terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cinefilomania

Eu ADORO cinema e ADORO ler um bom livro.

Acho que era porreiro haver alguém que prescrevesse filmes e livros mais ou menos da mesma forma que um médico prescreve medicamentos. Tipo: Sô dona Gertrudes, a senhora sofre de depressão, vou receitar-lhe aqui um “Borat” depois de jantar e um “American Pie” duas vezes por semana com um cházinho de camomila.

Acho que os filmes e os livros, são uma oportunidade absolutamente incrível de aprender e evoluir. A maioria das pessoas vê filmes ou lê livros para “passar o tempo” (uma expressão que me faz alguma confusão) e não os vê como algo de valor. Isto faz-me confusão porque se por um lado uma pessoa é capaz de passar décadas da sua vida agarrado a livros para conseguir evoluir academicamente, logo que está fora desse contexto, os livros perdem, súbita e magicamente, importância.

Se ele quer aprender a cozinhar compra um livro de culinária. (Ou tira um curso, o que normalmente envolve livros) Se quer aprender informática ele compra livros sobre o tema e por aí fora certo? Então e porque é que o mesmo não se aplica à evolução pessoal?

Claro que aplica.

Todos os verdadeiros guerreiros da luz que conheci até hoje pensam assim.

Geralmente um livro é uma bomba de informação comprimida. Normalmente a pessoa que escreveu o livro passou grande parte da sua vida para chegar àquelas conclusões. Dezenas e dezenas de anos de experiência são habitualmente “empacotados” em 2cm de espessura. Terá ou não valor, alguém conseguir obter 40 ou 50 anos de experiência em 3 ou 4 horas de leitura?

Pois...

O mesmo se passa com os filmes. Os filmes são uma espécie de “livros visuais”. A informação está lá, só que em vez de ter forma de letras, tem forma de letras, imagens e sons.

É claro que só ler livros ou ver filmes indiscriminadamente, pouco ou nada vai fazer por ti. É preciso ver os filmes e ler os livros CERTOS. É preciso haver selecção.

É por isso mesmo que este post existe. A partir de hoje vou mencionar e falar um pouco sobre os filmes e os livros que marcaram a minha vida e que, de uma ou outra forma, foram os verdadeiros impulsionadores da mudança duradoura.

Já há algum tempo que tinha pensado colocar aqui alguns filmes que me marcaram e que pudessem dar uma ajuda a quem estivesse interessado na sua evolução pessoal. De todos os filmes interessantes que me vieram à ideia havia 1 que se destacava...e não só se destacava como tinha o título perfeito para iniciar este colectânea neste blog. O filme chama-se “O Caminho do Guerreiro Pacífico” (Peaceful Warrior).

Este é daqueles filmes que vais querer ver umas quantas vezes. Em matéria de evolução pessoal, eu não conheço nada melhor que isto. Para além de ser brilhantemente interpretado e realizado é um autêntico tiro na “mouche” que vai mostrar-te de forma clara todos os passos do guerreiro da luz. É um filme que não cede a hollywoodicidades e mostra as coisas como elas são na realidade. Esta é uma visão absolutamente admirável.

Vais querer tomar máxima atenção sempre que a personagem interpretada pelo actor Nick Nolte falar. Pára o DVD e pensa bem na frase se for preciso. É simplesmente brilhante. Teria todo o gosto em analisar aprofundadamente o filme mas apenas as falas desta personagem dariam matéria para mais uns quantos meses a escrever posts...por isso qualquer dúvida que tenhas chega-te à frente.

Outra coisa importante é que esta história é baseada em factos reais. O personagem principal, Dan Millman, interpretado no filme pelo actor Scott Mechlowicz, existe mesmo e passou mesmo por tudo aquilo. Aliás, este filme é adaptado de um livro que ele próprio escreveu há uns 20 anos atrás para contar a sua magnífica história de vida.

Enfim, provavelmente nada do que eu possa dizer sobre o filme lhe vai fazer justiça por isso faz um favor a ti próprio e vai vê-lo!

Diverte-te!

David Veríssimo

planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: