segunda-feira, 1 de junho de 2009

O sexo e a aldeia

S-e-x-o.

Sexo.

Aqui está o assunto sobre o qual toda a gente gosta de falar. Homens e mulheres. Novos e velhos. Inteligentes e ignorantes. Citadinos e aldeões. Não importa. Este tema é, de longe, o tema que mais dinheiro dá a ganhar e que mais dinheiro faz perder. Se o sexo desaparecesse das nossas vidas como que por magia, o mundo entrava em colapso. A economia ruía, as depressões aumentavam 900% e os paises entravam todos em guerra uns com os outros. Era uma festa.

Mas é engraçado reparar que as pessoas não falam do assunto “sexo” em frente de crianças supostamente para as proteger. Proteger do quê? Ninguém sabe ao certo. Esta é uma ideia um bocadinho dificil de entender pois, ironicamente, foi o sexo que as criou e é precisamente a sua falta de cultura sexual que as leva mais tarde a tomar decisões absurdas e incrivelmente danosas para a sua vida e para a vida de outras pessoas.

Hoje em dia chega-se facilmente à conclusão que a ignorância num determinado tema confere algum tipo de vantagem e é preferivel a um ponto de vista esclarecido.

Hoje em dia come-se e bebe-se o que quer que nos ponham à frente. Não importa se determinado ingrediente já matou 100.000 pessoas. Não importa o que vem escrito no folheto informativo ou no rótulo que dá muito trabalho ler aquela porra toda. Se uma multinacional o pôs no mercado é porque deve ser seguro. Aliás, como toda a gente sabe, as multinacionais estão no negócio porque estão preocupadas com o bem-estar das pessoas.

Portanto, lição a tirar daqui? É bom ser ignorante e é bom manter as outras pessoas na ignorância.

Uma pessoa ignorante dá muito menos trabalho e faz muito menos perguntas.

O quê? A Coca-Cola drogou milhares de pessoas para chegar onde está hoje? Isso não deve ser bem assim...ó chefe, é mais uma rodada de Colas fachabor.

O quê? Morrem 50 vezes mais miudos em casas de amigos que tenham piscina que em casas de amigos que tenham armas de fogo? Olha, não te esqueças do protector!

É bonito.

Mas para além desta “ânsia de ignorância” existe mais um factor que faz com que as pessoas estejam tão mal informadas sobre o tema:

Competição.

O estigma social do sexo é um processo complexo, mas pode ser reduzido ao facto de que, como a reprodução é uma competição, ninguém quer que tu tenhas mais sexo do que eles.

Normalmente escondem a palavra uns dos outros, só falando dela se for para avisar outras pessoas que é algo ruim e “sujo”. Ou seja, tentamos mantê-los longe do que nós queremos tornando-o um assunto tabu. Os comediantes stand-up, como excelentes observadores que são, já perceberam isto e tornaram este assunto no tema principal das suas actuações, obrigando assim as pessoas a rir para libertar a tensão que eles produzem quando falam neste tópico. Há uma expressão que assenta aqui que nem uma luva: Quem desdenha quer comprar.

Quase tudo o que te andam a dizer de mal sobre o sexo é errado. Querem formatar-te os miolos. A religião, por exemplo. Eu não tenho absolutamente nada contra nenhuma religião nem contra quem acredita nelas. Cada um é livre de acreditar no que quiser e ninguém tem nada que ver com isso. Seja como for, a religião tem condenado o sexo desde sempre porque dizerem que as tuas necessidades naturais estão erradas dá-lhes poder sobre ti. É que nós somos animais sociais, por isso vimos equipados de fábrica com o sentimento de “culpa” e “vergonha” para que paremos de fazer o que o resto do grupo não aprova mantendo assim a estabilidade do mesmo.

Além disso enquanto estás ocupado a lutar contra ti próprio menos tempo tens de questionar as regras que te impõem.

Alguém muito inteligente disse um dia: “Se queres que as pessoas te sigam, confunde-as. Depois convence-as que sabes como fazê-las sair do estado confuso em que se encontram”.

Se fores estudar a história então as coisas começam mesmo a fazer sentido…

Repara, o Homem não nasceu monógamo. Na era das cavernas aquilo era um vê se te avias! A questão que precisas de saber responder é: Como é que isto passou do sexo livre e indiscriminado para o sexo monógamo e incriminado?

A resposta é simples e comum a uma enorme variedade de temas: Porque existiu (e existe) muita gente com interesse que assim fosse (seja). Esta ideia da monogamia foi-nos (e continua a ser) incutida culturalmente por governantes, por mulheres e por religiões de praticamente todo o mundo.

Há uns bons séculos atrás os senhores das terras da altura mantinham grandes haréns. E quem quer que tivesse a coragem de ir para a cama com uma destas mulheres (odaliscas) arriscava ser condenado à morte. No caso de, por exemplo, ser uma mulher particularmente especial para o tal senhor, a familia do prevaricador morria também. Em casos ainda mais graves, toda a aldeia (sim, estás a ler bem) onde o prevaricador morasse era assassinada.

Estes homens mantinham muitas mulheres à disposição não só pela variedade de escolha mas também porque isso lhes dava um grande poder reprodutivo. Amiude apontavam todos os detalhes que podiam para saber quando é que determinada mulher estava no seu periodo mais fértil para maximizarem as hipóteses de a fazerem engravidar e assim passar os seus genes.

Então e agora diz-me lá o que é que tu achas que estes governantes fizeram para proteger os seus hárens?

Bingo! Eles inventaram leis que promoviam a monogamia e proibiam a poligamia.

Agora, se estes senhores tivessem proibido a poligamia porque, por alguma razão, acreditavam mesmo ser o caminho certo para a humanidade então eles teriam de ser os primeiros a dar o exemplo mas o engraçado é que essas leis não os abrangiam a eles mesmos...

A verdade é que eles não achavam que isso era o melhor para a humanidade, eles achavam que isso era o melhor para ELES. Usaram o seu poder para afastar a concorrência, nada mais.

Por último temos as mulheres. Aqui não vou alongar-me muito porque a razão das mulheres terem grande interesse em que os homens sejam monógamos foi explicado em detalhe no post anterior. Para quem não leu, a ideia base é: Uma das 2 coisas que as mulheres procuram é um homem que se mantenha por perto para ajudar a criar o bebé. Se ele for poligamo isso dificilmente acontece.

Tudo o que promova a monogamia, como a religião, tem o apoio das mulheres porque vai de encontro aos seus interesses.

Aproveito para dizer que isto não se trata de um ataque às mulheres. Não estou a querer dizer que elas são umas chatas do caraças por não deixarem a malta curtir à vontade nem que o ponto de vista delas esteja errado de alguma maneira. Aqui não há “certo” ou “errado”, aqui há factos. Se pensarmos nas coisas do ponto de vista de uma mulher existem grandes desvantagens em o homem andar por ai a espalhar a semente. Do ponto de vista do homem também há desvantagens mas não se comparam sequer às da mulher. Faz um favor a ti próprio e lê o post “Porque é que Freud nunca descobriu o que raio querem as mulheres?”

Tenho que dizer também que, embora as coisas estejam lentamente a mudar, as mulheres têm sido particularmente reprimidas ao longo da história…se um homem anda com meia dúzia de mulheres é um garanhão, um italian stalion, se uma mulher o fizer é uma prostituta barata. Se um homem diz que adora ter sexo dia e noite sem parar, é uma coisa banal e natural, se uma mulher diz que sente uns calores muito de vez em quando passa por ninfomaníaca. Dois pesos, duas medidas. Hey! Fuck that! Manda lixar os preconceitos, o sentimento de culpa, a pressão da opinião alheia e faz o que TU no teu íntimo achas que está certo. Não tens que ser uma vítima da mesquinhice dos outros, podes escolher ser livre. Se há coisa triste de se ver é uma mulher reprimida. A mulher é um ser detentor de um esplendor assombroso e negar isto só vai definhar essa faceta única. É um mito dizer que um homem tem mais desejo sexual que uma mulher. É 100% errado. Uma mulher tem tanto ou mais desejo sexual que um homem, simplesmente o reprime mais.

Isto tudo aconteceu com as mulheres e não com os homens porque tentar reprimir os homens é perder tempo...além disso reprimir as mulheres, é muito mais eficaz porque, entre muitas outras razões, são elas que no fim de contas, decidem se o bebé vem ao mundo ou não. Elas têm a faca e o queijo na mão. Tenho lido até alguns estudos que chegam à conclusão que a mulher está a evoluir física e psicologicamente para um patamar em que deixará de necessitar do homem.

As mulheres devem estar a ADORAR ler este post…Hey, daqui a 80 milhões de anos quando o homem estiver em extinção não se esqueçam quem foi que, no século XXI vos defendeu num aclamado blog da internet. Mulheres ao poder! :)

Ok, teorias à parte, o sexo só leva com tomates podres quando está em público. Em privado, toda a gente acaba a limpar tudo com a língua…basta dizer que o sexo é o negócio mais antigo e mais lucrativo de todos os tempos e que nunca está em crise. É como o álcool, quando a vida corre mal as pessoas bebem para esquecer, quando corre bem bebem para festejar… It’s all good baby!

Falar mal do sexo é uma hipocrisia. Falar mal do sexo é falar mal da essência do ser humano. O sexo é a coisa mais natural do mundo e sem ele a humanidade seria erradicada da face da terra em apenas uma geração. Toda a gente adora ter sexo (sim as mulheres também…) e dizer que não se gosta dele só pode ter 2 motivos: Ter tido mau sexo a vida toda ou estar a mentir descaradamente no intuito de afastar concorrência.

Portanto, em homenagem a este post sai agora mesmo à rua e salta para a espinha da 1ª pessoa que encontrares. Hey, calma estava a brincar! (Metade dos homens que estavam a ler isto fugiram para parte incerta). Acho que acabei de provocar um novo Baby-Boom!

Ok, aceita-te como és, sente-te bem com o teu corpo, diverte-te com o sexo e liberta-te das tretas do costume.

Questões e sugestões:

Insinuações depravadas:

Saudações à descrição:

David Veríssimo

Sem comentários: