sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que é um guerreiro da luz?

Depois do filme, o livro.

O livro que vou apresentar de seguida talvez muitos já o esperem. De certa forma era inevitável uma vez que foi ele a minha inspiração inicial.

Não estamos aqui a falar de um livro qualquer, estamos a falar de um livro complexamente simples. Estamos a falar de uma autêntica bíblia do auto-conhecimento. Estamos a falar de um manual. Não! Estamos a falar de O manual.

O Manual do Guerreiro da Luz.

 

Escrito pelo Carioca Paulo Coelho, este é um livro que consegue descrever o indescritível. A aparente simplicidade das suas palavras vai acompanhando o amadurecimento do leitor acabando por revelar todos os seus tesouros escondidos...a quem os souber reconhecer.

Sim, porque este livro não foi feito para ser lido por todo o mundo. Este livro só pode ser lido por quem tem olhos que vejam. Este livro só pode ser lido por que tem ouvidos que escutem.

Só quem consegue escutar os sinos que o mar faz tocar no seu leito consegue ler este livro.

E tu? Consegues ouvi-los?:

“O guerreiro da luz não tem medo de parecer louco.”

“O guerreiro da luz, às vezes, luta com quem ama.”

“O guerreiro compreende que as experiências repetidas têm uma única finalidade: Ensinar-lhe o que não quer aprender.”

“Para o guerreiro da luz, não existe nada abstracto.”

“Um guerreiro da luz nunca tem pressa.”

“Um guerreiro aproveita toda e qualquer oportunidade para ensinar a si mesmo.”

“Um guerreiro da luz faz sempre algo fora do comum.”

“Um guerreiro da luz, quando começa, vai até ao fim.”

“Um guerreiro sabe que os seus melhores mestres são as pessoas com quem divide o campo de batalha.”

“Um guerreiro da luz medita. Ele sabe que no silêncio do seu coração existe uma voz que o orienta.”

“O guerreiro da luz sabe que é impossível viver em estado de completo relaxamento.”

“Um guerreiro da luz muitas vezes desanima. Ele nem sempre tem fé.”

“Um guerreiro da luz sabe que nenhum homem é uma ilha. Ele dança com os seus companheiros, mas não transfere para ninguém a responsabilidade dos seus passos.”

“O guerreiro da luz sabe que todo o mundo tem medo de todo o mundo.”

“Um guerreiro da luz é fidedigno. Às vezes julga-se mais importante do que realmente é. Mas não mente.”

“É porque pensa que é o que diz, que o guerreiro acaba por se transformar no que diz.”

“Todas as vezes que o guerreiro desembainha a sua espada, utiliza-a. A espada não foi feita para ser usada com a boca.”

“O guerreiro da luz comporta-se como uma criança.”

“Um guerreiro não tenta parecer; ele é.”

“Os guerreiros da luz reconhecem-se pelo olhar.”

“O guerreiro raramente sabe o resultado de uma batalha quando esta acaba.”

“Um guerreiro da luz não se arrepende porque o arrependimento mata. Ele humilha-se e concerta o mal que causou.”

“Um guerreiro da luz compartilha com os outros o que sabe do caminho.”

Tudo isto é ser um guerreiro da luz. Tudo isto e muito mais.
Este é o caminho que escolhi para mim e este é o caminho que te quero mostrar. Sem armaduras pesadas e sem conversa fiada a tentar mostrar uma realidade que não existe. Sem fórmulas mágicas que te prometem mundos e fundos em 5 minutos.

Se vais caminhar ao meu lado precisas de saber a verdade sobre mim sem tretas. E a verdade é que eu sinto-me completamente aterrado.

Quem?!? O guerreiro da luz? Aterrado?! Mas que conversa é essa?

Pois é, lamento desiludir-te mas a minha vida não é o mar de rosas que pode aparentar. Por estranho que te possa parecer, eu não enfardo complicações ao pequeno-almoço e não tenho nenhum “resolve-problemas” dourado e brilhante que uso rápida e habilmente sempre que me deparo com um obstáculo na minha vida.

Nem sempre sei o que fazer e por vezes tenho muitas dúvidas.

Também não tenho duas irmãs gémeas Suecas vestidas de enfermeira à espera do meu estalar de dedos, nem as mulheres me caem aos pés sempre que vou a um bar. Por vezes também fico “encavacado” sem saber o que dizer e também faço “figuras tristes”... :)

Mas fixe! Não há crise. Eu não tenho interesse em criar uma espécie de aura mágica em volta de mim que me faça parecer o rei da macacada.

O importante não é nada disto. Porque se não sabes ficas a saber: Não importa quão espectacular e perfeita uma pessoa aparente ser. Não importa se é o presidente da República ou o campeão da volta à lua em bicicleta. Não importa se é aquela loira em pose inabordável ou aquele homem de olhar assustador e dominante. Sabes que mais? Eles nunca passarão de simples seres humanos de carne e osso com problemas e medos exactamente iguais aos teus. Se pensares bem, acaba por ser óbvio não é?

Pois. É precisamente isso que eu sou. Um gajo simples de carne e osso, que decidiu evoluir custe o que custar.

É só isto que faz a diferença na vida das pessoas. É só isto que importa. O resto é paisagem.

É isto que vais sentir quando tomares a decisão de evoluir e mesmo depois de teres evoluído durante anos e anos a fio: Medo. Muito medo. O medo vai estar presente na maior parte das tuas decisões. Medo do que os outros vão pensar, medo do que os outros vão dizer, medo de não seres capaz, de caíres no ridículo e fazeres figura de palhaço.

Medo.

Esse vai ser o teu baptismo. É o medo que vai separar o trigo do joio. É o medo que vai determinar a fibra de que és feito.

Nem sempre vais conseguir ultrapassá-lo, vai haver dias que não vês nenhum sentido e vais duvidar do caminho da luz e da tua força para o percorrer. Vai haver dias em que vais sentir-te indigno, vais ter atitudes covardes, mesquinhas e infantis.

Não importa.

Quando acordamos de um longo sono, a luz incomoda os olhos...

Tentamos tapá-la com as mãos e queremos que desapareça. Dói-nos a cabeça quando a olhamos directamente.

Não importa.

Desde que nunca abandones a vontade de tentar ser melhor do que és, tudo o resto é completamente indiferente.

“Um guerreiro da luz volta sempre à luta. Nunca por teimosia mas sim por coragem.”

David Veríssimo
planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: