domingo, 20 de setembro de 2009

Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais superficial do que eu?

O culto do corpo é um ritual antigo. E funciona mais ou menos como o racismo: Toda a gente finge que ele não existe ou que são só dois ou três retrógradas que ainda pensam dessa forma.

E parece que não há grande volta a dar a isso. Quem nasce branco nasce branco, quem nasce preto nasce preto e quem nasce azul nasce azul. Depois as cores iguais juntam-se e repelem as restantes. Porquê?

Lembras-te do post sobre a linguagem corporal? Se sim, sabes que o espelhamento é usado para criar sintonia. E, para o fazer, as pessoas podem imitar gestos, atitudes ou as roupas umas das outras mas...há coisas impossíveis de imitar a mando...

Pois bem, o racismo existe porque as pessoas não conseguem espelhar a cor da pele umas das outras, logo não conseguem obter uma perfeita sintonia. O racismo não passa de uma inaceitação crónica de uma inevitável falha na arte do espelhamento.

Mas continuando...

Quem nasce com genes que lhe dão padrões socialmente entendidos como “beleza” é “bonito”, quem nasce com genes que lhe dão padrões socialmente entendidos como “fealdade” é “feio”.

Aqui não HAVERIA grande volta a dar não fosse dar-se o caso de existirem umas coisas chamadas operações plásticas e maquilhagem.

Quando são feitas (principalmente a 1ª) raramente é no intuito da pessoa se sentir bem com ela própria. E quando é, é-o porque essa pessoa precisa de avaliação externa para isso.

Mas, o sentimento de paz e de bem-estar interno que ela procura não provem de coisas externas tal como os bens materiais não provêm de sentimentos. Faz sentido?

Mas que raio! O que é que importa se a pessoa X é gorda? O que importa se ela é magra? O que importa se ela não tem as medidas padronizadas mostradas na maxmen e assinadas pelos países membros das Nações Unidas e pelos países exportadores de petróleo no Tratado de Genebra de 1492?

Fuck that!

Não te parecem todas umas bonecas de plástico? Quem viu uma, já as viu todas! Aquilo não existe, aquilo é uma ilusão criada por camadas industriais de maquilhagem e 2 horas de photoshop em cima.

O físico é sobrevalorizado pela mesma razão que são sobrevalorizados os bens materiais: Todos eles são visíveis e palpáveis. É sociedade do “ver para crer”.

A questão é que, é precisamente por as pessoas não valorizarem algo intangível que não o conseguem alcançar. E ao não conseguir alcançar estas, as outras deixam de valer alguma coisa.

E depois aparecem pessoas a guiar Ferrari, mas a conduzirem sem alegria. E sem alegria, não vale a pena guiar um Ferrari. Para isso já temos os Fiat Panda  :)

E se começássemos a valorizar mais uma pessoa bem-humorada, imaginativa, optimista, prestável, etc e a contar menos calorias?

O corpo tem a sua importância sim mas não é definitivamente a que lhe estamos a dar. O mais importante...quer dizer...a única coisa que importa é se TU no TEU íntimo te sentes bem na tua pele. Se estás numa forma física aceitável que te permita ser 100% saudável. Tudo o resto são balelas. Tudo o resto são histórias de encantar daquelas que os pais contam aos filhos na hora de deitar. Tudo o resto é a tua mente a querer atingir os padrões definidos pela sociedade, não por ti. Nada disto tem que ver com o que NÓS queremos e o que nos faz sentir verdadeiramente bem.

E não me venham dizer que isto é um problema específico dos homens. As mulheres queixam-se constantemente de que os homens só dão importância ao físico delas e têm toda a razão mas uma coisa que ninguém tem a coragem de dizer é que as mulheres dedicam muito mais tempo e importância ao físico, que os homens. Nem vale a pena estar a dar exemplos, se não moras numa caverna há 20 anos sabes que isto é verdade.

Meninas, vamos lá esclarecer isto de uma vez por todas. Não há nada de errado em querer ter uma boa imagem e cuidar do nosso corpo mas colocar uma camada de base de 3cm da cabeça aos pés dá-me vontade de perguntar se existe uma pessoa lá por baixo.

Passar 3 horas e meia a pintar-se não é cuidar do corpo é tirar um curso de artes aplicadas.  :)

É que se tens o azar de engatar o moço num dia chuvoso sem guarda-chuva, às tantas ele vai perguntar-te onde está a rapariga que saiu com ele do bar.

Ok, ok...eu sei que as mulheres estão sob uma pressão gigantesca para terem carinha de boneca e medidas XPTO. A maioria dos homens não imagina o stress com que muitas delas lidam cada vez que saem à rua porque enquanto a sociedade vive relativamente bem com homens que não são propriamente uns Deuses Gregos, nas mulheres, existe um molde muito rígido.

Porquê? Já se sabe...Televisão, cinema,moda...

Estas entidades estão a conseguir criar a ideia geral de que se pesas mais de 30kg és “gorda” e “feia”. Por isso, nos dias de hoje, se queres ter a atenção de uma mulher basta dizeres que ela engordou 3 gramas. Garanto-te que ela pára o que quer que esteja a fazer.

Para ajudar à festa, aparentemente, o imparcial sistema de selecção de actrizes, apresentadoras e afins, só tem conseguido encontrar talento em mulheres que, por mero acaso, encaixam na tal carinha laroca e físico XPTO. Também parece que grande parte delas sofre de uma doença que faz com que, quando a lei da gravidade faz das suas, o talento tende a desaparecer e são despedidas.

Nada disto é de estranhar. Há estudos que mostram que, se uma apresentadora levar uma saia acima do joelho, os telespectadores tendem a mudar menos de canal. O problema é que, a razão que os leva a fazer isso não é estarem a prestar mais atenção ao que é dito...conclusão a tirar daqui? É bom não mudar de canal independentemente de a pessoa estar em estado zombie ou não.

Como já disse em posts anteriores, o físico é uma das coisas que mais atrai os homens porque é pelo físico que os homens vêem se as mulheres estão preparadas para procriar (Que é o que interessa acima de tudo). É no físico das mulheres que estão os sinais de fertilidade que os homens procuram sem cessar. Podes comprovar isto facilmente, colocando a mulher mais bonita que consigas encontrar expondo claramente um sinal qualquer de falta de fertilidade. A maior parte das vezes ela será literalmente ignorada pelos homens solteiros.

Por outro lado, as mulheres não procuram sinais de fertilidade, procuram sinais de estatuto e o estatuto dificilmente pode ser visto através de uma particularidade física.

Conclusão: Sim, para uma mulher que queira atrair muitos homens o físico faz toda a diferença. Não vale a pena estar com paninhos quentes.

Agora...

Atrair muitos homens, tal como atrair muitas mulheres, não significa nem garante nada.

Pescar uma traineira cheia de sardinhas é diferente de pescar um tubarão branco. Normalmente quem é muito bom a fazer a 1ª tarefa, não percebe patavina da 2ª.

Lá está...”quantidade” por oposição a “qualidade”.

Já decidis-te o que queres para ti?...

 

David Veríssimo

planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: