terça-feira, 12 de maio de 2009

A subtil diferença entre um “homem” e um “Homem”(Parte 2)

Se não leste a primeira parte deste post e o tema te interessa sugiro que o faças. Lendo este post sem ler o outro, muita coisa poderá não fazer sentido.

Dito isto, onde é que ficámos na última vez? Ah! Foi no “que porra é esta da selecção consciente” e no “como é que te manténs sempre um passo à frente”.

Ok, em primeirissimo lugar, para poderes fazer uma selecção consciente é imperativo que saibas EXACTAMENTE o que tu queres num homem. Se vais ao supermercado sem uma lista de compras possivelmente acabarás por gastar tempo e dinheiro trazendo coisas que na verdade não precisas. O único a ganhar aqui foi o supermercado que conseguiu não só fazer-te levar coisas que tu não querias nem precisavas para casa, como ainda te fez pagar por elas. Aqui é a mesma coisa. Se tu não sabes o que queres num homem, vai ser-te mais difícil absteres-te de te entregares a outro e se o verdadeiro aparecer, podes não conseguir identificá-lo. Vais andar a “comprar” às cegas...porque o que vem dentro do plasticozinho nem sempre é o que foi publicitado.

Se souberes o que queres tão bem como dizes “A, B, C, D”, logo que conheças o homem, uma campainha na tua cabeça vai soar. Vais pensar que estão a tocar o sino na igreja, mas não! É o teu cérebro lógico a dizer “É ESTE! É ESTE! AGARRA O GAJO CARAÇAS!” :) Ok, o teu cérebro lógico é mais bem educado, mas tás a ver a ideia? Great.

Portanto pega num caderno e numa caneta, senta-te confortavelmente num sitio onde estejas sozinha e em paz e pensa seriamente no que tu queres para ti. Mas pensa mesmo! Não tenhas medo de colocar pormenores minusculos. Não tenhas medo de escrever detalhes que penses que possam reduzir a hipótese de encontrares um homem assim a 0,000001% e ficares sozinha e abandonada para o resto da vida. Se é mesmo o que tu queres é isso que tens de escrever. Não tenhas medo. Se prometeres escrever o que te vai no coração, eu prometo-te que esse homem existe. E mais...prometo-te que se o tentares verdadeiramente encontrar, é isso mesmo que vai acontecer.

“Search and you will find”

Aponta então as 10 qualidades que aches mais importantes. Depois assinala duas ou três que sejam MESMO fulcrais e que não estejas disposta a abdicar de maneira nenhuma. Esta tarefa pode demorar 20m como pode demorar 5 meses. Depende de cada um. Para mim por exemplo demorou umas 3 semanas.

A seguir deves decorar essa lista como decoras-te o teu próprio nome ou a tua data de nascimento. Acredita que as dúvidas que possas ter tido até aqui acabaram. A única questão que vais colocar daí em diante é: Ele tem as qualidades que eu quero ou não? Acabaram as compras por impulso ou por a embalgem ser bonita. (A não ser que uma das qualidades que tu queiras seja mesmo uma embalagem bonita, claro...e não há mal nenhum nisso).

Agora que sabes o que queres só falta mesmo aprender a detectar essas qualidades nos homens sem seres enganada pela fachada que eles montam.

Há muitas coisas que podem ajudar-te nessa tarefa. Uma das que eu acho ser mais eficaz é concentrares-te na aura de energia que está à vossa volta. Ou por outras palavras, tens de tomar atenção a como te sentes quando estás na presença dele. Einstein disse um dia: “O importante é não deixar de fazer perguntas” por isso aproveita e faz a ti própria as seguintes perguntas:

Sinto-me confortável?

Sinto que posso confiar nele?

Sinto que existe uma partilha na interacção ou ele limita-se a tentar obter algo de mim sem dar nada em troca?

Sinto que ele está mais preocupado em demonstrar que não está interessado em mim, ou mais interessado em proporcionar uma conversa divertida e interessante?

Ele faz-me sentir confortável e à vontade com os meus pensamentos, decisões e opiniões, ou diz sempre algo para tentar desvalorizá-los na tentativa de que volte atrás com eles?

Isto está de facto a ser estimulante para mim?

Há algo nele que me fascina realmente e me deixa curiosa ou estou ali por estar?
Ele tem sempre um leve sorriso na cara, é simpático e atencioso com todas as pessoas ou gosta de sarilhos, fala “de trombas” e anda “emproado” a toda a hora?
Como é que ele reage quando é contrariado?

Ele fala sempre de forma optimista ou vê problemas em tudo e mais um par de botas?

Com que tipo de amigos ele se dá?

Ele faz o que diz que vai fazer, ou a maior parte das promessas dele não passam disso mesmo?

Ele é leal e honesto na sua vida e nas suas acções?

Ele tem vícios auto-destrutivos? (fumar, beber demais, etc...)

Então e se neste momento já estiveres numa relação? Nesse caso podes acrescentar mais uma data de perguntas à lista “fazer a mim própria”:

Ele trata-me como desejo ser tratada?

Gosto da relação como ela está?

Estamos os dois a “trabalhar” para o mesmo objectivo ou ele impõe a visão dele?

Ele está sempre muito ausente e indisponível?

Ele diz que me vai ligar ou convidar e depois não diz nada?

Como está a minha ligação com ele? Há uma ligação?

Quando estou com ele há sempre sexo e sinto que se não houver ele fica chateado, ou também temos saídas em que apenas passeamos, conversamos, rimo-nos e divertimo-nos?

Sinto que posso confiar nele, ou há algo nele que me deixa sempre na dúvida?

Que valor acrescenta ou acrescentou ele à minha vida?

O que já aprendi de útil com ele?

Já o apanhei em mentiras? Mesmo daquelas supostamente inocentes?

Tenho sempre esta sensação de que ele me anda a esconder algo?

Só tu sabes as respostas a estas perguntas mas se algo não te faz sentir realizada e, bem pelo contrário, só te magoa e faz sentir mal, então acabar a relação e afastares-te de vez é aquilo que tens de fazer sem hesitar e sem voltar atrás na tua decisão. Quando um homem da atitude do obter está com uma mulher numa relação íntima, ele não partilha nada. Ele não ouve a mulher, ele espera para falar que é bem diferente. O que ele faz de bom a ela é sempre numa de obter, obter, obter. Seja validação, seja sexo, uma destas coisas está sempre em pano de fundo. As “saídas” são na verdade meros encontros sexuais disfarçados. O “gostar” da mulher não passa de uma reacção ao que obtém dela porque quando ele não está a obter nada, ele parece “gostar menos” e chega até a ficar irritado e agressivo com as “negas” dela. É o chamado sindrome do ego magoado. Tadito :) Esta é uma das alturas que costumam aparecer manipulações, discuções e etc e tal.

Este é o sinal mais óbvio que pode haver que confirma que o homem não gosta (nem nunca gostou) da mulher em causa.A mulher nunca foi a questão, apenas a usou para obter aquilo que precisava. Enquanto ela lhe dá o que ele quer é preciso tratar bem e passear, logo que pára de dar está tudo estragado e aparece a raiva interior, que sempre lá esteve mas que, para ele conseguir obter o que desejava, estava disfarçada.

Como vês, este tema dá pano para mangas...
Ainda assim, e para finalizar, quero ainda falar-te de mais um ou dois tópicos que penso que precisas mesmo de saber se queres ter verdadeiro controlo das tuas relações. A última peça do puzzle base e a conclusão desta salganhada toda, vai ficar para o 3º post.

Entretanto envia-me as tuas dúvidas e comentários aqui para o post ou usa os mails:


planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt


David Veríssimo

Sem comentários: