domingo, 21 de junho de 2009

O jogo da atracção

A atracção é um jogo, não passa de isso mesmo. Ambos os sexos procuram fazer as jogadas que melhor os ajudem a ganhar o jogo.

O homem quer reproduzir-se, a mulher quer os melhores genes.

Quanto melhor o homem for a apresentar-se como tendo os melhores genes mais hipóteses ele terá de se reproduzir.

No caso das mulheres é ligeiramente mais complexo: Quanto melhor uma mulher for a mostrar indícios de uma boa reprodutividade mais ela atrairá homens em quantidades industriais…mas sem a garantia de terem bons genes. Por isso ela deve conjugar a aparência certa com o ser exímia na arte da selecção.

Isto levou a uma espécie de ”corrida às armas” em que ambos os sexos aperfeiçoam as suas estratégias de combate. Um apura a sua capacidade de selecção o outro a capacidade de apresentação.

Há dois posts atrás falei na intuição. Essa é uma das armas que as mulheres têm para conseguir seleccionar melhor os homens com quem se relacionam.

Os homens por seu lado usam a linguagem corporal, por exemplo, para conseguir apresentar-se de forma a transmitir que têm os melhores genes.

Isto é mais ou menos como um jogo de xadrez. No xadrez o jogo termina quando o rei é comido certo? Aqui é igual mas quem é comida é a rainha :) (Eu sei, eu sei…estes exemplos…)

Ok, mas imagina um homem a jogar xadrez contra uma mulher, tendo ela apenas uma única peça (A Rainha) e o homem tendo todas as 16. Ou seja, das duas uma: Ou a rainha consegue desenvolver armas que lhe permitam conseguir distinguir o Rei da outra equipa e acontece um empate técnico em que “ganham” os dois (a mulher encontra o homem de qualidade, entrega-se a ele e os dois fazem um grandessíssimo xeque-mate um ao outro :) ou o homem “ganha” e a rainha é “comida” por uma peça ao calhas sem ter grande voto na matéria…

Das duas maneiras a rainha é comida…É algo que vai acontecer independentemente de quantas jogadas forem feitas. É inevitável. As pessoas podem fingir que não fazem ideia de qual será o desfecho final para não tirarem a emoção ao jogo mas toda a gente sabe isso. É demasiado óbvio porque todos estão vivos devido ao facto do jogo acabar praticamente sempre da mesma maneira. O homem sabe isso, a mulher sabe isso, o árbitro do jogo sabe isso, os espectadores na bancada sabem isso e a Sra. da limpeza que por acaso está de folga naquele dia também sabe isso.

As únicas questões que não se auto-respondem quando o jogo começa são: Qual é a peça que vai comer a rainha, e como é que ela o vai fazer? Vai encurrala-la num canto do tabuleiro? Vai atraí-la? Vai derrubar o resto das peças da sua equipa para ser a única opção disponível tipo ilha deserta?...

Pois é…quer se queira, quer não, estas são as únicas questões que faltam responder mas são questões complexas que deixam muitos homens loucos.

E tem mesmo de ser assim. Se fosse demasiado fácil perceber o que atrai uma mulher, qualquer homem, independentemente do seu grau de evolução e da qualidade dos seus genes, poderia ter sexo com ela. E como já sabes isso não ia de encontro aos seus interesses. Quanto mais complexo e difícil de decifrar o comportamento que atrai a mulher for, maior é o controlo que ela tem sobre a escolha do parceiro e melhor serão os genes do parceiro com quem ela acasalar.

Isto traz-nos a um dos grandes segredos das mulheres…muitas mulheres não querem que os homens saibam isto que vais ler de seguida por isso presta bem atenção:

As mulheres fazem-se de difíceis porque isso as ajuda a escolher um parceiro com melhores genes não necessariamente por não estarem interessadas. Ou seja, a maior parte do tempo é tudo fachada, é óbvio que elas sabem qual é o inevitável fim do jogo.

Não posso dizer que todas as fêmeas o fazem porque obviamente não conheço todas as espécies que existem mas garanto-te que uma grande parte o faz. Os pinguins fazem-no, as raposas fazem-no e muitas outras espécies. Se és fã dos documentários do National Geographic repara que o macho que acasala com a fêmea é o que sabe que aquilo é um jogo. Ela faz-se de desinteressada e ignora e não sei quê e o macho sabendo perfeitamente que o desinteresse faz parte das etapas iniciais da dança do acasalamento limita-se a fazer o que tem a fazer sem se deixar acobardar por esse facto.

Por isso, se estás num bar e vês um grupo de raparigas que aparentam estar muito compenetradas na conversa umas com as outras e não ligam peva a mais ninguém, fica a saber que normalmente é tudo fachada.

Se te pões a fazer poses ao balcão e a perguntar porque é que elas não olham para ti e se andas a posicionar-te no bar, para que elas te consigam ver melhor fica a saber que elas sabem muito bem que tu ali estás, simplesmente ESCOLHEM não olhar.

Eu te garanto que se tiveres as qualidades que despertam a atenção das mulheres naturalmente, estejas tu onde estiveres no bar, ela sabe que tu lá estás. (Ok, excepto se estiveres trancado na arrecadação das limpezas debaixo de duas estantes e um lençol)

Mas atenção, este tema é escorregadio, eu não estou a dizer que se ela não mostrar qualquer tipo de interesse em ti isso significa que definitivamente está interessada…só digo que se ela de facto tiver interesse provavelmente não te vai saltar para os braços e pedir que a leves a casa num tom meloso.

Para ilustrar esta problemática da interacção e compreensão entre os sexos, vou citar um capitulo de um livro muito divertido chamado “Seduzir é preciso - Saiba como engatá-la” de Stewart Ferris. Diz assim no capítulo “Compreender as mulheres”:

“Se as mulheres falassem Francês ou Espanhol era tudo rosas. Podíamos arranjar um livrinho de frases e ficávamos a saber o que elas estavam a dizer, respondendo de forma adequada.” … “Tudo seria compreensível após algumas lições. O problema é que as mulheres parecem falar a nossa língua mas, na verdade falam segundo um código tão confidencial que nem os serviços secretos conseguem decifrá-lo. Se uma mulher o abordar, sem mais nem menos, e lhe perguntar as horas, ela não está de facto a pedir-lhe que vá para a cama com ela. Pode não acreditar mas ela quer mesmo saber as horas. Mesmo que lhe pareça óbvio que é isso mesmo que ela está a fazer, a empregada de uma loja que lhe pergunta se precisa de ajuda não está a atirar-se a si. Ela quer mesmo saber se pode usar a sua capacidade profissional para o ajudar.

Aqui vão algumas frases comuns de mulheres seguidas do seu verdadeiro significado:

1. Ela diz:
Quer batatas fritas a acompanhar?

Você pensa que ela disse:
Quer vir ter comigo daqui a meia hora, lá atrás, junto a contentor do lixo, para uma rapidinha?

O que ela quer mesmo dizer é:
Quer batatas fritas a acompanhar?

2. Ela diz:
Hoje, só quero uma garrafa de leite, pode ser?

Você pensa que ela disse:
O meu marido não está. Por isso, preciso de menos leite e mais dos seus famosos dotes sexuais.

O que ela quer mesmo dizer é:
Hoje, só quero uma garrafa de leite, pode ser?

3. Ela diz:
Gostava de massajar o meu corpo nu com óleos exóticos?

Você pensa que ela disse:
Quer batatas fritas a acompanhar?

O que ela quer mesmo dizer é:
Hoje, só quero uma garrafa de leite, pode ser?”

Great stuff :)

Deixa-me dar um exemplo mais terra-a-terra: Imagina que enches o peito de ar e decides ir lá ter com ela para te apresentares e beber um copo e tal. Agora imagina que ela te diz claramente que não quer nada contigo tipo “Desculpa lá, não é nada pessoal mas não estou mesmo para aí virada. Podes ir embora por favor?”. Será que ela se está a fazer de difícil e isto não passa de um teste para ver como eu reajo? Deixa-me poupar-te tempo: NÃO. Não se trata de nenhum teste. Se uma mulher deixa bem claro que não está interessada o melhor que tens a fazer é ir imediatamente embora. Não insistes nem mandas uma piadola qualquer de volta. E também não levas a rejeição a peito. A primavera não acaba por falta de uma andorinha. Eu não sou nenhum sabichão mas nesta vai por mim: Há mais do que uma mulher no mundo. Tenho quase a certeza disto.

Agora o exemplo contrário. Imagina que chegas ao pé dela e dizes “Olá, tudo bem? O meu nome é X” e ela mantém-se praticamente inalterada quase como se não estivesses ali e balbucia qualquer coisa que não chegas a ouvir bem. Diz “presente” se já foste falar com uma mulher bonita e ela reagiu desta forma. Pois…então da próxima vez mantém presente que isso é um mecanismo de defesa e selecção.

Principalmente as mulheres muito bonitas fisicamente fazem isso. No geral, quanto mais bonita fisicamente uma mulher for mais barreiras ela levanta. Elas estão tão habituadas a “levar” com homens sem qualidade que já fazem isso sem pensar muito no assunto. É uma barreira que levanta automaticamente logo que um homem se aproxima. E a barreira só baixa depois de tu lhe mostrares SEM SOMBRA DE DÚVIDA que és um homem com bons genes. E deixa-me dizer-te uma coisa, se souberes fazer isso, ela responderá muito mais intensamente do que uma mulher não tão bonita. Porquê? Porque ela está mais farta de encontrar homens medíocres que só querem vê-la na diagonal e quando aparece um homem de qualidade as hormonas dela ficam descontroladas. Tipo aos saltos e a gritar histericamente “É ESTE! É ESTE! SEGURA ELE!”! :)

Quer dizer, põe-te no lugar de uma mulher com um físico todo XPTO. Imagina que amanhã acordas com um físico de top-model :) Muito resumidamente, imagina só como seria o teu dia a dia: Levantas-te de manhã e logo para abrires bem a pestana pegas no telemóvel e tens a caixa de entrada de mensagens sms atafulhada e 42 chamadas não atendidas.

Começas por ler meia dúzia e algumas apagas sem sequer abrir.

Podes pensar que se fosses tu nunca reagirias assim mas tu dizes isso porque não tens este tipo de abundância nesse departamento da tua vida. O ser humano está programado para não dar importância às coisas que tem, só lhes dá importância quando não as tem ou quando as perde.

Mas continuando com o teu dia: Antes de passares da tua rua já tinhas 20 gajos a micarem-te o rabo e outros tantos o peito. Quando chegasses ao trabalho já tinhas sido medida de todos os ângulos possíveis e imaginários e sentias-te como uma espécie de prostituta visual gratuita. Ias até ao hi5 e havia 30 homens que não conhecias de lado nenhum a explicar-te como eras uma pessoa linda e maravilhosa e como davam um dedo mindinho só para ir beber um café contigo. Muitos pediam imensa desculpa pela “intromissão” outros tentavam mostrar o seu lado sensível.

Se no fim do trabalho quisesses ir relaxar até um bar ias ter alguém de 15 em 15 minutos a dizer-te que a tua cara não lhe era estranha, se podia conhecer-te e pagar-te um copo e se lhe davas o número de telemóvel.

As frases de engate eram quase sempre as mesmas, os homens que as diziam também. Ao fim de tanto “deixa-me em paz por amor de deus” não compreendido, começas a sentir-te compelida a dar um número de telemóvel errado só para ele te deixar em paz. Sempre que estivesses em público sentias-te observada e aliás vias alguns homens mais directos quase com um fiozinho de baba a sair pelo canto da boca e sentias-te enojada.

Como ficaria a tua auto-estima constantemente posta à prova? Como te sentirias no geral e principalmente como é que achas que reagirias a uma vida destas? Que tipo de pensamentos em relação aos homens e que tipo de mentalidade isso te levaria a ter?

Pensa bem nisto.

David Veríssimo
planeta.marte@portugalmail.pt ou planeta.venus@portugalmail.pt

Sem comentários: