que nos dêem prazer?"

Quando eu olho para a pergunta a 1ª coisa que me salta imediatamente à vista é que tu consideras que a evolução pessoal é uma espécie de "fardo" que tens de carregar...algo que não te dá verdadeiro prazer e que só fazes porque provavelmente chegas-te a alguma conclusão lógica que é isso que precisas de fazer. Então para te "compensares" do grande esforço e desgaste abandonas-te aos prazeres do ego: Drama, Acção, Estilo, Mistério, Suspense...e por aí fora.

Emoção, no fundo.

Isto é a tal dependência das emoções que falo no post. Como vês, esta dependência é de tal forma inconsciente que embora tenhas lido um post que o tenta desmascarar, mesmo assim não conseguis-te identificá-la claramente em ti. E isso não tem mal nenhum, atenção! É só para que vejas como é escorregadia esta questão...Eu próprio estou constantemente a descobrir pequenas dependências e bloqueios em mim. É preciso estares permanentemente atento e presente no momento.

As séries, telenovelas, romances, policiais e afins são carne para canhão. São copy - Paste. As séries têm sempre um ar muita "cool" e as novelas têm sempre alguém aos gritos ou a chorar de 5 em 5 minutos (podes fazer a experiência). É chover no molhado.

Vês um CSI Miami até ao fim e não aprendes-te absolutamente nada, simplesmente desperdiças-te mais meia-hora da tua vida como se tivesses tempo mais que suficiente para deitar pela janela fora dessa maneira. E ficas-te mais viciado claro...viste umas perseguições bueda maradas e uns carros a explodir contra uns helicópteros e o teu ego comeu aquela fantuchada toda as colheradas.

Tudo o que seja o sangue pelo sangue, ou a violência pela violência ou o drama pelo drama, etc, deve ser simplesmente erradicado da tua vida. Isso é como um vírus que te consome por dentro sem dares conta.

Isto constrói pessoas violentas e extra-dramáticas que acabam por chegar a um ponto de dependência em que já não precisam de ver violência ou drama pois

desenvolveram uma maneira de ser e de ver a vida que lhes proporciona violência

e drama a toda a hora. Acabam por ser elas a construir a violência e o drama que precisam sem dar conta que o fazem...damn freaky, right?

Se vais ver alguma série então que seja de comédia, sem dúvida! Pelo menos, sais da sala tranquilo, relaxado e bem-disposto.

Muito poucas pessoas vão admitir este post. Vão ficar indignadas, furiosas e ressentidas (Mais emoção...) e vão achar que isto se aplica a toda a gente menos a elas próprias. Vão ignorar o que leram e seguir com as suas vidas ou então vão tentar expor as falhas da minha teoria.

É muito difícil ouvir a verdade...principalmente sobre nós. Nós preferimos que alguém nos apoie e diga que estivemos bem quando não estivemos ou que aquelas calças nos ficam a matar quando não ficam.

Alguém que conte uma história de ficção tem milhões de fãs, mas alguém que conta a verdade têm milhões de problemas. Podia encher pilhas de cadernos de exemplos em que quem diz a verdade, normalmente é perseguido, atacado, insultado e por aí fora e quem mente é adorado pelo povo. Mesmo depois de toda a gente saber que ele mentiu na plena posse das suas faculdades, isso não o impede de reter o poder.

Mas este nível de consciência está prestes a terminar...e a humanidade vai brevemente ver a loucura no seu expoente máximo acontecer tal como uma cobra, sentindo que o fim está próximo, ataca com todo o seu poder e energia antes de finalmente definhar...

Anónimo disse...

Ola David. tudo bem? desde já um grande abraço.

Nos ultimos dias tenho matutado na tua observação "Quando eu olho para a pergunta a 1ª coisa que me salta imediatamente à vista é que tu consideras que a evolução pessoal é uma espécie de "fardo" que tens de carregar."

Yah de facto ha alturas que sinto fazer as coisas e sinto que as coisas me dão prazer, falo coisas relacionadas com o DP. exercicios, leitura de livros, audios...e outras em que, ou pela sede de saber + e depois sentir que não estou a assimilar bem os conteudos e parecer que ja esqueci metade das coisas, ou por não gostar tanto dos conteudos, pareceu que o investimento de tempo nao valeu tanto a pena, e depois vem a repetição.

As vezes a repetição de conteudos é é aborrecido, no entanto quando sabemos, porque outras pessoas escreveream sobre isso que a repetição nos ajuda a transformar, opá ha que fazer isso.

O exemplo disso aplicado à minha vida é que sinto que hoje sou uma pessoa muito mais grata do q era ha um ano atras apos fazer durante cerca de 2 meses todos (ou qse) escrever 10 coisas q aprecio no meu dia a dia e na vida, tanto coisas q acontecem esporadicamente como coisas que são constantes.
E com isto sinto que aprecio muito mais a vida do que antigamente.

Concordo ctg na questão do negativo, eu tambem tentei evitar tudo o que fosse negativo...e durante uns meses evitei o negativo ate que aminha familia ligou a tv na hora do telejornal...e reconheço pa mim mesmo q as conversas da austeridade para aqui e para ali ja me estao a dar a volta a cabeça, ja se estaõ a instalar na minha mente e ate sinto a necessidade de voltar a fazer uns exercicios de positivismo e procurar de vez instalar uma mentalidade de abundancia.

quanto ao CSI, ja papei muito daquilo, e ja aprendi tudo o que podia aprender dali (a por e a tirar os oculos com estilo, lol).

Ah, mas outra cena que tinha em mente quando escrevi o meu 1º comentario, foi de coisas q ouvi do Pedro Constantino, e ja agora peço a tua opinião sobre isso. que é o de não andarmos a falar com as pessoas (ou na saida com mulheres ou com os colegas ou com os amigos) que andamos a fazer desenvolvimento pessoal....portanto se é perda de tempo ou podemos sair prejudicados se comentarmos com qq pessoa que estamos num caminho de desenvolvimento , convém ter-mos e dedicarmo-nos às outras paixões de forma equilibrada(?) com o desenvolvimento pessoal.

Bom trabalho no blog e obrigado pela tua partilha.

Fica Bem

António

David Veríssimo disse...

António a repetição é como um martelo: Nem é boa nem é má, depende daquilo que estejas a martelar :)

Se martelas um prego, para fazer uma casa, provavelmente é boa, se martelas a cabeça de alguém é capaz de não ser.

A repetição é inevitável, a única coisa em que tens controlo é naquilo que vais repetir.

O melhor conselho que te sei dar nesta matéria é o seguinte:

Se estás aborrecido com as repetições que escolhes fazer é porque provavelmente estás a fazer as repetições erradas.

Porquê?

As repetições como ferramenta de desenvolvimento pessoal servem para te obrigar a trilhar um caminho no meio do matagal cerrado. Servem para te desafiares a fazer coisas que não estás habituado e que te metem medo mas que te fazem evoluir como ser humano.

Ora, se começa a ser aborrecido e monótono é porque já estás a entrar na tua zona de conforto.

Sugiro que repenses as repetições que escolhes fazer porque duvido que fazendo as repetições certas tenhas tempo para te sentires aborrecido.

Pergunta-te a ti próprio se estás realmente a tentar desafiares-te e evoluir ou se estás a simplesmente a "marcar passo" inconscientemente.

Isso acontece com frequência. Pensamos que estamos a escolher conscientemente desafiarmo-nos mas é tudo uma ilusão criada pela nossa mente que consegue assim proteger-se da dificuldade e das decisões difíceis que isso implica.

Quando começas a notar este tipo de situações percebes que o teu maior inimigo és tu próprio.

Por exemplo, porque paras-te de escrever as coisas por que te sentes grato na tua vida?

Tenta responder a esta pergunta olhando para dentro de ti próprio e vais perceber o que digo.

É claro que no teu caminho de evolução vais passar por muitas situações que talvez possas considerar aborrecidas no sentido em que não é nada agradável estares ali a fazer aquilo, mas a evolução pessoal é isso mesmo! Desafiares-te CONSTANTEMENTE. Nesse aspecto o caminho da evolução nunca é agradável porque estás sempre a fazer alguma coisa que te deixa nervoso, receoso e estás sempre a sentir que o chão desaparece por baixo dos teus pés. Nunca estás 100% relaxado. Se é a isto que te referes então fica já a saber que esse sentimento nunca vai desaparecer...

Quanto ao telejornal, eu tive exactamente o mesmo problema que tu. Quando jantava com os meus pais, era inevitável acabar por ver as noticias...o que é que eu podia fazer? Desligava a televisão e esperava que ninguém notasse? Enchia os ouvidos de algodão?

Andei uns tempos meio frustrado porque não sabia como ultrapassar este problema sem gerar um conflito. Até que percebi que, para variar, era eu próprio que estava a criar o problema. Eu não tinha decidido VERDADEIRAMENTE parar de ver as noticias. Andava a entreter-me com um problema que nunca sequer existiu, uma ilusão criada pela minha mente. Se eu tivesse decidido VERDADEIRAMENTE eu simplesmente parava e pronto! Muitas vezes nós decidimos por decidir, não decidimos VERDADEIRAMENTE. Decidimos mas deixamos uma ponte para voltar atrás quando mudar-mos de ideias. Pensa só na quantidade de fumadores que já te disseram que vão deixar de fumar e depois voltam ao mesmo. Porquê? Porque eles não decidiram VERDADEIRAMENTE. Andam a entreter-se com essa ideia só para não terem de tomar a verdadeira decisão. Consciente e irrevogavelmente definitiva: É morrer ou deixar de fumar.

Isto acontece porque tomar decisões verdadeiras é difícil. Obriga-nos a sair da zona de conforto, obriga-nos a enfrentar a possibilidade de fazermos figura de urso. Obriga-nos a lidar com o mundo sem aquela bengala e sem nenhuma garantia.

Era isso mesmo que eu inconscientemente pensava: "O que é que os meus pais vão pensar se eu fizer isso?", "Será que quando eu fizer isto em público as pessoas vão pensar que eu sou doido varrido?" (Esta é recorrente na maior parte das pessoas), "Como é que eu vou explicar a razão de fazer isto?"

Isto são tudo balelas.

David Veríssimo disse...

(Cont.)

Tu não tens de explicar peva a quem quer que seja e o que as outras pessoas pensam ou deixam de pensar sobre ti é problema delas.Tu só tens de fazer aquilo que diz a tua consciência.

Não faças depender as tuas decisões das outras pessoas ou das outras coisas, tomas a decisão e pronto. Tu és a única pessoa com poder para mudar a tua vida. Ignora todos os pensamentos que te vão certamente assaltar a cabeça depois desse passo. Garanto-te que não muito tempo depois de tomares essa decisão vais olhar para trás e ver claramente como a decisão era simples. Deixas de ver o castelo assombrado com imponentes masmorras e passas a ver uma acolhedora cabana.

Ok, finalmente respondendo à tua questão:

Não estou certo de ter compreendido bem a tua dúvida António mas à partida não vejo porque razão haverias de esconder das outras pessoas que procuras evoluir.

Tens inumeras vantagens em deixar o mundo saber disso, começando com o facto de que vais atrair muitas pessoas no mesmo comprimento de onda.

É claro que não deves fazer disso uma espécie de troféu que tens que mostrar sempre que conheces alguém e deves explorar outras paixões que tenhas mas não vejo porque razão haverias de evitar falar no assunto se por acaso calhar em conversa.

Se esta resposta não esclarece devidamente a dúvida que tinhas em mente, diz qualquer coisa para eu acertar as agulhas, ok?

Muito obrigado pelas tuas questões e pelo teu apoio,
Um abraço!

Anónimo disse...

Oi oi, tudo bem?
espero que tenhas tudo um super fds isto apesar do tempo menos bom.

Olha, obrigado pelo teu texto de resposta bastante esclarecedor, uma vez mais e com algumas frases que me deixaram a pensar.

Conscientemente nunca me tinha ocorrido que poderia estar a criar uma nova zona de conforto e que esta nova ZC a longo prazo tambem nao me trará muita satisfção...porque uma coisa é certa, de facto beneficio de estar mais conciente no dia a dia e de apreciar bem mais aquilo que as pessoas chamam de "as piquenas coisas da vida" e de agradecer por elas...

Relativamente ao telejornal e ao negativo em geral, tambem levantaste essa boa questão de ser uma decisão verddeira...ou uma decisão "facil", uma decisão com ponte para voltar atrás como dissete. Pois enfim além do conselho de me afastar de fontes negativas vejo que de facto existe as vezes em mim a curiosidade em saber por exemplo certas medidas do Governo em relação a pertenção de encerrarem linhas ferroviárias e dou por mim, pelo menos em primeira instancia a querer bater neles. Sim sei que seguir o impulso de raiva do ego nao leva a lado nenhum, mas é um impulso é inconsciente, é aqui faz todo o sentido é desenvolver um poder para lidar bem com as noticias e factos negativos ( ou os que precepcionamos como tal) de forma a poder controlar os impulsos egocentricos.

Mesmo porque e ouvi num dos teus audios que devemos aprender a ser eremitas e tambem a ser sociais, ou sociaveis. E são 2 grandes desafios, o estarmos sozinhos e vermos isso como bom (e acredita que ja tive muitas vezes sozinho e percepcionava isso como "mau") é preciso fazer o flip ou o click e aprender a estarmos bem connosco mesmo. Assim como em sociedade, e como a vida não são só coisas bonitas e fofinhas e há que se ter o poder de se lidar com as coisas más.

Penso que foi Mark Twain que disse algo do genero "não deseje que as coisas sejam mais faceis, deseje ser mais forte", e no fundo é isso que estamos a fazer ou pelo menos é isso que eu sinto fazer com o desenvolvimento pessoal.

Obrigado pela tua atenção e pelo tempo que me dispensas-te, vou agora procurar mais posts e audios do guerreiro da luz e um grande abraço e ate breve :)

António

Ladeira_DF disse...

Amado irmão. O que acha do Kevin? no caso o livro pode conter várias verdades, mas querendo ou não parece ser comprovado um sistema de pirâmide aonde vc tem q gastar muito dinheiro para adquirir informações. Inclusive foi sentenciado. Não quero dizer que ele não é um ser que tem sua consciência cristica, porém está praticando algo que pode não ser a verdade.

Oq acha?

Gratidão. Paz profunda.

David Veríssimo disse...

Olá amigo Ladeira_DF,

Não faço ideia quem seja o "Kevin" que referes mas na minha modesta opinião, um esquema afunilado vai sempre beneficiar quem está no topo e não tanto quem está na base e é, na realidade, o suporte de toda a estrutura. O esforço de muitos beneficia poucos quando deveria beneficiar todos por igual.

Em todo o caso eu não sou economista nem devo ser a pessoa mais indicada para falar sobre isto. Dizer apenas que, pela minha experiência, esses sistemas não são apropriados para a maior parte das pessoas.

Grande abraço