quinta-feira, 25 de junho de 2009

Linguagem Corporal


Aqui está um dos meus temas favoritos! Isto é algo tão incrível e tão fascinante que eu nem sei bem por onde hei-de começar. Talvez pelo principio…

Bem, vamos lá ver.

As pessoas comunicam umas com as outras certo? Nada de novo até aqui. Comunicar é algo absolutamente necessário para a nossa sobrevivência e bem estar. Se não comunicas estás sete palmos debaixo da terra. Nice and simple.

Se não conhecesses o titulo deste post talvez pensasses que eu me estava a referir à linguagem verbal porque é a mais conhecida mas existem mais formas de comunicar. Eu por exemplo, ao estar a escrever este texto, estou a comunicar contigo através da escrita. Se estás a relatar um jogo de futebol, estás a usar a comunicação verbal.

Conforme foste crescendo foste aprendendo a dar muita importância a este nível de comunicação (verbal) mas na verdade ele representa apenas uns míseros 7% de toda a comunicação. Se não tiras-te 0% na prova global de matemática da semana passada já sabes que sobram 93% deste bolo. E acredites ou não vão inteirinhos para a linguagem corporal.

Isto seria como falares 100 palavras e a pessoa que estava a ouvir, com sorte, apanhava 7…isto seria como leres este parágrafo e no fim já só te lembravas de “Isto…ouvir…parágrafo…irrelevante…boneco…pessoas retêm”, isto significa que o que tu dizes é praticamente irrelevante. Talvez isto te seja difícil de aceitar porque ninguém gosta de falar para o boneco…nós gostamos de pensar que o que nós dizemos é aquilo que as pessoas retêm.

Mas não é bem assim...

Para confirmares que não é, basta que ligues a TV. Os políticos, por exemplo, são profissionais nisso. Eles podem dizer a maior barbaridade do mundo mas dizem-no de tal forma que fazem as pessoas votar neles. Muitos podem dar-se ao luxo de ganhar eleições com uma promessa e depois não a cumprem! As pessoas vão chamar-lhe aldrabão mas quando chegar o dia das eleições ele vai enfeitiçar a maioria novamente. Que maior prova que esta poderá haver para confirmar que a palavra não importa?

E aquela voz grave…pausada e…sedutora dos trailers de cinema Norte-Americanos?

“THIS FALL…BRRRRRRUUUM…ONE MAN…BRRRRRRUUUM…ONE WOMAN…BRRRRRRUUUM…ONE DESTINY…THEY WERE MEANT TO FIND LOVE…THE HARD WAY!…” Só para dizer meia dúzia de frases, deve chover mais na carteira deste gajo que na da maioria dos actores do filme :)

Mas é realmente incrível. Ele pode pegar em qualquer frase ou tema e dar-lhe um ar “cool”:

“IN THE CITY…WE MUST FIGHT TO SURVIVE…HE SELLED TORTILLAS IN THE CORNER…AND THE MAF WANTED HIM…”

já imaginas-te o tipo a preparar o pequeno-almoço? “BRRRRRRUUUUM…TWO EGGS ARE BEATEN…BEYONG RECOGNITION…” :)

Ok, já estamos a avacalhar.

A ideia que tens de reter aqui é: O que importa não é o que é dito mas sim A FORMA como é dito.

Também não importa muito o que fazes ou deixas de fazer, importa muito mais A FORMA como o fazes. Todos os teus movimentos dizem algo sobre ti. A forma como dás um aperto de mão a alguém, a forma como te sentas, a forma como falas, a forma como pegas num copo. Tudo isso diz algo sobre ti e sobre o teu estado emocional.

Para quem não está familiarizado com o tema isto é bastante estranho de se ouvir mas normalmente as pessoas fartam-se de comunicar com estranhos todos os dias. Se vais a caminhar pela rua, quase sempre que aparece alguém em sentido contrário tu olhas meio segundo para essa pessoa e ela diz-te imediatamente de que lado vai passar. Ás vezes as duas desviam-se para o mesmo lado e andam ali um pouco atrapalhadas. Isso acontece quando há erro na comunicação, ou seja, pelo menos um deles não conseguiu ou não pôde interpretar a mensagem que a outra pessoa lhe enviou a dizer qual o lado que escolheu passar.

Mas todas estas interacções passam despercebidas à generalidade das pessoas. Isto é só um exemplo para que entendas como é tudo tão inconsciente. Tu usas a LC para coisas que nem sabias que existiam.

No contexto da atracção, tanto podes usar os conhecimentos de LC para comunicar algo ao inconsciente de uma determinada pessoa como para ler o que o inconsciente de determinada pessoa está a comunicar.

As vantagens são muitas e óbvias:

Se estás numa discoteca não precisas de perguntar se ela tem interesse em ti, se ela tiver provavelmente vai sinalizá-lo. Vai olhar-te no olhos um pouquinho mais que o normal ou vai sorrir levemente. E tu vais entender mesmo que o som esteja a bombar nas colunas e ela esteja na outra ponta do bar. Se fores lá meter conversa, ela vai dizer-te claramente se quer que continues a subir a escada da atracção ou se quer que a escada parta e dês um trambolhão. Se marcares um encontro com ela podes saber se ela está verdadeiramente relaxada e se está a gostar da interacção. Podes saber se ela quer saltar-te para a espinha mesmo que tenha cara de freira. Podes saber se ela confia em ti. Basicamente podes “lê-la” como um livro conforme a interacção se desenrola. Toma atenção, por exemplo às suas pupilas, quanto mais dilatadas estiverem mais interesse ela tem em ti (Não vale levá-la para um sitio escuro para subir a tua auto-estima :), se ela arquear as costas também é um bom sinal, repara se o lábio inferior dilata, se ela espelha os teus gestos, etc.

Isto vai poupar-te muito tempo e muitas indecisões.

Já agora aconselho-te a não levantares este assunto com a mulher com quem estás porque muitas delas sentem-se inseguras e pouco à vontade na presença de um homem que sabem que consegue ler a sua LC. Ficam com a ideia de que o homem está constantemente a avaliar tudo o que ela faz. Sentem-se “despidas” e “desprotegidas”… Eu acho que não faz sentido sentirem-se assim a não ser que tenham algo a esconder mas também entendo que é mais uma resposta emocional automática…não estou a dizer para mentires, (se elas perguntarem directamente diz) mas por uma questão de não as melindrares não puxes esse assunto demasiado cedo.

A maior vantagem em saber ler a LC é que ela raríssimas vezes te mente. Nós os humanos inventámos uma capacidade fabulástica que parece que vai salvar o mundo: Mentir. Mentir é o desporto mais praticado à escala mundial. Ás vezes parece que podes confiar naquela pessoa que te conhece desde a infância e um bonito dia vens a descobrir que te passou a perna. Aqui não vais ter muitos problemas desses pois a LC é inconscientemente. As pessoas podem escolher as palavras mas não os gestos inconscientes.

Outra coisa importante é que as mulheres chegam a ser 8 ou 9 vezes melhores leitoras de LC que os homens. São efectuados estudos com filmes mudos e pessoas a interagir. No fim, as percentagens de mulheres que entendem o que se passou ronda sempre os 80 e 90%. A dos homens nem vou falar para não entrarmos todos em depressão :)

Por isso também é importante saberes como comunicar a mensagem certa:

Ocupa muito espaço quando te sentas, recosta-te, mantém o contacto visual, desenvolve uma voz de tom grave, utiliza movimentos lentos e calculados, etc.

Ok, não quero alongar-me muito porque este post é mais para te dar a conhecer o tema, daqui a uns tempo falarei um pouco mais aprofundadamente sobre isto e colocarei imagens exemplificativas para deixar tudo bem claro. Espero ter despertado o teu interesse e espero que aprendas tudo o que possas sobre este tema fulcral.

David Veríssimo

planeta.marte@portugalmail.pt e planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: