quinta-feira, 21 de maio de 2009

A teoria do cérebro Triúnico

Se queres entender como funciona a atracção e ficar até com uma compreensão muito maior do comportamento humano, é fulcral que leias este post com a máxima atenção. Depois de leres o que vem a seguir muitas coisas começarão a fazer sentido.

Um Sr. chamado Paul McLean desenvolveu uma teoria conhecida como “O cérebro triúnico” que reza mais ou menos assim:

O ser humano é produto de biliões de anos de evolução e passou por várias fases no seu desenvolvimento que o trouxeram de, basicamente, animal selvagem até alguém com pensamento abstracto e racional, consciência de si e inteligência. Aqui o nosso amigo McLean distinguiu 3 fases dessa evolução e associou essas 3 fases a 3 partes físicas e palpáveis do nosso cérebro.

A 1ª parte é denominada de “cérebro reptiliano”. Esta parte do nosso cérebro trata das nossas actividades físicas como os movimentos coordenados e resposta a certos estímulos como “dar de frosques” quando se pressente perigo. Trata também das necessidades físicas essenciais e inconscientes como por exemplo respirar, fazer a digestão ou assegurar o batimento cardíaco.
A fase intermédia é o “cérebro límbico”. Este cérebro é o responsável pelas nossas respostas emocionais e podes vê-lo em acção quando o bobi abana freneticamente a cauda por te ver regressar do trabalho ou quando o teu tio, benfiquista ferrenho, grita desesperadamente com uma televisão por causa de um “penalty clarinho”.

É este cérebro que associa bons sentimentos a memórias positivas e maus sentimentos a memórias negativas. Enquanto o cérebro reptiliano nos afasta automaticamente de estímulos negativos e nos aproxima de estímulos positivos que vêm programados instintivamente, o límbico dá-nos emoções para que possamos desenvolver rapidamente uma resposta apropriada a uma nova situação que encontremos. Por exemplo…imagina que ias a andar pela rua e ouvias um estrondo um pouco mais alto que o estrondo de um balão a rebentar. Se só tivesses o cérebro reptiliano, sempre que ouvisses o estoiro ias assustar-te e provavelmente fugirias dali o mais rápido que pudesses. Com o cérebro límbico isso ia acabar por depender do que acontecia a seguir ao rebentamento do balão. Se sempre que um balão rebentasse viesse alguém ter contigo entregar-te uma nota de 50€ (memória positiva) tu ficavas contente (emoção positiva) e ias mudar o teu comportamento na próxima vez que isso acontecesse. Ou seja, o cérebro límbico, através das emoções, permitiu-te desenvolver uma resposta mais adequada à situação. Ao contrário do cérebro reptiliano que, mesmo que passasse por essa situação 50 vezes ia sempre fugir independentemente de haver a tal recompensa de 50€ porque o cérebro reptiliano não tem emoções nem outra ferramenta que lhe permita adaptar-se às situações. Reaje sempre da mesma forma. É o cérebro base e básico.

As emoções são ferramentas em que nós nos apoiamos para decidir o que fazer numa dada situação sem termos que estar dependentes a 100% da resposta física automática e inconsciente do cérebro reptiliano. Evitamos pessoas que nos magoam, sentimo-nos enojados por comidas que nos deixam doentes, expressamos gratidão por quem nos ajuda e sentimo-nos confiantes quando fazemos coisas que sabemos fazer muito bem. Na verdade o cérebro límbico é uma espécie de “fábrica de químicos” porque as emoções não passam disso mesmo: Químicos. Ou melhor, reacções químicas que se dão no teu cérebro e na tua corrente sanguínea. O medo por exemplo. Tu sentes medo porque o teu cérebro produz adrenalina e liberta-a para elevar o teu sentido de vigília e assim deixar-te mais preparado para enfrentares uma situação inesperada ou perigosa.
A mesma coisa acontece com a atracção. O teu cérebro tem preparadas umas bolinhas de químicos na ponta dos neuro-transmissores que, libertará para as sinapses acontecerem, caso os estímulos correctos sejam recebidos. É como aquele jogo onde está um gajo sentado na ponta de uma plataforma que pende sobre um tanque de água: Só quando alguém consegue acertar com a bola lá no pontinho vermelho e com a força apropriada é que a plataforma deixa cair a pessoa a fim de acontecer a humidificação dessa pessoa.

A fase final, na qual o ser humano se encontra, sendo inclusivamente o único ser vivo que chegou a este ponto da evolução chama-se “Neo-cortex”. Este é o responsável por estarmos no topo da cadeia alimentar. Sem este cérebro de certeza que não seriamos nós a dominar as coisas. Este cérebro deu-nos uma consciência e um raciocínio lógico ou argumentativo. É um cérebro incrivelmente versátil que nos permite avaliar antecipadamente o grau de “desejabilidade” de um dado acontecimento. Podemos aprender a evitar a cadeira eléctrica se formos avisados dos seus malefícios ou se virmos alguém sofrer nela, podemos aprender a caçar e a cozinhar a partir de uma explicação lógica que lemos ou nos relataram e podemos “adivinhar” em que segundo vai um foguetão aterrar na lua através de fórmulas matemáticas.

Repara que estes 3 cérebros representam as 3 dimensões humanas:

Reptiliano = Corpo
Límbico = Emoções
Neo-Cortex = Mente

Cada nível que subimos é apenas uma reacção evolucionária mais complexa para lidar com os estímulos. Primeiro desenvolvemos respostas básicas para lidar com estímulos básicos que temos no momento como a fome e o toque. Depois desenvolvemos uma resposta mais complexa para as emoções e sensações passadas como a alegria e a tristeza e finalmente desenvolvemos a fantástica capacidade de prever quais serão as nossas emoções futuras numa dada situação através do pensamento lógico.

O que é importante memorizares nesta teoria é que o novo nível é “construído” em cima do nível anterior. Os 3 cérebros nasceram na nossa cabeça literalmente uns em cima dos outros tal como mostrado na imagem:

Como podes ver, o cérebro reptiliano é o mais pequeno e está “protegido” pelos outros dois uma vez que é ele que assegura as funções vitais do organismo. O límbico forma a “ponte” entre o 1º e o 3º e finalmente o neo-cortex que abrange cerca de 80% do cérebro total, está por assim dizer, “à superfície”.


Portanto, cada um dos cérebros tem a sua função e, se bem que nasceram todos pelo mesmo motivo, infelizmente eles não gostam lá muito de “conversar” uns com os outros. Isto acontece porque cada um tem o seu próprio propósito e muitas vezes o propósito de um, “esbarra” no propósito de outro gerando-se assim um conflito interno. Quando isto acontece a pessoa fica confusa sem saber muito bem como agir porque por exemplo uma parte de si pode estar a dizer-lhe para ir atrás de uma pessoa do sexo oposto porque essa pessoa causa-lhe emoções positivas mas outra diz-lhe que deve evitá-lo porque essa pessoa é conhecida por coleccionar divórcios.


Podemos gostar de pensar que os nossos comportamentos são geridos pela toda-poderosa parte lógica e intelectual do nosso cérebro mas na verdade, os cérebros mais antigos e mais pequeninos é que mandam naquela casa. Isto é o mesmo que dizer que o que tem mais influência nos nossos comportamentos é o Reptiliano, seguido pelo Limbico e o tadito do Neo-cortex, quando esbarra com um dos outros dois tende a levar uma coça monumental. Eu digo “tende” porque de facto existem pessoas que conseguiram desenvolver-se de tal forma que viraram “a mesa” de pantanas. É a isso que se chama “subir de nível de consciência”. Essas pessoas fizeram uso de uma força de vontade gigantesca e aprenderam a não ser controladas pelo 1º e 2º cérebros. Para teres uma ideia de como isso é complicado basta dizer que não ser controlado por eles é ignorar biliões de anos de evolução. É como se te incutissem um hábito qualquer desde o dia que nasceste até fazeres 80 anos e depois pedirem-te para nunca mais o fazeres…aliás é mais difícil que isto porque aqui estamos a falar “apenas” de 80 anos. Agora…lá porque é difícil não quer dizer que seja impossível. Não estou a tentar assustar-te, só quero que não sejas apanhado desprevenido. Se decidires, mas DECIDIRES MESMO, que és capaz e vais fazer o que for preciso para o conseguires, não precisas de mais nada.

A maioria das pessoas vive num nível de consciência baixo (TRADUÇÃO: Deixa-se controlar pelo cérebro reptiliano ou límbico. TRADUÇÃO DA TRADUÇÃO: As decisões que a pessoa toma são baseadas não num raciocínio consciente e lógico mas sim na ânsia do momento ou em automatismos físicos). Este nível de consciência baixo, é também chamado de EGO. Uma pessoa que esteja no nível de consciência do ego é uma pessoa manipuladora porque os cérebros do ego querem o melhor para eles e não olham a meios para o conseguir. Ou seja, há muita manipulação envolvida…principalmente o cérebro límbico arrasta quantidades massivas de manipulação.
Quando não existe conflito de interesses entre eles, o neo-cortex toma o papel de anfitrião e as coisas até correm bem mas, logo que um cérebro mais básico quer alguma coisa que é contrária ao que um mais novo quer, temos problemas…e mais problemas temos quando é o mais velho que ganha quase sempre.


Senão vê só como perdes o controlo no modo “porrada” ou “fugir” quando estás numa situação em que eles despertam. Vê só como é difícil deixares alguém que amas-te durante muito tempo. E vê só quantas vezes deixas o teu neo-cortex justificar o que os outros dois querem fazer em vez de avaliares a situação objectivamente…pois é…estás a pensar que se calhar não devias ter comprado aquele telemóvel tão caro que tu quase nem usas…e se calhar não devias ter dado uma cabeçada aquele rapaz só porque ele olhou 2s para a tua namorada…e se calhar não devias ter sido tão submisso quando permitis-te que aquela rapariga tão gira que conheces-te na discoteca te “depenasse” a carteira com pedidos de tantas bebidas só porque ela achava que tu eras um “querido” e te fazia olhinhos de carneiro mal morto…

Aperceberes-te que a tua mente está a ser puxada por 3 cérebros diferentes e as suas respectivamente diferentes agendas, é chave para entenderes a forma como a atracção difere da da baseada apenas no que esperarias se o cérebro racional fosse o único que existisse. É que nós normalmente pensamos na atracção unicamente sob a perspectiva da mente lógica e racional, esquecendo que os cérebros da emoção e do físico desempenham um papel que influencía directa e indirectamente a forma como a atracção funciona. Portanto, resumindo e concluindo nunca te esqueças disto: A atracção nasce da combinação de estímulos físicos, emocionais e lógicos, não apenas de estímulos lógicos.

Qualquer dúvida sobre este tema chuta para:

labirintotransparente@gmail.com

Saudações físicas (hey! Só para as meninas), emocionais e lógicas:


David Veríssimo

14 comentários:

Anónimo disse...

interessantissimo, desconhecia esta teoria dos três cérebros, obrigada!!

David Veríssimo disse...

Óptimo, fico contente que tenhas gostado. Obrigado também pelo teu feedback.

Anónimo disse...

Achas que os poligámicos, que adoram fazer sexo com muita gente (tipo orgias, por exemplo) são dominados pelo cérebro reptiliano? Ou será que o Neo-cortex já se deprimiu tanto de monotonia e apenas pretende festa?

David Veríssimo disse...

Sim, esse é o típico comportamento de alguém que está completamente dominado pelo cérebro base.

Não há selecção nenhuma, a pessoa limita-se a dar (no questions asked) o que o corpo (Cérebro reptiliano) lhe pede.

Repara, o Neo-cortex não se farta de fazer aquilo para que foi desenhado...o que acontece é que ele é "abafado" pelos outros 2.

Pensa nas coisas assim: Quando um bebé nasce, a natureza dá-lhe 3 "amigos" para que o ajudem a sobreviver o maior tempo possível. Como podes imaginar, desses 3 amigos, o mais forte tem obrigatoriamente de ser aquele que o ajuda a fazer as funções mais criticas para a sua sobrevivência (respirar, digerir comida, etc) certo? Tu podes viver sem o cérebro Límbico ou sem o Neo-Cortex mas sem o Reptiliano cais redondo no chão...

É mais ou menos como juntar o Mike Tyson, o Cristian Rodriguez e o Bill Gates e acorrentá-los uns aos outros e depois perguntar-lhes o que é que lhes apetece fazer. O Mike quer ir a uma casa de meninas, o Rodriguez quer dar uns toques na bola e o Bill quer ir para um computador desenvolver software informático. Qual te parece que ia conseguir fazer o que queria?

Pois...

O Bill Gates deixou de ter vontade de desenvolver software? Não. Ele, simplesmente não teve voto na matéria.

Evolução pessoal é treinar o Bill a ponto de ele conseguir impor a sua vontade mais vezes. Enquanto ele não conseguir contribuir para as decisões do trio, pouco há que distinga essa pessoa de um animal selvagem que gere a sua vida por impulso e prazer imediato.

Anónimo disse...

Esta teoria do cérebro triúnico já está ultrapassada e todos os estudos que se fizeram depois desta ser feita (em 1960) compravam isso mesmo. Não deixa de ser interessante e um motor útil para quem desenvolvia esta matéria na altura. Mas já foi provado que não se rege por esta teoria e nem o comportamento animal é assim tão linear e a "preto e branco".
O melhor é mesmo estudar o que dizemos antes de tomarmos as coisas imediatamente como verdades absolutas. Olho crítico na "fome de verdade" é sempre bom.

Alphahipnose disse...

muito legal, e apesar do que o colega mencionou toda teoria tem suas criticas, e se as criticas fossem tão bem fundamentadas a teoria ja teria sido enterrada. Eu sou psicoterapeuta,e caro "anonimo", estudei e sei muito bem o que estou falando.

David Veríssimo disse...

Obrigado pelas vossas críticas e comentários.

Parece que não fui suficientemente claro no "Ensaio sobre a ignorância". É o seguinte amigos: NÃO EXISTEM VERDADES ABSOLUTAS.

Isso é um mito criado por nós próprios para satisfazer os nossos próprios propósitos. A única coisa que existe são OPINIÕES absolutas.

E não existem verdades absolutas por uma simples razão: A verdade muda sem cessar, só a mentira permanece imutável.

Só uma mentira pode durar décadas sem mudar. Toda a verdade é verdade apenas durante um relativamente curto espaço de tempo.

Tudo está em constante mudança e a "verdade" não foge à regra. A "mentira" foge porque a mentira não é real, a "mentira" não existe logo não é regida pelas leis da natureza.

Não se iludam com "provados cientificamente" e barbaridades que tais.

A única coisa que um teste cientifico prova é que conseguimos arranjar uma maneira de ver as coisas em que determinada opinião faz sentido. Ele não prova que ela seja a única, nem tampouco que seja a correcta. Simplesmente prova que, debaixo da nossa infindável ignorância, aquele ponto de vista inserido num determinado contexto criado por nós, acaba por fazer sentido lógico.

Isso não quer dizer absolutamente nada.

Aquilo que hoje é provado cientificamente ser verdade para além de qualquer suspeita, amanhã é uma palermice qualquer que um puto de 10 anos consegue desmascarar.

Toda a história da humanidade está repleta de provas cientificas indesmentíveis em todas as áreas da sabedoria que hoje sabemos (leia-se "pensamos") serem mentira.

Creio não haver uma única verdade que tenha resistido aos nossos incansáveis testes científicos.

Desde que nos conhecemos que ansiamos por poder gritar aos 4 ventos que já sabemos tudo sobre determinado tema e que somos uns heróis do caraças. Ironicamente, esta ânsia leva-nos a ser ainda mais ignorantes do que éramos antes.

Os cientistas que hoje dizem que a teoria do cérebro triúnico é incorrecta são os mesmos que a defendiam com unhas e dentes há 3 ou 4 décadas atrás.

Os cientistas que há algumas décadas atrás disseram em frente de um juiz que fumar não provocava o cancro são os mesmos que hoje admitem que afinal até provoca.

Foi “provado cientificamente” que a remoção das amígdalas e do apêndice melhorava a saúde e devia ser feito a todas as pessoas. Agora parece que existem "provas científicas" do exacto oposto.

Para quem não sabe, é possível provar cientificamente duas coisas opostas. Acho que isto, por si só, devia acender uma lampadazinha na tua cabeça.

Olha bem para a história e descobrirás que os testes científicos são brincadeirinhas que nós arranjámos para nos divertirmos um bocadinho com a nossa própria ignorância.

A malta anda aborrecida pá :)

David Veríssimo disse...

Anónimo: A verdade é que NÃO IMPORTA se a teoria é verdadeira ou falsa. É só uma ferramenta que está ao teu dispor se a quiseres usar. Se não quiseres fixe! Tudo bem na mesma.

Perderes-te com estas questões laterais é que não te vai ajudar a evoluir como pessoa.

Mostrares ao mundo cibernauta como és inteligente por saberes que já existem estudos que "provam" que a teoria é falsa e pores a nú a minha enorme ignorância por aparentemente não saber disso não te vai ajudar a evoluir. Antes pelo contrário.

Se isso te conforta a ti ou a alguém que possa estar a pensar em apresentar mais provas cientificas que contrariam o que eu digo aqui no blog então eu admito pela nonagésima vez que sou um ignorante do caraças...

Se estavas a pensar que eu sou o campeão do Olimpo lamento desiludir-te :) Eu sou só um homem simples.

Não estou a dizer isto só por dizer ou porque fica bem dizê-lo. Eu não faço MESMO a mais pálida ideia de qual é a verdade absoluta, seja em que tema for. Não tenho provas científicas onde me apoiar nem consigo garantir que alguma coisa do que eu possa dizer é verdade. Aliás, tenho a certeza que muitas coisas que digo não são verdade em muitas situações.

A única coisa que posso garantir é que tudo o que eu digo é o que EU acredito ser verdade. Pelas MINHAS próprias ideias, dos livros que li claro mas principalmente pela MINHA experiência "no terreno". É a minha OPINIÃO, só isso. Nunca me ouviste dizer que eu sou o dono da verdade.

Não vejas as coisas como “verdade” ou “mentira”, essa visão é limitada pela ignorância que teimamos em não reconhecer.

Pergunto eu: Será preferível agarrarmo-nos a uma ideia supostamente verdadeira que não nos ajuda a evoluir ou a uma supostamente falsa que ajuda? Fará mais diferença aquilo que nós consideramos que ela seja ou aquilo que ela faz com que nós sejamos?

Fica à consideração dos leitores.

Marina martins disse...

Oi David!
Estou estudando para um tema espírita que busca o paralelo entre o desenvolvimento moral/espiritual e a evolução das espécies;acreditando que o próximo reino é o reino espiritual e a corticalização é o passe para este estado de aperfeiçoamento.
Eu escolhi o Kardecismo por aceitar a ciência e a filosofia como aliados nesta jornada,por me sentir amparada pelos seus recursos,mas toda a centelha que integre razão e emoção é bem vinda.
A sua síntese acrescenta bastante.
Por favor,não pare de estudar!
Grata.marina.

David Veríssimo disse...

Olá Marina!

Obrigado pelo Feedback. É sempre um prazer ajudar.

Jorge M. disse...

Olá David,
Não sei se ainda fazes manutenção deste blogger mas quero agradecer o que li, e como a Marina tb.te peço que não deixes de te instruir e ajudar com os teus conhecimentos. Foi util o teu comentário, há algum tempo fiz um tratamento devido a ter uma personalidade aditiva, esta maneira simples de ententer o triúnico explica bem a forma como se manifestavam em mim atitudes e comportamentos que me levaram a ficar com a minha vida toda disfuncional. Eu hoje em dia analizo-me assim: PENSAMENTO--EMOCÇÃO/SENTIMENTO--COMPORTAMENTO. Pela minha prespectiva e pelo que compreendi, o Neo-Cortex funciona entre o pensamento e a emocção, ou seja, eu não sou responsavel pelos meus pensamentos, mas antes dos alimentar o que me pode trazer aqilo que não quero sentir (normalmente ansiedade)posso interronper o processo de uma forma simples, aplicando um raciocinio lógico e digo simples porque não é facil, no entanto tenho treinado isto todos os dias e tenho colhido resultados muito agradaveis.Vivi muitos anos dominado por instintos basicos e agarrado a emoções do passado, isso dava-me uma capacidade enorme de me manipular a mim e aos outros, vivendo de meias verdades para satisfazer atrvez de um mundo de ilusão o meu Ego/fisico/emocções.
Não sei se isto faz sentido, nunca estudei Psicologia, mas pela capacidade que tenho vindo a desenvolver em preceber o que sinto, desde emocçoes basicas a sentimentos e depois conseguir analizar os comportamentos e atitudes dai resultantes, fez-me reflectir sobre este comentário.Concluindo, a "Mente", fica algures entre o Pensamento e a emoção.
Obrigado! Jorge

David Veríssimo disse...

Amigo Jorge,

Bem-Haja pelo teu esclarecido comentário! São pedidos como o teu que me fazem continuar a expressar o pouco que sei.

É verdade que há muito tempo que não posto nada aqui e os leitores que me desculpem mas estou SEMPRE atento às perguntas que recebo tanto aqui como no email. Tarde ou cedo, respondo a todas elas sem exceção.

Do meu ponto de vista, a maneira como descreveste que vês as coisas no teu comentário é perfeitamente lúcida e correta.

A emoção nasce do pensamento. Aprende a controlar os pensamentos que tens e controlarás a emoção. É importante controlar a emoção porque como dizes, e bem, é a emoção/sentimento que sentes que te leva a agir de uma certa e determinada maneira. Embora poucos tenham consciência disso ou o admitam, é isto que acontece. Ou pelo menos é isto que acontece na maior parte das situações com a maior parte das pessoas. É possível baralhar o processo.

Na verdade aquilo que eu acredito ser o processo completo é:

EXPERIÊNCIAS PASSADAS + DEDUÇÕES PESSOAIS DESSAS EXPERIÊNCIAS equivalem às tuas CRENÇAS. Por sua vez as tuas crenças criam os teus PENSAMENTOS. Os teus pensamentos geram EMOÇÕES. As emoções que sentes levam-te a agir de determinada forma. E finalmente essas AÇÕES criam o teu RESULTADO.

EXPERIÊNCIAS + DEDUÇÕES PESSOAIS --> CRENÇAS --> PENSAMENTOS --> EMOÇÕES --> AÇÕES --> RESULTADO

Não tentes impedir ou bloquear os pensamentos ou emoções. Eles vão estar sempre lá pois cerca de 90% do teu cérebro existe e foi criado ESPECÍFICAMENTE para esse efeito (simplisticamente falando claro).

Querer acabar com os pensamentos e emoções é querer "desligar" esse grande pedaço físico e palpável do teu cérebro.

A ideia é aceitar e aprender a GERI-LOS. Apenas isso. Ambos são MUITO úteis e não devem ser postos de lado. Devem ser usados em teu favor. Pensa neles como animais selvagens que precisas de domesticar :)

O melhor conselho que eu te posso dar é: Medita.

Ou chama-lhe o que quiseres. Aprende a estar presente no momento. Senta-te em silêncio e nota o ar que passa pelas tuas narinas...repara como os teus pulmões se enchem e esvaziam automaticamente. Sente a brisa mexer os teus cabelos. Acredito que isto por si só seja o exercício que mais benefícios te pode trazer.

Um grande abraço e manda vir sempre

Eliane disse...

Olá David, gostei muito do seu artigo e de suas considerações. Grata por compartilhar conosco.
Abraços

David Veríssimo disse...

Eliane, um beijinho para ti.

Obrigado por tomares o tempo de mostrar que estás grata, como eu o estou por poder ler o teu feedback.