sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os 5 sentidos - 2ª Parte: A audição e a visão

Ok, vamos lá então passar à parte divertida!

Na 1ª parte do post falámos muito ao de leve sobre o que eram os sentidos e qual o seu real propósito nos seres humanos, agora vamos ver formas concretas para conseguirmos toldar os seus malefícios.

Como já disse aqui mais que uma vez, tudo aquilo que tu passas na tua vida afecta, inevitavelmente, a tua percepção das coisas. Faz então todo o sentido que, pelo menos nas experiências da tua vida que podes controlar directamente, tu dês a ti próprio as do tipo que mais te ajudam a evoluir certo?

Pois, até aqui tudo muito bonito...o problema é que as experiências que te fazem evoluir são as que te deixam desconfortável, vulnerável e muito pouco à vontade. É por isto que a maior parte das pessoas não evolui. Limitam-se a escolher o caminho fácil/confortável.

Repara que o caminho certo é sempre o mais difícil de tomar. É praticamente sempre o contrário do que o corpo te pede que faças. Repara só:

Se eu te desse a escolher entre uma tablete de chocolate branco com pedaços de amendoim ou uma cenoura, qual pegavas?

Se te dessem a escolher entre escarrapachar no sofá e ver o Dr. House ou correr 30 minutos todos os dias qual farias?

Homem: Se te pusessem a Jessica Alba à frente enfiada num bikini feito com não mais de 10cm2 de pano e ela te dissesse em voz melosa “Faz-me sentir mulher...” seguido de um “Miauuuuu...” mansinho o que fazias? Dizias-lhe que ela era muito atractiva mas que tinhas que a conhecer melhor uma vez que não sabias se ela tinha as qualidades que tu bla bla bla bla bla bla?...Yeah, sure...

Mulher: Se te dissessem que a partir de agora não podias criar nenhum tipo de drama sobre nenhum assunto, não podias andar com “bad boys” e não podias fazer a pergunta “Porquê?” em nenhuma circunstância, o que sentias?

É claro que isto são tudo generalizações mas tenho a certeza que entendes o que quero dizer.

Caminhar na estrada da evolução não é pêra doce. Quero que entendas bem o que isto significa e porque é que assim é, antes de continuares a ler.

Portanto, ceder aos desejos do corpo e da mente é o que a generalidade das pessoas faz. Ceder em vez de escolher. Deixar ao acaso e aos desejos do corpo em vez de pegar as rédeas e criar conscientemente. Hoje mesmo, tu vais sair deste círculo vicioso.

Conheces um filme chamado “Click” com o actor Adam Sandler? Esta comédia ilustra bem o que digo. É oferecido ao actor principal um telecomando para controlar, literalmente, a sua vida. Ao inicio foi altamente! Sempre que era preciso ir despejar o lixo, passear o cão ou visitar a sogra, ele simplesmente carregava no “Forward” e 10 segundos depois lá estava ele de volta ao sofá... Yeah! :)

Aquilo era tão porreiro que ele começou a utilizar o comando sempre que não lhe apetecia fazer alguma coisa. Resultado? Vê o filme...

Bem vamos lá então.

Se não foi naquele dia que faltas-te para ir para a borga com os amigos, deves ter aprendido na escola que o ser humano tem 5 sentidos básicos: Audição, Olfacto, Paladar, Tacto e Visão.

Audição (Ouvidos): Tu tens uma grande capacidade de ouvir porque a natureza desenvolveu no teu corpo uns bichos chamados “orelhas”. Estes bichos captam as vibrações do ar e transmitem-nas directamente ao cérebro que, posteriormente, as descodifica.

O que podes não saber é que, certos tipos de vibrações sustêm, estimulam e causam vida, enquanto outras dificultam, reprimem e chegam mesmo a acabar com ela. Se puseres uma coluna da tua aparelhagem frente a uma planta qualquer e comprares um cd de Metal ou Rock da pesada, o que vai acontecer é que, ao fim de uns dias deixas de ter planta...se em vez disso, puseres algo com ritmo (lembras-te do ritmo?) que faz as pessoas ter vontade de mexer ou, principalmente, música clássica, vais ver a planta ganhar vida. As folhas ficam mais verdes, mais fortes e a planta crescerá muito mais saudável e muito mais rápido. Pensa na cantora de ópera que é capaz de partir um copo só com o som da sua voz…desta constatação nasceu mesmo um tratamento chamado Musico-terapia. Esta terapêutica é usada em hospitais de todo o mundo pois notou-se que quando os doentes eram expostos a certo tipo de música (vibrações) recuperavam mais rapidamente e não apresentavam tantos e tão proeminentes sintomas.

As propriedades curativas da música foram reconhecidas pelos antigos Egípcios e Persas, bem como na idade média. Na 1ª guerra mundial foi utilizada no tratamento das neuroses de guerra, de paralisias e de perturbações da fala. Na 2ª guerra mundial teve também contributo. É utilizada como cura mas também como ataque pois como já disse, dependendo do tipo de som, ele dá ou tira vida. A indústria militar usa as propriedades do som e das vibrações como arma que induz sérios danos físicos e mentais. Por isso pensa bem em todos os sons que estão presentes na tua vida e que podem estar a ter um efeito negativo em ti: O som das máquinas do teu emprego, o rádio relógio na tua banca de cabeceira, etc. Quanto mais fora de sintonia com o que a natureza programou, a frequência do som for, pior.

Agora pergunto eu: E se trouxesses sempre contigo boas vibrações? E se tivesses preparado com antecedência um cd ou uma pen com áudios encorajadores, optimistas, cheios de boas ideias que podes aplicar na tua vida e cheios de energia positiva para ouvires sempre que vais no teu carro? E se ao acordar, pusesses a tua música preferida a tocar? Aquela que te faz saltar que nem um doido e faz percorrer na tua espinha dorsal um arrepio de energia? Como seria isto diferente de passar o dia a ouvir pessoas a dizer que vamos todos morrer com gripe A, com antrax, com a doença das vacas loucas, com abelhas assassinas, com zombies alienígenas que vieram do espaço fazer círculos em campos de cereais para nos roubar 250 gramas de fiambre e um repolho? Como seria isto diferente de viver angustiado com casos de Maddie’s, Joanas, Paulas, Raquéis e Pastéis? Como seria isto diferente de ouvir falar de desemprego e crise o dia todo?

Mesmo partindo do principio que a pedra lá está, o que ganhas tu em apontá-la? Porventura, vais tirá-la do caminho com o teu olhar preocupado? Vais assustá-la de tanto esmiuçar as suas características e o quanto ela é grande e sombria e o quanto ela não devia estar ali? Ou vais FAZER ALGO DE CONCRETO para a tirar do caminho ou simplesmente passar por cima dela?

Se queres ganhar uns aninhos de vida precisas de parar IMEDIATAMENTE de ver televisão e ler jornais.

Estas entidades sobrevivem a construir estes pedregulhos ocos. Porquê? Porque eles são obrigados a passar o que as pessoas querem ver senão vão à falência. É o “Share” que decide se certo programa se mantém no ar ou não, não é a qualidade do programa. E o que a maioria das pessoas quer ver é...lixo. Porquê? Porque é o que o corpo lhes pede. E, como já sabes, os desejos de luxúria do corpo só atrasam o caminho da evolução.

As pessoas param na auto-estrada para ver um desastre porque o corpo e a mente são automaticamente atraídos para desgraças alheias. Porquê? Esta é a forma que a natureza encontrou de nos imprimir no cérebro que, “a tua vida depende de nunca fazeres isto. Presta bem atenção”. As pessoas vêem filmes de terror porque isso as faz sentir vivas e dá-lhes exemplos do que não fazer se querem manter-se assim.

Os filmes de terror são mesmo óbvios neste ponto.

Temos então em 3º lugar de filme que melhor exemplifica o que estou a dizer um chamado “Phantasm”:

A pessoa fica aqui a saber que se não tiver medo neste filme, é porque está morta. Fixe. It’s all good baby!

O honroso 2º lugar vai para o filme “The last house on the left”:

que explica que, a pessoa que vir este filme, para evitar desmaiar de medo deve repetir para si próprio que o que está a ver é apenas um filme...é apenas um filme...é apenas um filme...

E o 1º lugar vai para... xan xan xan xan!...“Suspiria” com, não uma, mas DUAS taglines fabulosas!:

Bonito...

E a melhor tagline de todos os tempos:

Como toda a gente sabe, as pessoas não gostam lá muito de estar em sítios escuros a sentirem-se confortáveis e seguras. Elas preferem magicar que está um monstro roxo e preto a observá-la, atrás daquela calçadeira enquanto se babam de medo...

(O mais incrível é que isto tem mais de verdade do que mentira... lol)

Ok, isto dos filmes de terror e dos telejornais espalhafatosos é a cultura do medo a funcionar e o medo é A emoção que definitivamente mais estragos pode causar na tua vida. As pessoas desta cultura sentem-se sempre miseravelmente mal, tristes, zangadas, deprimidas, azaradas e assustadas. Ninguém evolui a sentir-se desta forma. A evolução parte da energia oposta ao medo, o amor.

Quem ama, não teme. Quem teme não ama.

Não cedas ao desejo e à fome de medo do teu corpo vendo filmes de terror e tele(jornais). Vê antes uma boa comédia! Como te sentes depois de veres uma daquelas comédias de rir até cair a rebolar no chão? Vivo! Incrivelmente alegre! Bem-disposto! Certo? Como é essa sensação diferente da que sentes quanto vês um gajo a ser cortado às postas com uma motosserra enquanto 20 amigos dele levam com balázios de caçadeira no buxo?

Bem,  acho que já percebes-te a ideia.

E já estamos aqui a entrar no campo de um outro sentido.

A visão (Olhos): Já tinha falado sobre visão num outro post (A percepção da atracção) e talvez te dê jeito dar mais uma vista de olhos.

Diz-se que os olhos são a porta da alma. E já se sabe que quando uma porta não é bem fechada deixa entrar o que deve e o que não deve. Os olhos foram, de facto, a porta de entrada de grande parte das toxinas que tens neste momento no organismo. Acontece algo muito parecido com a pele. Os olhos conjuntamente com a pele são a porta de entrada da energia que nos é transmitida pelos feixes de luz.

A falta de sol causa todo o tipo de males no organismo. Sabias que 15m de sol é o quanto basta para o teu organismo receber a DDR de vitamina D? Pensa bem, o simples facto de estares exposto 15 míseros minutos à luz do sol, sem fazeres absolutamente mais nada, dá ao teu organismo toda a vitamina D que ele precisa. Isto, mais que prova que, a luz solar é fonte de energia, saúde e bem estar e não, como certas indústrias querem fazer-te acreditar, de doenças. O medo que tu tens do sol é bem mais perigoso que o mal que ele supostamente ta vai causar. Repara só na forma de estar das pessoas de cada país tendo em conta única e exclusivamente a quantidade de luz solar que recebem. Nota bem as diferenças entre o povo Brasileiro e, por exemplo, os Londrinos. Quais são mais enérgicos?...

A maior parte da energia negativa que recebemos hoje em dia pelos olhos, vêm, não do sol, mas das imagens que nos fazem sentir más emoções. A exposição constante a imagens feias, negativas e desconcertantes faz com que o corpo ganhe um PH ácido propício ao desenvolvimento de doenças.

Do Oriente chegaram notícias que um simples jogo de computador fez com que vários adolescentes tivessem ataques epilépticos devido às cores e às imagens apresentadas no ecrã. Portanto, putos perfeitamente saudáveis tiveram ataques epilépticos única e exclusivamente pelas imagens expostas num ecrã…dá que pensar não dá? Nos dias que correm e com a proliferação dos ecrãs, as pessoas são cada vez mais bombardeadas com imagens violentas. Os noticiários assustam as pessoas com imagens catastróficas do fim do mundo e afins. Isto tem um preço alto a pagar.

Se queres aumentar significativamente o teu bem-estar experimenta desligar a TV. Ok, não vou ser drástico ao ponto de dizer que nunca se deve ver televisão mas vê quando queres mesmo ver e quando sabes que vai dar determinado programa que é do teu total interesse e não quando só ligas a TV por hábito/instinto ou porque não consegues jantar com a tua família sem ela pois ninguém tem assunto. Foi ela que levou a agora não haver assunto! Pergunta-te sempre a ti próprio: “Se eu não soubesse que isto seria posto no ar, será que eu pedia muito que fosse posto?”

Aconselho-te a fazer o contrário de toda a gente. Em vez de noticiários com imagens abomináveis de pragas, doenças, assaltos e afins, vai ao youtube e vê pelo menos um vídeo por dia de algo ÚTIL, divertido e interessante para a tua vida. Aconselho-te VIVAMENTE a ver tudo o que possas de um senhor chamado Anthony Robbins. Meia dúzia de bons vídeos deste homem é o quanto basta para por a tua mente a 1000 à hora com ideias e conceitos que vais desejar ter sabido muito antes. Mas existem muito mais! Só tens de procurar.

Na 3ª e última parte vamos desvendar os restantes sentidos. Até lá, alimenta os teus (criadores da tua realidade/vida) com as experiências certas!

 

David Veríssimo

Dúvidas e sugestões:

planeta.marte@portugalmail.pt

planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: