sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quanto darias para que nunca te mentissem? – 3ª parte: As pernas e os pés

No post anterior comecei por dizer que muito poucas pessoas param para pensar no que é que as suas mãos estão a fazer/comunicar, e isso é bem verdade mas…que dizer então dos pés? É que se as mãos nos passam relativamente ao lado, os pés são completamente ignorados pela grande maioria das pessoas.

Na verdade quanto mais afastada do cérebro uma parte do nosso corpo se encontra, mais dificuldade temos em nos aperceber do que está ela a fazer. A parte que mais temos consciência é o nosso rosto, de seguida estão os braços e as mãos, depois o nosso tronco e estômago, depois temos uma noção mínima das nossas pernas e, finalmente, os nossos pés são pura e simplesmente esquecidos, ignorados e deserdados. Eu se fosse um pé pontapeava regularmente a outra perna só naquela de marcar presença :)

Este facto é importante para quem quer dominar a leitura de linguagem corporal porque quanto mais inconsciente for determinado gesto, mais “verdadeiro” ele é. Podes estar a falar com alguém que mostra um sorriso afável e aparentemente verdadeiro e de repente notas que um pé dele está a apontar para a porta ou está a bater repetidamente no chão ou ainda que está muito agitado balançando-se e dando pequenas estocadas no ar. Isto sãos os pés a tentar “fugir” daquela situação. É como teres uma tartaruga virada do avesso a dar freneticamente às patas numa tentativa de sair daquela situação.

Como vês, nada disto é por acaso. Ninguém resolveu um dia, começar a atribuir significados a determinados gestos feitos com determinada parte do corpo. Tudo isso tem que ver com a sua função anatómica inerente. E a função anatómica dos pés é “ir” portanto é exactamente isso que eles transmitem.

Dito de outra forma…repara bem, as pernas evoluíram na espécie humana para servir 2 objectivos:

1º Deslocar o corpo para a frente a fim de obter comida.

2º Deslocar o corpo “para trás” a fim de fugir dos perigos.

Isto significa que os pés revelam constantemente para onde a mente quer ir. Seja porque desejam seguir em direcção do que mente quer obter, seja porque desejam escapar da situação em que a mente não quer permanecer.

As pernas e os pés ilustram ainda quão determinada a pessoa está ou não em a sair dali:

Posições de pernas abertas ou não cruzadas mostram uma atitude aberta e posições de pernas cruzadas mostram uma atitude fechada ou incerteza.

No que diz respeito aos membros inferiores, existem 4 principais posições de pé:

Em sentido


Esta é uma posição formal que demonstra neutralidade. Não diz se a pessoa quer ir embora ou ficar. É tipo um “não comento”.

Pernas Afastadas

Este é um gesto maioritariamente masculino que diz alto e bom som “Não tenho a menor intenção de sair daqui”. Como é o caso de um duelo, por exemplo.

É utilizado com o propósito de exibir a zona púbica e destacar os órgãos sexuais. Pretende comunicar dominância e grande virilidade. (Também existe a versão sentada).

Os cowboys, policias e os “Macho Men” em geral gostam muito de adoptar esta posição e por vezes realçam-na pendurando os polegares no cinto ou nos bolsos da frente.

A imagem anterior mostra também a posição número 3: Pé para a frente.

Esta é uma posição muito utilizada por pessoas de elevado estatuto. Na foto, os dois durões das pontas sustentam todo o peso do corpo numa só perna enquanto a outra aponta para onde a mente quer ir. Neste caso as pernas dos dois cowboys apontam claramente para aquele que, certamente, será o líder do grupo mostrando interesse, aceitação, união e grande harmonia. Resumindo, se a pessoa aponta a sua perna directora (a que não tem o peso do corpo) na tua direcção, isso será um bom indicador mas…

se a aponta na direcção da porta, talvez estejas a causar pouca impressão.

Bem, a 4ª e última posição são as pernas cruzadas.

Ao contrário das pernas afastadas, as pernas cruzadas demonstram uma atitude fechada, submissa ou defensiva. A atitude de cruzar as pernas nega simbolicamente o acesso à zona genital e, como já disse antes, é por isso que as mulheres de saia ou minissaia, estando na óbvia necessidade de o fazer, passam muitas vezes a ideia de “inacessíveis”.

(Abro aqui um parênteses só para dizer às senhoras que, feitos de forma certa, alguns cruzares de pernas conseguem não ser encaixados nessa categoria. Seja como for, a maioria dos homens gosta mais de mulheres que, por vezes, cruzem as pernas. Tem é de ser da forma certa atenção…

Ou seja, se o fizeres de uma forma distintamente feminina vais ganhar MUITOS pontos atractivos acredita…as pernas de uma mulher são um elemento chave de todo o processo. Aliás, TODA a tua linguagem corporal deve ser DISTINTAMENTE feminina. É isso que vai atrair um homem distintamente masculino. Nos homens o cruzar de pernas é menos aceitável porque eles não usam saias curtas (alguns…) e apenas existe uma ou outra versão desse gesto que atrai as mulheres. Mas nessas ocasiões, normalmente a mulher é mais atraída pelo desafio e pela incerteza que do que o homem está a comunicar do que propriamente por estar verdadeiramente atraída por ele. O melhor exemplo que te posso dar é uma versão de pernas cruzadas, altamente conhecido, treinado e usado entre os chamados “Pick up Artists”:


Esta é a capa de um livro escrito por aquele que é considerado o “pai” dos pick up artist, um homem chamado Neil Strauss. Repara na posição do homem mostrado na capa do livro dele. Repara na posição das suas pernas. Sejas homem ou mulher, ao olhares para esta pose, deves sentir-te estranhamente atraído por ela certo? É que esta posição não foi escolhida ao acaso…eu próprio testei várias vezes esta espécie de “posição quatro” e digo-te já que, principalmente as mulheres, ficavam tudo menos indiferentes…uma vez durante uma festa, imediatamente após a efectuar, uma conhecida que estava por ali e com quem praticamente nunca falava, virou-se para mim de forma perfeitamente automática e veio falar comigo com um sorriso na cara que não lhe conhecia. Então o que raio se passa aqui?

Bem, o que se passa aqui é que este agrupamento de gestos transmite algo que atrai sobremaneira as pessoas (Principalmente as mulheres): Incerteza. Talvez nunca tenhas pensado nisto mas as pessoas são atraídas aos biliões para coisas incertas. Pensa nas slot machine por exemplo…pensa no totoloto, no euromilhões e nas raspadinhas, pensa nos stand up comediants, pensa nos tópicos de conversa que as pessoas têm, “Será que ele me ama?”, “Será que o gajo é gay?”, “Será que ele vai conseguir marcar o penalty?”. Repara que os desportos que mais adeptos têm são os desportos onde reina a dúvida. O futebol é um autêntico antro de dúvida e está constantemente rodeado de polémica. Um penalty raramente é visto com consenso. Há demasiadas variantes relativas. Por outro lado, no atletismo, por exemplo, praticamente não existe dúvida. A pessoa ou salta por cima da trave ou não salta, não há meio termo, a pessoa ou corta a meta em primeiro lugar ou não corta. A incerteza mantém o nosso cérebro constantemente em estado de alerta e de euforia por não conseguir descortinar o que vai acontecer a seguir. A emoção da incerteza, tal como qualquer outra emoção, é tão ou mais viciante que uma droga.

Ok, explicado isto, falta responder a duas questões: Em que sentido é que o gesto mostrado na capa do livro transmite incerteza? E de que forma isso atrai as mulheres? Bem, já sabes que pernas cruzadas negam simbolicamente o acesso à zona genital e já sabes que pernas abertas transmitem “Não tenho a menor intenção de sair daqui”. A “posição do quatro” fica entre estas duas vertentes. É verdade que as pernas não estão abertas mas também não estão perfeitamente cruzadas…é um cruzar de pernas com muito pouca convicção. Assim ficamos com a frase simbólica “Estou inacessível mas vou ficar por aqui, não vá eu mudar de ideias com o desenrolar dos acontecimentos”.

Para já, uma mulher acha estranho um homem, dizer de livre vontade “Não estou disponível para ter relações com uma mulher”, depois, das três, uma: A afirmação em si, é sinal de que é um homem selectivo e de qualidade, de que é comprometido ou de que é homossexual. É exactamente esta dúvida que atrai a mulher e é isso que ela vai tentar saber. A 1ª situação seria fantástica para ela, as restantes seriam péssimas. É a possibilidade de “lhe sair” a 1ª opção e é a dúvida que ela tem se isso vai ou não acontecer que a faz avançar para ele. A dúvida que lhe assombra a mente e com a qual ela tem dificuldade em conviver é a causadora da atracção).

Existem muitas variações de cruzar de pernas e seria impossível falar sobre todas. Mais uma vez sugiro que vás para a rua observar e aprender.

Quando uma pessoa se sente muito desconfortável ela pode mesmo cruzar tanto as pernas como os braços. Antes de tentares dizer algo de relevante a essa pessoa tens de lhe abrir a linguagem corporal. Uma técnica eficaz é dar-lhe algo para segurar. Isso obriga-a a descruzar os braços. Conseguires conversar com alguém na posição de braços e pernas cruzados é tão difícil como conseguires conversar com um pudim flan enrolado em papel de parede cor-de-rosa. Não há comunicação possível. É uma autêntica perca de tempo.

Cruzar os braços e as pernas é uma atitude defensiva que geralmente revela emoções negativas e falta de auto-confiança, acabando mesmo por levar as pessoas que o rodeiam a sentir-se desconfortáveis e a experimentar sentimentos negativos.

Ok, por agora vamos ficar por aqui. Espero que esta informação te tenha sido útil e que te tenhas divertido tanto como eu naquela parte em que tive de procurar no Google imagens de “pernas afastadas”… :)

Na 4ª parte vamos continuar no mesmo registo. Envia-me as tuas sugestões, opiniões e dúvidas para:

planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Votos de um fim-de-semana HIPER-FABULOSO!

David Veríssimo

2 comentários:

Ângela. disse...

Eu dava tudo para que não me mentissem. Porque quando sei que alguém me mente, faço-lhe o mesmo. Porquê? Não sei. Mas detesto.

David Veríssimo disse...

A mentira é como uma faísca numa floresta em pleno mês de Agosto: Facilmente vira fogo. E como sabes, ninguém combate o fogo com gasolina...

Ângela, a maneira de fazer desaparecer a mentira é dizer a verdade, não é mentir de volta.