sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Olfacto, Paladar, Tacto e considerações várias sobre a arte de bem fingir que se evolui

Olfacto (Nariz): Para além das toxinas conhecidas por todos dos escapes dos automóveis tabaco e por aí fora se o permitires, o teu nariz pode levar para o teu organismo muitas coisas que não te interessam. Ambientadores (autênticas bombas de toxinas), vernizes, tintas, ar condicionado, etc. Na verdade, quando cheiras um aroma isso significa que, parte do que estás a cheirar, está a entrar no teu corpo.

Quando passares numa quinta com animais e cheirares bosta de vaca por exemplo, já sabes que...aaaa...ok, vamos passar à frente  :)

Conclusão: Estamos a todo o momento a obter partículas tóxicas de diferentes coisas através da respiração e, como é óbvio, é impossível isso não acontecer, mas, é possível reduzir substancialmente essas partículas.

Paladar (Língua/Boca): Os medicamentos são a coisa mais tóxica que podes por no teu organismo. É claro que muita gente não vai entender porque digo isto mas (embora gostasse) por agora não tenho espaço para tratar este tema.

Outra coisa que tens de ter atenção é à comida. Mais concretamente ao que se põe na comida. Hoje em dia todas as frutas e vegetais são “medicados” para resistir às pragas. Deves entender que a indústria da comida também é um negócio e também é gerido por homens que querem ter o máximo possível de lucro. Também eles se perguntam como é que podem produzir os seus produtos ao preço mais baixo possível para depois vender o máximo de produtos ao preço mais alto possível. A resposta é: Baralha a mãe natureza. Obtém um químico qualquer saído de um qualquer laboratório e borrifa tudo com ele para que tudo cresça maior, mais rápido e mais resistente às doenças, totalmente ao contrário do curso natural das coisas. Então o que é que acontece? Tu compras uma cenoura no hipermercado que já levou com fertilizantes químicos, hormonas de crescimento, pesticidas, herbicidas, suicida e sabe deus o quê mais. Passou de um vegetal totalmente natural e saudável para uma cenoura carregada de toxinas que além do mais perdeu grande parte do seu valor nutricional. Diz-se que terias de comer até 5 vezes a quantidade de comida que os teus avós comiam, só para receber o mesmo valor nutricional. É por isso que se vais comer vegetais ou fruta, ou o que quer que diga respeito a isto, o que obviamente é salutar, deves, se puderes, comprar as que nasceram organicamente.

Tacto (Pele): Como sabes a pele é o maior órgão do teu corpo. Tudo o que pões na pele é absorvido e entra no teu corpo. Há medicamentos que são administrados por via da pele. O corpo absorve-os e, em minutos, estão na tua corrente sanguínea. Tudo o que pões na tua pele acaba na tua corrente sanguínea.

Estás a ver o problema que se cria aqui?

Nós pomos coisas na nossa pele tal como loções, protector solar, cremes de beleza, certos champôs, desodorizantes, antitranspirantes, etc. Estes produtos contêm ingredientes que obviamente são tão mortíferos que não podem ser administrados por via oral. No entanto, são permitidos por via tópica. Os médicos sabem perfeitamente que estes tóxicos são absorvidos pela tua pele mas a pressão por parte dos lobistas e dos políticos é tanta e há tanta gente a ser subornada que os fabricantes são autorizados a utiliza-los nos seus produtos. 5 dos ingredientes mais comuns dos cremes solares são conhecidos por provocar o cancro! Se eu te disser que o cancro de pele tem vindo a aumentar juntamente com a utilização dos cremes solares talvez uma campainha soe na tua cabeça...

Ok, como podes confirmar mais uma vez, os conceitos que lês nos posts que publico embora sejam lógicos (à sua maneira) e, pode dizer-se, fáceis de entender, vão muitas vezes contra a sabedoria convencional e contra aquilo que vês, ouves e fazes todos os dias da tua vida.

Isto significa que, se já é difícil transmitir um conceito ou ideia a alguém que não o vê no seu dia-a-dia, a tarefa ganha maior dificuldade se a única coisa que vais fazer é ler o que escrevo. Se queres considerar-te um verdadeiro Guerreiro da Luz precisas de fazer mais do que ler, precisas de APLICAR o que lês. Por vezes aprender sobre determinada coisa pode dar-te a sensação de que estás a fazer algo de concreto para evoluir e na verdade até estás porque ler e teorizar sobre as coisas é também um passo MUITO importante no teu caminho de evolução. Agora...teoria sem prática e sem aplicação verdadeira no “terreno” daquilo que se aprendeu, não vale nada. Nicles. Niente. Nothing. Rien de rien.

Queres que seja sincero contigo? Para continuares na cepa torta não precisas da minha ajuda...

Eu não tenho interesse nenhum, nem quero estar aqui a perder o meu e o teu tempo, a fazer-te passar um bom bocado. Eu quero que tu evoluas MESMO. Não me interessa para nada ter 1000 leitores fiéis e amáveis que não têm a capacidade para se zangar, motivar e aplicar o que aprendem.

Lembras-te do Anthony Robbins? Ele tem uma teoria muito interessante dos “Should’s” e dos “Will's”. Que porra vem a ser esta? Isto é mais ou menos assim: Há 2 tipos de pessoas no mundo, os que fazem e os que dizem que deviam fazer. Uma pessoa que não está verdadeiramente interessada em evoluir diz muitas frases com a palavra “Should”. Eu devia fazer isto, eu devia fazer aquilo...quem quer evoluir limita-se a fazer e pronto. Se ele realmente acha que devia fazer então ele faz por conseguir fazer o que quer, não diz aos 4 ventos que devia fazer e depois não faz peva.

O melhor exemplo que te consigo dar é o dos fumadores. Eu conheço muito poucos fumadores que não me digam que estão a pensar deixar de fumar. Praticamente todos dizem que deviam deixar de fumar, que sabem perfeitamente que é uma estupidez, que é caro, faz mal à saúde, bla bla bla bla bla bla bla...isto é atirar areia para os olhos das pessoas. Isto é encher os seus próprios olhos de areia.

Acreditar que um fumador tem consciência disso é acreditar que ele deseja morrer e é acreditar que ele não deseja gozar de perfeita saúde. Faz sentido?

O problema então, na minha maneira de ver, não é que ele queira morrer ou desenvolver doenças, o problema é que ele não tem verdadeira consciência dos seus actos. Ele pode dizer que sim a quem quiser, mas como acabei de provar em cima, isso não pode ser verdade.

É esta então, uma das grandes bases da evolução: Transformar aquilo que tu achas que deves fazer em acções. À primeira vista isto parece óbvio e simples mas se olhares bem à tua volta vais notar que a esmagadora maioria das pessoas não faz o que acha que deve fazer, faz o que tem vontade de fazer na altura que lhe dá a vontade. É a vitória do cérebro límbico sobre o racional. É a vitória das emoções e da necessidade sobre o óbvio racional e o que deve ser feito. É a vitória dos Should sobre os Will.

Por vezes dou o exemplo do telemóvel para exemplificar melhor o que quero dizer.

Ora bem, tu compras um telemóvel. Fixe. Não há mal nenhum em comprar um telemóvel tal como não há mal nenhum em comprar uma arma de fogo. O problema não é a arma de fogo, a arma de fogo por si só não mata ninguém. O problema é a forma como ela é usada. Ao contrário do que possas pensar não existe relação absolutamente nenhuma entre a quantidade de armas de fogo e a violência/insegurança. Na Suíça por exemplo, é fornecida uma espingarda a todo o indivíduo adulto e é-lhe permitido ter a arma em casa. Em bases proporcionais, a Suíça tem mais armas de fogo que praticamente qualquer outro país do mundo, no entanto é também um dos países mais seguros.

É preciso dizer isto sem gaguejar: Não são as armas que causam mortes, são as pessoas. Atribuir a culpa à quantidade de armas ou a qualquer outro factor externo é a chamada desculpa esfarrapada para livrar a nossa própria responsabilidade. O que é que isto tem que ver com os telemóveis e com o tabaco? Simples: Quando mal usados, provocam igualmente muitos males.

Vamos lá ver uma coisa, quando as pessoas não são informadas, por exemplo, que um medicamento mata ou provoca horríveis efeitos secundários elas queixam-se que podiam ser salvas muitas vidas se tivessem a informação atempadamente mas quando a informação chega atempadamente as pessoas ignoram-na! What the fuck?

Hey! OS TELEMÓVEIS PROVOCAM CANCRO. Não é uma frase difícil de memorizar. Não rima mas é até bastante curtinha, simples e directa...

Isto chegou ao cúmulo de AS PRÓPRIAS MARCAS DE TELEMÓVEIS admitirem este facto. Qual é a desculpa agora? É que já não pode ser o “ninguém nos disse nada”...

Atenção, eu não estou a dizer que não deves usar telemóvel. É que nem sequer precisas de chegar a esse ponto. Um simples auricular é tudo o que precisas...usar o auricular cada vez que fazes ou atendes uma chamada é o quanto basta. SEMPRE. Mesmo que pareça mal. Mesmo que não dê jeito. Mesmo que não te apeteça. Não uses o telemóvel perto da tua cabeça e tem-no o menor tempo possível nos teus bolsos.

Este é um exemplo simples de uma decisão de alguém consciente, de alguém que rege a sua vida por aquilo que acredita e sabe ao invés de por aquilo que lhe apetece e dá mais prazer. Negar isto é negar as evidências. E negar as evidências é tudo aquilo que tu não queres.

Pensa bem em todas as coisas que fazes mas que lá bem no fundinho sabes que devias parar de as fazer por alguma razão. Pensa bem em todas as coisas que devias fazer mas que por alguma razão irracional não fazes.

É difícil? É.

So what? Se queres que te dê umas massagens no ego e te limpe o rabinho com águinha de malvas vieste ao blog errado. Evolução implica dedicação.

Já agora, repara bem nas 4 fases por que passa o teu cérebro quando aprendes algo novo:

Para que consigas reter a informação é necessário que te perguntes agora mesmo quão “ensinável” és tu. Existe, de facto, um “índice de ensinabilidade” que vai determinar a facilidade com que apreendes novos conceitos. Este índice consiste em duas variáveis. A 1ª variável é a tua vontade de aprender. Contudo a 2ª variável vai mesmo determinar quão ensinável tu és. A 2ª variável do índice de ensinabilidade é a tua vontade de aceitar mudanças. Se numa escala de 0 a 10 tens 10 na 1ª variável mas 0 na 2ª…10 X 0 = 0. Ou seja o teu índice de ensinabilidade é não existente.

Agora considera as tais 4 fases:

1-      Incompetência Inconsciente- Esta é a fase em que tu não sabes que não sabes. Desconhecias a informação totalmente.

2-      Incompetência Consciente- Esta é a fase em que tu sabes que não sabes. Alguém te fez chegar a informação e tu entende-la mas tens noção que ainda não consegues dominar bem os novos conceitos. Deram-te uma bicicleta mas tu tens medo de a montar porque sabes que ainda não a dominas bem e podes cair ao chão. O problema é que a única maneira de dominar a bicicleta é conduzi-la...se tiveres a coragem de conduzir a bicicleta o tempo suficiente acabarás por chegar ao 3º nível:

3-      Competência Consciente- Aqui tu sabes que sabes mas ainda precisas de pensar conscientemente sobre isso. Aqui tu já fazes uns cavalinhos e tal mas ainda precisas de focar a tua atenção nos gestos que tens de fazer efectuar um cavalinho.

4-      Competência Inconsciente- Aqui é quando se torna uma segunda pele, aqui a informação passa a fazer parte de ti, aqui é quando sabes a informação como sabes o teu próprio nome, aqui é quando está totalmente interiorizado e entranhado e é uma coisa completamente automática. Aqui é quando fazes um cavalinho para subir um passeio sem te aperceberes.

Sempre que eu aqui te der uma informação nova que tu desejas implementar na tua vida vais passar pelas 3 primeiras fases. Quando desligares a internet e fores à tua vida terás de implementar a informação por um período de tempo antes de atingires o nível 4. E se fores suficientemente persistente, garanto-te que o atingirás. É inevitável.

Bem, acho que por hoje estamos conversados. Qualquer dúvida que tenhas os mails são os do costume.

Já agora, para quem não sabe, hoje é o meu aniversário!  :D

Amanhã a festa vai ser de arromba por isso se este blog deixar de ser actualizado durante uns meses sê compreensivo pois talvez tenha acordado no topo dos Himalaias sem sapatos e com uma gravata na cabeça. Aproveita e envia mantimentos e uma picareta de alpinista.

Fica com mais duas fantásticas máximas.

“O trabalho do pensamento assemelha-se à perfuração de um poço: A água é turva a principio mas depois fica límpida.” – Provérbio Chinês

“Quem não quer pensar é um fanático; quem não consegue pensar é um idiota; quem não ousa pensar é um covarde.” – Francis Bacon

 

David Veríssimo

planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: