domingo, 28 de junho de 2009

Automatismo Versus Intenção

Tal como já tinha dito num post anterior, para fazeres o cérebro da mulher libertar os químicos que desencadeiam as reacções químicas que a levam a sentir-se atraída por ti, tens de executar um determinado tipo de acções. Na altura dei o exemplo que se costuma ver em alguma feiras, do homem ou mulher que está em cima de uma plataforma que pende sobre um tanque de água. Este sistema tem um funcionamento similar ao modo como a mulher se sente atraída, e para todos os efeitos, tem até um funcionamento similar a muitas outras coisas na vida. Mas para já centremo-nos no tema da atracção. Repara:

Qual é o objectivo do jogo da feira? Molhar a pessoa que está sentada na plataforma certo? Quando é que isso acontece? Isso acontece logo que o alvo vermelho seja comprimido e a plataforma caia, deixando cair também a pessoa que está lá em cima para que se junte à água e aconteça a humidificação. Como é que isso acontece? Sempre que alguém projecta uma bola na direcção exacta desse tal alvo e com a força suficiente.

Qual é o objectivo da atracção? Ter sexo com outra pessoa certo? Quando é que isso acontece? Isso acontece quando no cérebro de pelo menos uma das 2 pessoas envolvidas, as bolinhas dos químicos da atracção forem libertadas para que choquem umas com as outras acontecendo assim as reacções químicas correspondentes. Como é que isso acontece? A pessoa tem de projectar uma personalidade com as qualidades certas na direcção exacta da outra pessoa, ou dito de outra maneira: Tens de “carregar nos botões certos” dela.

Tás a ver o filme? A atracção é uma coisa automática. Em termos simplistas é como teres um controlo remoto da pessoa: Carregas no botão ON e ela imediatamente sente-se atraída. É algo que ela não consegue controlar. Nem tu.

É claro que isto é muito mais fácil de dizer que de fazer…ainda assim, é algo que está perfeitamente ao alcance de quem decida aprender e não é, repito, NÃO É, como querem fazer-te acreditar, uma coisa totalmente imprevisível e aleatória. Quem diz isso fala através da sua própria ignorância.

Não é preciso ser nenhum Sherlock Holmes para chegar à simples conclusão que se realmente fosse uma coisa aleatória determinado tipo de homens não atrairiam mulheres de forma prolongada e consistente como o fazem e principalmente, determinados homens não repeliriam as mulheres de forma prolongada e consistente, como o fazem.

Faz sentido?

E eu não estou a dizer que o facto de ser automático é bom, estou a limitar-me a descrever as coisas como elas são e não como gostaria que elas fossem. Se queres saber até acho que é péssimo…não sou grande apoiante dos automatismos. É certo que te facilitam a tarefa mas é precisamente por isso que não gosto deles. Se o Word te corrige uma palavra qualquer, tu não chegas a perceber que a estás a escrever mal ou, mesmo que percebas, nunca fazes o esforço para mudar e passar a escrevê-la bem porque o software o faz por ti. Os automatismos impedem a evolução de acontecer. O melhor exemplo que me ocorre agora é o do carro com mudanças automáticas. Se tens um Fiat Panda e um dia compras um carrão com mudanças automáticas e tudo quanto é paneleirisse, acabas por perder a sensibilidade que tinhas desenvolvido na “caixinha de fósforos”. Quando chove, o limpa pára-brisas é accionado sem tu fazeres nada, quando fica de noite ou passas num túnel, os sensores imediatamente ligam as luzes e se tens mudanças automáticas acabas por chegar a um ponto em que deixas de conseguir SENTIR quando é a altura certa para por uma mudança.

Talvez isto de ser automático te faça alguma confusão mas repara. Eu adoro documentários da vida selvagem e também sempre me impressiona ver as danças de acasalamento dos animais. Todas as espécies têm os seus rituais e movimentos específicos nas suas danças e é realmente incrível que mesmo os animais que nascem em cativeiro fazem a sua dança do amor sem NUNCA terem visto outro da sua espécie a fazê-lo. E fazem-no EXACTAMENTE DA MESMA MANEIRA que todos os da sua espécie! É ou não é incrível?

Isto é a prova que é algo que está inscrito nos seus genes. Já nasce com eles, não precisam que ninguém lhes ensine. E outra coisa interessante é que, se por acaso se enganam em algum dos passos ou o fazem fora do ritmo que é suposto, a fêmea pira-se dali enquanto o diabo esfrega um olho…

É por isso que tu até podes aprender cinco dúzias de frases fabulosas para impressionares uma mulher mas se depois a dança continua e o resto do teu comportamento não está de acordo com o que tu dizes é a mesma coisa que não teres dito nada…aliás é pior porque começas-te uma coisa que não consegues acabar.

Nos tempos de Shakespeare quando se desembainhava era mesmo para combater. Não havia cá pão para malucos. Ninguém mostrava a lâmina da sua espada se não tivesse pura intenção e completa capacidade de ir até ao fim.

Se chegares ao pé da mulher e disseres “eu sou uma pessoa com grande ética” e se quando fores embora ela te vir tirar o carro de uma zona para deficientes és capaz de ter baixado uns pontos na consideração dela. Lembra-te: É o teu comportamento geral que vai definir se a mulher se mantém atraída ou não. Aqui não há soluções rápidas e imediatas. As frases de engate que lês na Maria e na Ana + atrevida são pensos rápidos que não tratam a ferida, só a escondem durante algum tempo. São espadas desembainhadas e postas na mão de alguém que não pode com elas.

Tu podes aprender um passo da coreografia mas se não souberes a maior parte do padrão não há nada que possas fazer para a levares a sentir-se verdadeiramente atraída por ti. Por outro lado, se o teu comportamento estiver bem sintonizado no ritmo certo, não há nada que ELA possa fazer para não se sentir atraída por ti. Nice…

Ela pode pensar racionalmente e fazer o esforço de te rejeitar (nesse caso terias de ser um grande sacana…) mas mesmo nesse caso, ela não conseguirá parar de sentir-se atraída por ti. Isso é algo fora do controlo dela. Isso seria quase como tentares parar os teus batimentos cardíacos, ou tentares não suar…

A mesma coisa se passa com a comida. As pessoas têm tendência para comer o que lhes faz bem ou o que lhes SABE bem? Se visses um pastel de nata e uma cenoura em cima da mesa, em qual pegavas primeiro?

Se uma pessoa for obrigada a escolher entre fazer o que lhe SABE bem a curto prazo e fazer o que lhe FAZ bem a longo ela escolhe a 1ª opção.

É por isso que as pessoas ingerem açúcar como se não houvesse amanhã, é por isso que as pessoas fumam e é por isso que a mulher escolhe o homem que SABE a bom e não aquele que É bom.

O que é interessante é que se perguntares a uma mulher o que ela preferiria ela vai responder que obviamente prefere o que é bom a longo prazo mas quando se vir na situação em que tenha de escolher, 9 em cada 10 vezes ela manda lixar o longo prazo e vai atrás do que no inicio (pensando racionalmente) apelidou de “insensível”, “abusador” e “mal-educado”. É fatal como o destino.

Depois chora e diz que não tem “sorte” com os homens. Ou seja, delega a função de encontrar um homem de qualidade, à sorte e ao azar. Ou seja, culpa eventos externos pelo que acontece na sua vida e desmarca-se da responsabilidade.

Se queres encontrar um homem ou uma mulher de qualidade tens de tomar conta da tarefa TU próprio(a). Tens de parar de arranjar desculpas esfarrapadas como a “sorte” e o “azar” e tens de bater com a mão no peito. Tens de aprender como fazer as coisas acontecerem e desenvolver em ti as qualidades necessárias. Não podes queixar-te de não encontrar uma coisa que não mereces ter.

David Veríssimo

planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: