sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porque é que é o cão que abana o rabo e não é o rabo que abana o cão?

tailwaggin1
Resposta: Porque pode e porque é o cão que tem emoções e não a cauda.



E o que é que interessa quem abana quem?




Sinceramente não interessa muito...o que interessa mesmo é conhecer a mecânica por detrás do abanamento. (Acho que acabei de inventar uma nova palavra)




Ok, traduzindo isto para português, o que estamos aqui a falar é de emoções. Como já sabes, as emoções são controladas pelo 2º cérebro que a evolução deu ao Homem: O límbico. Se tens acompanhado o Guerreiro da Luz também já sabes que o cérebro Límbico não é a última fase da evolução humana. A evolução humana encontra-se neste momento na 3ª fase: Neo-Cortex (que controla as tarefas lógicas e racionais).






Se usares agora o teu Neo-Cortex provavelmente consegues entender que, se este cérebro constitui a última fase de desenvolvimento isso significa que serve melhor os teus interesses que os seus antecessores porque evoluiu para além deles. Faz sentido?




Fixe. Então quer dizer que devemos sempre usar o cérebro racional e mandar lixar os outros dois?




Calma...não é bem assim.




Na natureza não existe nada sem função. Se eles ainda existem é porque fazem falta. A questão não é deixar de usar os primeiros dois e ser lógico e racional em tudo...




Ser emocionalmente inteligente não é não reagir a nada e andar na rua tipo zombie dos mortos-vivos, é antes conseguir ter o controlo necessário para decidir quando reagir. Ou melhor, quando AGIR, porque a partir do momento em que entra o “decidir quando” isso deixa de ser uma reacção e passa a ser uma acção consciente.




Esta é a essência da inteligência emocional. Transformar a reacção automática em acção consciente.




Para isso acontecer o que tu fazes tem de ser baseado na tua consciência e pensamento lógico e não num simples automatismo.




Vamos lá ver...qualquer um pode reagir, reagir é a coisa mais fácil do mundo. Um bebé com 2 minutos de vida reage automaticamente a tudo...e normalmente cresce a pensar que essa é a melhor maneira de andar pelo mundo: Agindo consoante os estímulos que se recebem em vez de agir consoante o que ele quer fazer. Aqui existem 2 problemas:




1º A maior parte dos estímulos que recebes causam em ti reacções que não servem os teus objectivos.




2º (E mais importante) O ser humano evolui naturalmente como qualquer ser vivo à face da terra. O intuito da evolução de qualquer ser vivo é sempre o mesmo: Adaptar-se melhor ao meio envolvente para melhor desempenhar as suas funções. Mas essa evolução não acontece por “dá cá aquela palha”, nós temos de “provar” ao mundo que merecemos evoluir. Nós temos primeiro de subir o 3º degrau antes de aparecer o 4º...imagina-te a jogar um jogo qualquer de computador e, de repente a meio do jogo, sem mais nem menos, passas de nível. Yeah! Altamente! :)




Tira o cavalinho da chuva. É claro que isto nunca te vai acontecer.




Ninguém evolui do 2º para o 4º nível sem o merecer. Sem percorrer todos os caminhos que é preciso percorrer, sem derrotar TODOS os inimigos que é preciso derrotar e sem ganhar ao Boss final. Toda a humanidade está a jogar este jogo e só quando todos merecerem passar de nível é que a evolução natural faz das suas. Nunca antes disso. Só depois de a esmagadora maioria de nós conseguir adaptar-se e usar perfeitamente aquilo que a mudança anterior trouxe é que acontece a evolução natural da espécie.




Agora a minha pergunta para ti é: Se vais continuar a usar principalmente os 2 primeiros cérebros exactamente como fazíamos há não sei quantos milhares de anos atrás e a ignorar o 3º, estás a dizer ao “computador” que mereces evoluir ou estás a dizer que estamos todos bem no 3º nível e que na verdade, a 3ª fase da nossa evolução foi puro acaso?....






Pois...




Isto é como teres um Fiat Panda e ganhares um Porche Carrera num concurso mas sempre que é preciso ir a algum lado levas a “caixinha de fósforos” e deixas o Porche a apodrecer num canto da garagem, chegando mesmo a usá-lo como armário das tintas ou qualquer coisa assim do género. É isto que vai acontecer com a nossa possibilidade de evoluir se a desperdiçarmos: Apodrece de tanto esperar. E depois, inevitavelmente, o Fiat panda dá o berro e então é que nem um nem outro...




Esse é o momento da derradeira decisão. Temos de passar na janela da evolução enquanto ela ainda está aberta.




Uma espécie que não consegue evoluir é uma espécie condenada.




Não importa se estamos 1000 níveis acima dos outros todos. Acabou. É o fim. Game Over.




Se a humanidade pretende atingir o 4º nível então temos de mostrar que dominamos o 3º.




Como? AGINDO CONSCIENTEMENTE EM VEZ DE REAGIR. Usando e dominando o cérebro que recebemos na última evolução da humanidade. É esse, e só esse que, usado como filtro dos outros dois, te dá o poder de agir conscientemente. Sem ele a única coisa que conseguirias fazer seria agir automaticamente como faz um cão por exemplo, que, quer seja movido pelo medo ou pela alegria, é sempre, mas sempre...movido automaticamente.




Acho que ainda só disse isto duas mil trezentas e quarenta e cinco vezes, por isso talvez seja boa ideia lembrar que: Os automatismos não servem o guerreiro da luz. Um guerreiro da luz age guiado pela sua consciência.




Para conseguires ser guiado pela tua consciência, tens de te ver livre dos bloqueios emocionais.




Para te veres livre dos bloqueios emocionais precisas de ganhar Inteligência emocional.




Inteligência Emocional é uma pedra basilar da evolução pessoal.




Espera, deixa-me dizer isto outra vez: Sem seres emocionalmente inteligente não tens a mínima hipótese de te sentires verdadeiramente preenchido, feliz e gerares uma corrente de sucesso. Sem seres emocionalmente inteligente nunca conseguirás acumular riqueza de forma permanente. No way José. Se não estás preparado para aprender a ser emocionalmente inteligente pára imediatamente de ler este blog e vai à tua vida. Nada do que eu possa escrever aqui, vai fazer a mínima diferença para ti.




Ok, agora que deixámos isto bem claro, vamos falar um pouco mais aprofundadamente sobre o tema...




...no próximo post...




Óóóóóóóóóó...




Eu sei, eu sei. Agora que estava a começar a ficar interessante é que acaba...que excelente oportunidade para treinares a tua I.E.! :)




Bem, como já disse, na 2ª parte deste post vamos falar de conceitos mais técnicos por isso qualquer dúvida que tenha surgido não hesites.








Ah! Aproveito para dizer que a “Sondagem 2” está boa e recomenda-se ;) Mais alguns dias e está pronta a ser postada! Quem ainda não participou e deseja dar o seu contributo ainda vai a tempo, é só pedir as questões para os mails descritos em cima. Toda a ajuda é bem-vinda.




Mantém-te fiel a ti próprio!


David Veríssimo

Sem comentários: