quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ferramenta de Evolução: O Bloco

Hey, espera não fujas já! Não são blocos de cimento! Trabalhar faz calos, eu sei. He He…

Bem, hoje vamos falar sucintamente num exemplo prático que podes incorporar de forma rápida e imediata na tua vida e que poderá fazer verdadeiras maravilhas por ti. Esta é uma das ferramentas que utilizo há já algum tempo e que mais me tem ajudado na minha evolução pessoal a todos os níveis: O bloco de notas.

Quando digo “bloco de notas” estou, principalmente a referir-me ao conceito do mesmo. Na verdade, uso cada vez menos o meu bloco de notas em papel. Comprei um tablet com o qual faço exactamente a mesma coisa só que de forma bem mais cómoda, rápida e flexível. Uso a aplicação SpringPad (Android) que é muitíssimo útil mas existem várias alternativas igualmente interessantes como o Evernote por exemplo. Se não tens uma engenhoca destas o próprio telemóvel pode muito bem ser o suficiente, ou até o bloco de papel propriamente dito.

A ideia aqui é: Sempre que te lembres de qualquer coisa que possa fazer-te dar um passo em frente (nem que seja um passo de bebé) aponta-o imediatamente!

Não cometas o erro de subestimar o que acabei de dizer. Isto é ultra-poderoso!

Se reparares, durante o dia vão surgindo na tua mente ideias avulso. A qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer circunstância. Isto é o teu inconsciente (que é mais esperto que tu) a tentar falar contigo. Muito daquilo que o teu inconsciente te quer dizer não vai servir-te para nada mas um boa parte pode ser aproveitado por ti.

Repara, o teu cérebro é como uma máquina que nunca pára de trabalhar. Mesmo quando dormes, o teu cérebro está em constante azáfama. Ele está SEMPRE à procura de soluções para aquilo que tu entendes serem os teus problemas. SEMPRE. 365 dias por ano, 30 dias por mês. 24h por dia. Quer tu queiras quer não.

O teu cérebro é um poço sem fundo. Hmmm…na verdade ele é mais como um oceano.

Tu podes lançar a rede e apanhar 49 latas de salsichas Frankfurt e uma estranha mistela composta por uma dúzia de agrafadores e a colecção completa de calendários dos jogos olímpicos de Roma. Mas por vezes apanhas bom peixe.

É isso. Pensa nisto como uma pescaria. A tua ideia é pescares as ideias que vão passando e prendê-las para sempre no teu bloco.

Se conheces a história sabes que grande parte das coisas que existem hoje em dia e que trazem valor para a vida das pessoas em todo o mundo nasceram de uma ideia repentina que foi IMEDIATAMENTE registada e/ou posta em prática. Ideias que apareciam nas alturas mais insuspeitas como por exemplo Arquimedes que, certa manhã, enquanto tomava banho numa tina com água teve a ideia primordial para um dos mais fecundos princípios da hidrostática e que é ainda hoje, passados mais de 2200 anos, conhecido como o Principio de Arquimedes. Assim foi, , no simples acto de banhar-se, que Arquimedes descobriu um dos grandes segredos da natureza.

E o que dizer de Galileu Galilei que viu, um momento de oração seu, ser rasgado por uma ideia que revolucionaria o mundo? Quem diria que no movimento oscilatório da corrente de uma candeia de igreja, descobrira o principio rítmico da natureza, que ainda hoje é aplicado na contagem das pulsações humanas, na medição do tempo pelos relógios, nos eclipses do sol e no movimento das estrelas?

As boas ideias não têm hora marcada, por isso tens de estar SEMPRE disposto e preparado para recebê-las.

Nunca penses que tiveste uma ideia tão boa que será impossível esqueceres-te dela até chegares a casa. Naquele momento ela está presente na tua cabeça mas, acredita, mais tarde não vai estar... Tens que registá-la IMEDIATAMENTE.

Este mesmo post, existe porque num determinado dia eu apontei no bloco que poderia fazê-lo. Parei tudo, registei a ideia em 15 segundos e voltei para o que quer que seja que estava a fazer.

Outra dica importante é não subestimar as ideias simples. Nunca descartes as ideias sem antes as pores à prova, independentemente de quão ridículas elas te possam parecer à 1ª vista. Às vezes as ideias ridículas ou imaginativas são as mais lucrativas. Falando estritamente de negócios, posso dizer-te que já perdi conta ao dinheiro que ganhei com o que à 1ª vista me pareceram ser ideias “ridículas”.

Posso dar-te um exemplo:

Eu tenho vários negócios na internet e um dia lembrei-me que seria espectacular se negócios mais bem sucedidos que eu me explicassem como é que chegaram até ali. Estás a ver a ideia não estás? Ou seja, eu lembrei-me de escolher um negócio que eu entendesse ser bem sucedido e, do nada, aparecer na frente do gestor daquela trapalhada toda e, gratuitamente claro, (porque o homem também não tem mais nada de interessante que fazer...) pedir-lhe que me explicasse tim-tim por tim-tim como é que eu fazia para ser tão bem sucedido como ele.

Cool...

Altamente concretizável certo? :)

Bem...por incrível que pareça É MESMO!

É claro que, tal como muitas ideias, as coisas não funcionam exactamente como foram inicialmente delineadas mas tem sido uma ideia altamente instrutiva e produtiva. Hoje em dia não faço negócio com ninguém sem perguntar no fim qual o seu segredo mais bem guardado ou o que é que me podem ensinar.

É claro que uma boa parte dessas pessoas simplesmente ignora-me mas muitas outra FAZEM QUESTÃO de ajudar. As pessoas adoram dar uma mãozinha, muitas não têm nenhum problema em abrir-se comigo e explicar as coisas da melhor forma que conseguem. Não tentam esconder a galinha dos ovos de ouro.

Isto é só um pequeno exemplo para que vejas que ás vezes descartamos ideias simples e directas que nos podem ajudar só porque partimos de um principio enraizado na nossa cabeça que não nos deixa ver mais além.

Leva o bloco para todo lado. Aponta todas as ideias. Sobre o quê? Sobre TUDO! Sobre uma ideia de negócio, sobre a decoração do teu quarto ou simplesmente uma frase solta. Qualquer coisa que, potencialmente, possa fazer com que a tua vida seja mais de acordo com os teus ideais.

Usa o gravador de som do telemóvel/tablet, para ideias mais elaboradas. Faz desenhos e esquemas do que tu queres. Tira fotos. Faz o que for preciso para agarrares aquele pensamento, no instante em que ele acontece. Não adies.

Vais ver que o próprio acto de escrever, em si, é algo mágico.

Vais reparar que, eventualmente, muitas das ideias que escreves acabam por não ver a luz do dia tão depressa. E isso não tem mal nenhum. Às vezes a magia acontece quando tu pões uma ideia em prática que tiveste há, digamos, um ano atrás, e vês que resulta na perfeição! E chegas à conclusão que essa ideia, esse pedacinho de evolução, estaria perdido para sempre se não o tivesses registado. E sentes-te grato por isso.

Quando tu escreves o universo conspira para que o que tu escreves-te, aconteça. Ás vezes, sem te dares conta, vais cumprindo e riscando as ideias do bloco. As coisas começam a acontecer naturalmente! Quanto mais vezes escreves e revês a ideia na tua mente, mais o universo se apronta para te disponibilizar todos os meios necessários à sua concretização. A única coisa que precisas de fazer depois é dar o 1º passo. Pô-la em prática. Usar os meios à tua disposição. Que na verdade sempre lá estiveram mas agora que tens claridade sobre o que tu queres, estão mais visíveis…

Faz isso. Pega agora mesmo numa folha, num guardanapo, no que quer que seja e aponta: "Comprar bloco da evolução" :)

Por falar em bloco, para terminar aqui ficam 2 fotos do meu último e saudoso “bloco”. Na verdade este já era uma versão mais avançada do bloco. É uma capa com várias divisões para tudo o que te possas lembrar, dinheiro, alimentação, negócios, contribuição, etc etc etc. Fica a ideia.


Não te esqueças que nunca vais conseguir chegar a um sitio que não sabes qual é. Vais correr em círculos porque não sabes em que direcção fica a meta...que não existe...

think about it.

Sem comentários: