quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A verdade sobre mim e sobre este blog

Eu estou sempre a falar na “verdade” ou na “responsabilidade” que mais não é do que um assumir da verdade. Mas afinal…que porra vem a ser esta da “verdade”? Ok, é não mentir, certo…mas quê, é tipo eu não tentar ocultar a minha idade? É denunciar um assalto a um banco feito pela minha mãe? É o quê?

Bem, melhor que explicar só fazer.

Chegou a hora de contar a verdade sobre mim e sobre o porquê de ter criado este blog.

Eu criei este blog porque quero que as pessoas me admirem e reconheçam. Quero que saibam o meu nome e me citem sempre que puderem. Quero ser reconhecido como alguém que percebe muito deste tipo de matérias e quero ser mais esperto que qualquer outra pessoa que fale sobre estes temas. Mais precisamente, quero que as pessoas pensem que eu sou mais esperto que qualquer outra pessoa que fale sobre estes temas. Imagino as pessoas a acompanhar o blog, a lerem com grande atenção e entusiasmo os meus posts enquanto têm grandes epifanias com a minha retórica como referência. Obtenho um grande prazer sempre que imagino isso a acontecer. Sinto-me “cheio”, importante, tranquilo e aconchegado, muitas vezes ficando com um sorriso na cara entre o limão e o mel.

Mesmo tendo eu esta fantasia do reconhecimento e admiração não gostava de ser demasiado famoso. Aliás, odeio a maior parte dos famosos e odeio a televisão onde eles aparecem. O comportamento aberrante e disfuncional que as pessoas exibem quando querem mostrar o que não são para as objectivas dá-me vontade de entrar pela televisão adentro, agarrá-los pelos colarinhos e esbofeteá-los à bruta enquanto chamo aquelas carcaças desmioladas à razão.

As perguntas estúpidas que os so called “jornalistas” fazem aos treinadores e jogadores de futebol dá-me vontade de lhes vomitar os lustrosos sapatinhos.

Imagino-me muitas vezes no lugar do entrevistado.

-“Sr. treinador está confiante na vitória para o derby de hoje à noite?”

-“NÃO SEU MERDAS, por acaso tenho esta leve sensação que é como se já tivéssemos perdido. Aliás, já falei com os meus jogadores para entrarem de mansinho porque já que vamos perder não vale a pena acrescentar lesões à humilhação.”

-“Sr. Novo Reforço acha que vai ser uma mais-valia para este plantel?”

-“Nem por isso…as minhas qualidades são bastante discutíveis e não sei até que ponto não seria boa ideia avançar a reforma à cavalgadura que sugeriu a minha contratação.”

Enervam-me os programas cheios de nada para encher chouriços e os que te querem formatar os miolos. Odeio que o consigam fazer a maior parte das vezes e sinto-me como um atrasado mental quando insisto em conversar com as pessoas que vêm estes programas. O histerismo colectivo barato e, basicamente, a poça de mediocridade em que estão enterrados até ao pescoço, enoja-me.

Odeio um monte de pessoas da TV e adoro odiá-los porque sei que por pior que eu possa estar, nunca na vida estarei tão fucked up como eles. No way José.

Que prazer dá uma fantasia de malícia! Que prazer dá uma fantasia de indignação justificada! Quando tenho estas fantasias sinto uma pontada de energia a crescer no meu estômago que acaba a radiar por todo o corpo. É como quando ouvia os relatos de futebol taco-a-taco no meu pequeno rádio a pilhas.

Bem, recapitulando: Eu quero ser reconhecido e admirado. Eu estou zangado e farto de tretas. Eu obtenho prazer ao sentir que tenho mais razão do que qualquer um de vocês, loosers. Eu quero provar que tenho mais razão que tu nos temas da atracção e evolução pessoal, ensinando-te coisas sobre eles. Muito poucas pessoas têm uma remota ideia do que isto seja, portanto também é uma excelente oportunidade de me destacar.

Eu também quero ser uma pessoa boa e honesta. Eu decidi ir em busca da verdade mesmo que tenha de entrar em cavernas escuras e assustadoras. Eu quero ajudar o máximo de pessoas possível. Muitas vezes imagino-me como o “salvador” e adormeço a imaginar-me a salvar-te da mediocridade da tua vida. Eu imagino-me a ajudar-te a salvar-te a ti e a toda a gente do mundo. Eu gosto de acreditar que estou a fazer a diferença e adoro trabalhar para isso. Nas alturas em que fantasio isto, costuma aparecer a tal pontada de energia dos relatos de futebol. Muita vezes sinto-me também seguro e acarinhado tal como o meu pai me fazia sentir quando eu era bebé. Este blog aconchega-me em fantasias.

Eu acredito que a única maneira de saíres da prisão da tua mente e, consequentemente, de fazeres algo construtivo com a tua vida é dizeres a verdade sem espinhas.

Eu quero fazer grandes quantidades de dinheiro como consequência directa ou indirecta de ter desenvolvido este blog. Eu quero que muitas pessoas queiram vir falar comigo e quero que me vejam como alguém que as pode ajudar a sair do poço em que se encontram.

Eu quero ficar rico para poder viajar mais, conhecer mais pessoas, escrever mais, dar mais e fazer aquilo a que se convencionou chamar de “trabalhar”, menos vezes. No geral, quero comprar mais qualidade de vida para mim e para os mais próximos de mim e fazer o que me dá prazer.

Este blog serve para clarificar a minha mente e os meus pensamentos. Sempre que escrevo um post novo aprendo algo que não sabia quando o comecei a escrever e por momentos, sinto que estou a fazer exactamente o que devia estar a fazer. É uma sensação difícil de descrever. É um enorme prazer que preenche todos os poros da minha pele.

Eu não estou só a tentar demonstrar a ideia de como é dizer a verdade. Eu tenho mesmo todas as fantasias, pensamentos e poses que descrevi e tenho grandes orgasmos mentais com eles.

Recapitulando: Eu quero ser reconhecido e admirado. Eu estou zangado e farto de tretas. Eu quero ser um bom homem. Eu quero ser rico. Eu quero ajudar as pessoas. Eu quero clarificar os meus pensamentos. Portanto é isto.

Mas todas estas coisas que eu quero são, ao mesmo tempo, falsas. São mentiras. Não existem. São trampa de boi. Elas fazem-me sentir bem mas a maior parte das vezes fazem-me mal. Por isso eu não as quero mas sei que preciso de as sentir e de as expor antes de me poder ver livre delas.

Eu digo-te as minhas fantasias e algumas fazem-te pensar que eu sou uma boa pessoa enquanto que outras te fazem pensar que eu sou uma má pessoa, mas todas elas são calculadas para te fazer pensar que eu sou uma pessoa excepcional. Se eu te mentisse tentando vender-te apenas as fantasias que te fazem pensar que eu sou uma pessoa excepcionalmente boa e tu comprasses essa ideia, talvez eu me conseguisse convencer a mim próprio. O único problema é que eu conheço o sacana que te vendeu a ideia logo de inicio…

Portanto, nesta altura, mentir acerca da verdade escondida por trás da verdade seria tropeçar na minha própria perna. Como aconteceria, se eu agora mentisse tentando esconder o facto de ter as tais fantasias de grandiosidade para que não pensasses que eu sou um convencido de merda com o rei na barriga e deixasses de visitar o meu blog. De qualquer forma digo-te já que, se andas à procura de um blog que não seja escrito por um sacana destes, tens uma longa busca à tua frente…

Qualquer marmelo que tenha um blog ou que escreva um livro é um megalómano neurótico, tal como eu.

A maioria dos escritores conta apenas as fantasias que os fazem parecer pessoas excepcionalmente boas e quando conta uma aparentemente ruim é só isso que ela é: aparentemente ruim. Portanto, das duas uma, ou a maioria dos escritores são perfeitos ou a maioria dos escritores são uns aldrabões do caraças e estão presos na sua própria mente. Vou deixar ao teu critério.

Tu, de igual modo, estás preso dentro da tua mente, na secção “cobardolas politicamente correcto”, se imaginas que és uma boa pessoa por não dizer à tua mulher que quando tens sexo com ela, costumas pensar na sua irmã. Ou por não lhe dizeres que quando mencionas-te as 134 namoradas que tiveste antes dela, estavas a contar com as 133 revistas Hustler que tens debaixo da cama. Ou ainda por não contares à tua mãe que daquela vez quando tinhas 13 anos em que ela te deu uns acoites, a sopa do jantar ganhou um sabor extra amarelado.

Isto é estar tão perdido no labirinto da ilusão que poucas chances há de se chegar a ser um homenzinho.

Como diz o bonequinho da TMN: Deita cá para fora! Diz à tua mulher/namorada, toda a verdade acerca das tuas fantasias com todas as mulheres da família, incluindo os familiares directos. Diz-lhe que afinal aquela Finlandesa top-model que lhe tinhas dito que andava atrás de ti a babar-se de excitação, afinal era só um empreiteiro de Aljustrel a quem devias 2.000€, conta-lhe tudo aquilo com o qual te sentes embaraçado/nervoso e por amor de deus conta à tua mãe sobre a sopa.

Se a verdade for dita vais aliviar tensões que nem sabias que tinhas e vais perceber que o mundo afinal também não acabou, nem morreu ninguém. Muita da ansiedade que tens deve-se a verdades que insistes em esconder a fim de um bem maior que nunca chegas a alcançar verdadeiramente. Parece que estás quase, quase lá mas nunca consegues tocar-lhe.

As depressões provêm deste tipo de verdades não ditas num país das fantasias mais real que a própria vida. É necessário saberes distinguir as fantasias da realidade e é necessário que as mostres ao mundo tal e qual como elas são para que possas ver claramente como são ridículas e sem sentido, desprendendo-te assim delas. Se lhes dás demasiado valor não as conseguirás deixar sair da tua mente. Tens de chegar a um patamar em que não te importas se as pessoas acham que tu és um louco ou um génio. Para te veres livre desta doença tens de dizer a verdade sem filtros mais ou menos como as crianças o fazem antes de perderem a inocência.

Se nunca ficas-te verdadeiramente envergonhado sobre o que tinhas para dizer sobre ti e se nunca te ris-te da tua própria vergonha não sabes peva sobre evolução ou sobre dizer a verdade.

Uma mentira dá-te a ideia de teres ganho alguma coisa mas só a curto prazo. Para quem vê o quadro completo nota que não só não te beneficiou em nada como ainda te atrasou. Por exemplo, se usas uma cunha para passar à frente dos outros podes pensar que também não é assim tão grave fazer meia-dúzia de pessoas esperar uns míseros 5m mas se calhar também não é assim tão importante ganhares 15m de tempo que provavelmente irás desperdiçar logo a seguir. O problema maior é que custa muito às pessoas entender que os 15m que alguém quis ganhar fez desencadear sentimentos negativos em muita gente e fez começar a rolar uma bola de neve que acabou em coisas como a corrupção e a violência.

A corrupção só existe porque um dia alguém se lembrou de corromper alguém.

As pessoas queixam-se que o país está como está por causa de fulano tal em vez de assumirem a responsabilidade que lhes cabe. É que é muito fácil falar mal, por exemplo, das gasolineiras e dizer que a poluição causada está a dar cabo do ambiente mas logo a seguir ir encher o depósito como se não se passasse nada e levar o carro para o café que fica a 200m.

Mas voltando ao tema da corrupção eu pergunto: Valeu a pena ganhar os tais 15m para meter um país na ruína? Vou deixar também a questão no ar.

Continuando.

Este blog nasceu das minhas fantasias. Ele nasceu para me permitir criar um futuro que não será o que eu imaginei que fosse quando ele acabar por se materializar. Seja como for, é bem mais produtivo e divertido criar e partilhar a partir da fantasia do que ocultá-la para ser criado por ela.

Dizer a verdade é uma merda do caraças, eu sei. Tens de estar constantemente atento ás rasteiras da mente, tens de dizer constantemente o que constantemente tentas esconder e não tens férias, feriados ou fins de semana.

Vantagens? Para além da evolução pessoal, da prosperidade, do sentimento de liberdade, do respeito que ganhas, etc? Bem, ao dizer as minhas fantasias alto e bom som, queimei-as. Ao contar a toda a gente aquilo que tinha medo que se soubesse, deixei de ser controlado por esse medo.

A maneira de ultrapassares o medo do que quer que seja é fazeres repetidamente aquilo que te mete medo.

Repara, ao revelares mais, tens menos a esconder, certo? Se tens menos a esconder, tens menos medo que se descubra. Se tens menos medo que se descubra, podes prestar mais atenção às outras pessoas e podes direccionar mais energia para criares a realidade que queres para ti em vez de gastares energia a sentir-te amedrontado, tenso e preocupado.

Dizer a verdade é a base principal para se criar intimidade com alguém. Não é a mentir e a fazê-la pensar que és o super-homem que a vais fazer apaixonar-se por ti, é a dizer a verdade! Podes enganar uma mulher durante algum tempo mas não vais conseguir enganá-la o tempo todo e essa preocupação vai consumir-te e trazer-te mais problemas do que julgas possível. Além disso, pensa lá bem, se a fazes acreditar que és algo que na verdade não és, mesmo que ela se sinta atraída, ela estará atraída não por ti mas pela imagem que tu montas-te de ti. E um dia que não consigas ou não possas mais manter a ilusão (e esse chega sempre), ela vai dar de caras com uma pessoa que não conhece de lado nenhum.

Lembra-te, não é possível criar uma relação íntima de qualidade com uma imagem projectada. Tens de deixar cair a máscara. Como diria Brad Blanton: “A aparência de uma vida bem sucedida está para uma vida bem sucedida como o menu está para uma refeição”.

Achas que podes dar-lhe a comer o pedaço do menu onde está escrito “Lombo Assado no forno ---- 9.5€” em vez do lombo, propriamente dito, e ela não notar diferença?...Mas mais importante: Achas que isso faz algum sentido?

Portanto, não te contar sobre as minhas fantasias de poder, dinheiro e reconhecimento talvez me ajudasse a manter a pose de “expert” e talvez impedisse que pensasses que é apenas mais um marmanjo que decidiu desenvolver um blog mas, hey, só aqui entre nós os 296 e os que hão de vir: É só mesmo mais um marmanjo que decidiu desenvolver um blog!

Ok, para finalizar, dizer apenas que se estás interessado na verdade deves, definitivamente, aprender os ensinamentos de um senhor chamado Brad Blanton. Este post é descaradamente baseado em parte do que o homem tinha para dizer no livro “Radical Honesty”.

Fica com mais esta pérola dele que pode ajudar-te na tua busca da verdade:

”Bullshit is like heroin (or a warm blanket or money in the bank or life insurance) it feels so good and protected and safe and warm that even if you do choke on your own puke, you don’t mind so much. The alternative, freedom, is often too terrifying for a mind to tolerate, so the mind hides from freedom behind piles of bullshit, under blankets of evaluation, in a bed of memories”.

Deixa a verdade guiar-te;

David Veríssimo

2 comentários:

lara adelino disse...

David, olá! espero q teja td ok ctg e com a tua escrita ;)

n leves a mal o meu comentário nem o consideres redutor mas na minha opiniao os assuntos do teu blog é como o horoscópo... achamos sempre uma grande chachada mas quando temos uma revista na mão todos dizemos "epa lê aih o meu..." afinal de contas o que é que vende mais? a reviste TV7dias ou a SuperInteressante?? e não é pelo preço...
quero com isto dizer, que sempre achei que o teu blog abordava temas que suscitam sempre algum tipo de interesse, conversa e discussão.
por isso, na minha opiniao, a tua neurose megalómana, é uma neurose inteligente, porque escolheste um tema que sem dúvida chama a atenção das pessoas, mais não seja, pela curiosidade.

agora a termo pessoal, deixa-me que te diga a minha verdade. desde que li o post sobre o macho que tenta por a sementinha em qtos sitios conseguir e a mulher que tenta encontrar a sementinha perfeita, tenho tentado encontrar uma forma de te provar que não estás totalmente correcto, e acho que já encontrei heheh ja ouviste falar no bonobo?

escreves como se fosses detentor de uma sabedoria imensa, e que acredito que seja fruto de trabalho mas é também uma sabedoria com a qual, por vezes, não concordo, e quando a minha vida me permite, vou-me divertindo a tenta descobrir pequenos erros. lol

esta é a minha verdade, pelos vistos não és o único neurótico

relativamente ao que escreveste sobre ti, não me surpreende, porque la no fundo todos sentimos e queremos alcançar o mesmo. ou será que não? para além do mais, acho q a forma como escreves é bastante transparente :)

Relativamente a mentiras e corrupção.. esse é um assunto que me dá voltas ao estômago e desenvolve em mim sentimentos bastante agressivos.. as vezes´dá mesmo voltade de pegar numa cena afiada e imitar a uma thurman no kill bill corta cabecinha... outra cabecinha...!!!

para finalizar o meu comentário, há um professor meu que diz: "mais depressa vais parar ao tribunal por mentires ou tentares ocultar, do que por dizeres a verdade"

beijo,

Lara

David Veríssimo disse...

Olá! Obrigado, espero que contigo também.

Sabes…algo que tenho notado na minha vida é que quanto mais evoluo e aprendo, menos chocado e ofendido fico com coisas banais e insignificantes como são as “opiniões”. Às vezes, fico é triste…triste por haver tanta gente a querer dar opiniões e tão pouca a querer evoluir…afinal foi para isso que criei o blog.

Há demasiada gente a querer demonstrar que eu não tenho razão como se ganhassem alguma medalha de mérito ao fazê-lo, como se eu não tivesse sido o primeiro a dizer que não sou o dono dela, logo no post inicial deste blog.

Lara, eu não preciso que ninguém me diga que dentro de um palheiro não há só palha. É óbvio que o que eu escrevo aqui tem falhas, incongruências, contradições e defeitos. Claro que tem! Eu não vou perder tempo a esmiuçar estes pormenores sem sentido, eu não vou perder tempo com lutas de egos a ganir, eu quero ajudar as pessoas!

Eu não sou nenhum iluminado, nem sou detentor da sabedoria suprema, eu não passo de um gajo simples que quer contar a MINHA experiência e a MINHA verdade para quem ache que ela a possa ajudar. Só isso.

A tua verdade é diferente da minha? E depois? O que interessa isso? Não interessa nada. Absolutamente NADA. Se estás contente com a tua verdade então fixe…não há problema nenhum. São simplesmente diferentes. Se ela te serve então não precisas da minha, o que é óptimo. Fico contente por ti, a sério.

Não existe ninguém no mundo com dois dedos de testa que te diga sempre “Faz isto desta maneira porque esta é a única maneira que existe de ser bem feito”. Isso é uma grandessíssima treta. Não há verdades absolutas, a verdade é inconstante e o que hoje é verdade amanhã é a maior mentira do mundo. Não há só um caminho da luz, há muitos, este é o meu. É perfeito? Não.


Lara, não percas tempo a apontar as pedras no caminho, isso não as fará desviar.
Tu vais achar sempre aquilo que procuras. Se procuras falhas, é exactamente isso que vais encontrar. Portanto, a questão que vou deixar no ar é: O que será que aconteceria se começasses a procurar perfeição e harmonia?...