segunda-feira, 8 de junho de 2009

Percepção da Atracção

Para a maioria dos homens, o fenómeno da atracção resume-se a uma simples questão: Ele acha a mulher bonita fisicamente ou não? Embora, te possa ser difícil encontrar um que o admita em público, a verdade é que a 1ª coisa que atrai um homem é o aspecto físico da mulher.

Não há nada errado nisso, a questão é que, como para um homem esta atracção física é uma coisa tão forte, tão óbvia e tão básica, ele acredita que as mulheres (e, basicamente, toda a gente) funcionam da mesma forma.
Qualquer mulher te dirá que isto é completamente falso. Uma mulher não vê nem sente as coisas como um homem.

“Hey, David os teus posts estão a baixar de forma pá! Isso é um nadinha óbvio não te parece?”

Ya, eu sou licenciado em “oratória óbvia” pela faculdade de “Daaah!” da Carolina do Norte :)

Ok, mas se isto é tão óbvio assim porque é que os homens continuam a tentar atrair as mulheres como se elas fossem homens? (Já explico)

Os fios da cabeça delas são os mesmos que os da cabeça dos homens, mas estão ligados em tomadas diferentes...uma mulher responde com muito mais intensidade a uma personalidade forte que a um físico forte. Isto é muito óbvio mas infelizmente continuamos a julgar que só existe uma bitola no mundo. Muitos homens continuam a inferiorizar-se por, por exemplo, acharem que não têm um físico que atraia as mulheres esquecendo-se que as mulheres não acham que isso seja um assunto assim tão importante.

É claro que com isto não estou a dizer-te que já podes voltar às tuas sessões de empanturramento profissional no MacDonalds com hambúrgueres e batatas fritas de qualidade duvidosa. Só quero que entendas que lá porque tu achas que o “Velocidade Arrepiante, Bombástica e Extra Furiosa 4” é o melhor filme de todos os tempos isso não significa que não haja quem ache que o “Amor e uma cabana” é 100 vezes melhor. Ok, e então porque é que achas que isto acontece?

Bem, isto acontece porque as nossas mentes são formadas por interpretações individualistas da realidade.

Muitas dessas interpretações são construidas quando és bebé. Por exemplo, quando um bebé chora com fome, a mãe corre a levar-lhe o biberon. Quando esta situação se repete vezes suficientes, o bebé assimila a ideia de que “Quando eu choro, aparece um biberon com leite” e assim vai construindo uma interpretação da realidade. Repara que se trata de uma interpretação da realidade e não da realidade pois, na realidade, quando um bebé chora com fome nem sempre aparece um biberon com leite. Se ele der demasiada importância à realidade que construiu baseada unicamente na sua experiência, um dia mais tarde, quando a mãe não estiver por perto, ele vai chorar para obter o que quer e o que ele quer não vai aparecer porque na verdade as coisas não funcionam assim. Se ele insistir em ser inflexivel na sua percepção, mesmo vendo a táctica falhar redondamente, ele vai limitar-se a chorar mais alto, a chorar mais tempo ou a chorar com mais emoção porque na realidade DELE para obter “leite” ele deve “chorar”.

É mais ou menos como tentar abrir uma porta à cabeçada e quando vemos que a coisa não está a resultar lá muito bem resolvemos tomar balanço…trust me on this one: É mais fácil e dá muito menos dor de cabeça usar a maçaneta.

Não é que as pessoas sejam burras e não sejam capazes de entender isto, o grande problema é que confiam demasiado na sua visão do mundo e não a põem à prova.

E é também algum comodismo porque é mais fácil esperar sentado que o peixe salte do rio para o nosso balde, do que aprender a pescar.

Portanto, grande parte das vezes o amor de mãe e o “querer o melhor para o meu filhinho querido” é a pior preparação que uma mãe pode dar ao filho. Uma mãe demasiado extremosa transmite ao seu filho uma incapacidade gigantesca para a sua vida futura.

Não estou a dizer que a mãe deve agarrar no filho de 3 anos, levá-lo para a horta e ensiná-lo a sachar batatas… :) mas é igualmente má ideia fazer-lhe a papinha toda.

Hoje em dia uma criança faz birra para obter o que quer. Ela não pede nem pergunta se pode ter. Ela grita, ela esperneia e ela faz um espectáculo onde for preciso. Em vez de ignorarem completamente este jogo psicológico, os pais dão muita atenção a estes comportamentos e mais cedo ou mais tarde acabam por ceder. Sempre que o fazem estão a incapacitar o seu filho mais um pouquinho. É que isto manda uma mensagem aos miudos alto e bom som: Se eu gritar de forma histérica e descontrolada, amuar e puxar-lhes a perna das calças o tempo suficiente, geralmente eles dão-me o que eu quero.

A mensagem base que os progenitores estão a transmitir ao filho é: Quando queres uma coisa tens de pedi-la insistentemente e esperar que venha até ti. Quando na verdade deviam agir de forma a transmitir que: Quando queres uma coisa tens de ir procurá-la insistentemente. Esta é a diferença entre assumir a responsabilidade e não assumir a responsabilidade.

É por isto que não deves apegar-te demasiado à tua visão do mundo. Ela pode ter sido construida por situações deste género.

O apego extremo à tua visão particular faz com que vivas de acordo com essa visão em vez de viveres de acordo com a realidade.

Serás mais bem sucedido se fores tu a adaptar-te ao mundo ao invés de esperares que o mundo se adapte a ti e à tua visão particular dele.

Nota que, o nosso olhar para o mundo é influenciado por vários factores:

As nossas experiências, as nossas necessidades, factores circunstanciais, etc.

Tudo isto é necessariamente diferente de pessoa para pessoa logo a percepção da realidade é individualista. Nota bem esta imagem:
Nenhum dos sujeitos vê as coisas como elas são. O que o sujeito A vê é diferente do que vê o sujeito B, no entanto ambos estão a olhar para A MESMA realidade. Os sensores (sentidos) e as sensações (interpretações dos sentidos) são responsáveis por esta interpretação diferente entre os dois sujeitos.

Ou seja, quando nós abrimos os olhos, aquilo que vemos é aquilo que somos.

Confuso?

Bem, o que se passa é que desde o dia que a tua vida inicia, o teu Ser vai criando constantemente o mundo que vê através dos teus sentidos, logo, quando percepcionas algo, estás na realidade a criar o mundo. O TEU mundo. Aquilo que TU és. Porque aquilo que tu és é definido por aquilo que tu percepcionas.

(De inicio isto pode parecer um pouco abstracto e dificil de entender mas se leres com atenção vais ver que faz todo o sentido.)

Portanto, quando ouves estás a criar som. Quando vês, estás a criar imagem. Quando cheiras estás a criar cheiro. E quando conjugas todos os teus sentidos (imagem, som, cheiro, tacto, paladar, etc) o teu sistema nervoso está a criar, de forma involuntária, o (teu) mundo.

Nós somos os criadores do mundo mas como fazemos isso sem qualquer esforço e como toda a gente o faz, não lhe damos importância nenhuma. Como sabes a nossa mente tende a não dar importância a coisas simples, banais e comuns como um pôr do sol, uma noite estrelada, um campo relvado, uma flor, um olhar, um “obrigado” ou uma percepção do mundo através dos sentidos, esquencendo-nos que isso não impede que possam ser coisas extraordinárias.

Tomamos por garantida a nossa função de criadores do mundo e para ocuparmos a nossa ociosa mente desperdiçamos muuuuuuito tempo a dramatizar e a criar e atribuir significado ás coisas.

“Ele não diz que me ama há 2 minutos e 45 segundos, o que significará isso? Será que já não me ama? Ele tem outra de certeza!”

“Ora, se ele está de fato e gravata, isso quer dizer que é uma pessoa de confiança e tenho que tratá-lo com mais respeito.”

“Ora, se ele está de chinelos, calções e cavas, isso quer dizer que é uma pessoa desleixada por isso posso tratá-lo com menos respeito.”

“Se o Benfica ganhou a Superliga as últimas 173 vezes isso significa que é a melhor equipa de Portugal.”
“Se os Malha Favas da Pitosgueira de Cima ficaram em último na Liga dos últimos e no Solteiros Vs Casados do Inter-Aldeias isso quer dizer que são a pior equipa do país.”

Estás a ver o filme não estás?

Significado, significado, significado…

A atribuição de significado faz com que tratemos algo ou alguém consoante o que esse algo ou alguém denota/dá a entender, em vez de o tratarmos pelo seu real valor.

Por isso pára de dar significado e por rótulos em tudo o que mexe. Não julgues o livro pela capa, LÊ-O.

Isto tudo para dizer que as mulheres nunca poderiam pensar e ver as coisas como os homens porque o resultado da mistura das influências referidas em cima difere de sexo para sexo (Aliás, como já disse, difere de pessoa para pessoa independentemente do sexo mas uma vez que as necessidades e experiências anteriores e bla bla bla têm muitas parecenças consoante o sexo, há uma tendência para haver uma espécie de “percepção global aproximada”, digamos assim, para cada sexo).

O resultado é sempre uma pessoa única com as suas visões particulares do mundo que interpreta o mesmo estímulo de forma diferente de toda a gente.

O resultado do teu mundo é um espelho daquilo que tu crias-te consciente e inconscientemente.

Teres a vida que desejas é sempre inversamente proporcional àquilo que fizeste para que assim fosse. E isso não tem nada que ver com fazer muito, tem que ver com fazer bem.

É que muita gente mata-se a trabalhar na esperança que isso lhes traga uma vida mais abastada mas se olhares bem à tua volta vês que, os que mais dão no duro são quase sempre os que menos ganham…
Ok, fixe. Então já sabes que pensar de forma limitadora só serve para te auto-limitares.

Qual será o passo lógico a dar agora que lês-te isto? Aprenderes a criar uma realidade que vá de encontro aos teus desejos, certo?

E como é que se cria essa realidade? Simples, chegas ao pé da tua mãe e berras e esperneias que nem um louco. :)

Hmmm…

Aceitam-se palpites.

David Veríssimo
planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: